RENATO SANTOS 18/03/2021 O sistema mais perverso o confinamento ( lockdown ), quebrou a economia da Inglaterra imagina que vai acontecer com o Brasil. Reportagem da BBC news 18/03/2021 .
Imagens reais do Brasil " Queremos trabnalhar" imagens 360 Poder manifestantes em frente à casa de Ibaneis 28/02/2021
Fica provado que o lockdown é a pior desgraça que uma Nação esta vivendo,
As perspectivas para a economia do Reino Unido permanecem "incomumente incertas", apesar do rápido lançamento do programa de vacinas, disse o Banco da Inglaterra.
Ele disse que há razões para estar otimista, incluindo uma queda menor do que o esperado no crescimento em janeiro e a extensão do esquema de licença.
Mas disse que a recuperação ainda depende da "evolução da pandemia" e de medidas para proteger a saúde pública.
Isso ocorreu porque o Banco manteve as taxas de juros em mínimos históricos de 0,1%.
De acordo com dados oficiais, a economia do Reino Unido encolheu 2,9% em janeiro em meio ao terceiro bloqueio, com o fechamento de restaurantes e lojas não essenciais.
Mas a queda foi muito menor do que o esperado, sugerindo que as empresas se adaptaram ao comércio em regime de lockdown.
Soma-se a expectativas crescentes de que a recuperação será mais forte do que o esperado, em grande parte graças ao programa de vacinas.
Apesar das preocupações com a oferta , todas as pessoas acima de 50 anos e todos os adultos em grupos de risco devem ter sua primeira injeção no final de maio, seguidos por todos os adultos no final de julho.
Na semana passada, o governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, disse à BBC que esperava que a economia "voltasse no final deste ano para onde estava no final de 2019".
Enquanto isso, o órgão fiscalizador do governo, o Office for Budget Responsibility, prevê que o desemprego atingirá um pico de 6,5%, em vez dos 11,9% previstos em julho passado.
Tom cauteloso
No entanto, uma declaração oficial na quinta-feira do Comitê de Política Monetária do Banco (MPC), que define as taxas de juros, foi mais cautelosa.
Ele disse que os planos recentes para aliviar o bloqueio "podem ser consistentes com uma perspectiva um pouco mais forte" no curto prazo, mas não está claro se eles farão alguma diferença no médio prazo.
"As perspectivas para a economia do Reino Unido, e particularmente o movimento relativo na demanda e oferta durante a recuperação da pandemia, permanecem incomumente incertas", disse o documento.
“Continua a depender da evolução da pandemia, das medidas tomadas para proteger a saúde pública e de como as famílias, as empresas e os mercados financeiros respondem a esses desenvolvimentos”.
Aumentos de impostos necessários para acabar com a dívida 'irresponsável'
Silvia Dall'Angelo, economista sênior do International Business of Federated Hermes, disse que o tom cauteloso da declaração do MPC está de acordo com o de outros bancos centrais.
"O Banco da Inglaterra está enfrentando as mesmas correntes cruzadas. Desde sua reunião anterior em fevereiro, a maioria dos desenvolvimentos - notadamente novas rodadas de estímulos fiscais no mercado interno e externo - tiveram implicações positivas para as perspectivas econômicas, mas riscos de queda e incerteza quanto à evolução da pandemia ainda são proeminentes. "
Houve advertências de que a inflação poderia violar a meta de 2% do banco este ano, mas Bailey minimizou a ameaça.
Na quinta-feira, o MPC disse que continuaria monitorando a situação de perto, mas não tinha planos imediatos para apertar a política monetária.
Mas disse que se as perspectivas para a inflação enfraquecerem, "o comitê está pronto para tomar qualquer ação adicional necessária para cumprir sua missão".
Na quarta-feira, o Federal Reserve dos EUA também minimizou as advertências de aumento da inflação, dizendo que qualquer aumento acima de sua meta de 2% provavelmente será "transitório" .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.