RENATO SANTOS 17/10/2021 Estamos vivendo um problema muito sério onde colocar os lixos enterrados nas cidades metropolitana, já que não temos uma cultura de meio ambiente a qual a esquerda adotou para alfinetar a direita ou conservadores nos denominandos " retardados politicos".
E nenhum grupo ou igrejas são os principais interessados em resolver, e para piorar às politicas são uma piada não se tem um projeto nesta área, a não ser criar taxas de lixos para descontar nas contas de água, mas garantia não há nada.
A maioria dos resíduos de plástico é enterrada em aterros sanitários em todo o mundo. Com isso estamos criando uma Nação de por quice do território do polo sul ou norte.
As pessoas não tem nem poltica de educação, os governantes estaduais e municipais criam apenas soluções paleativas e pior em época de campanhas eleitorais depois langam para a sociedade resolver por conta própria.
São muito poucos os lixos recicláveis 9% se isso chegar, precisamos é tomar vegonha na cara e levar mais a sério essa peorucpação em pleno século XXI, em todos os lugares e a população fazer a sua parte inclusive às igrejas evangélicas.
As taxas de reciclagem podem ser de 100% com uma gestão de resíduos aprimorada, um sistema de reciclagem otimizado e um design de produto inteligente.
A Novela Rainha da Sucata mostrava isso , mas deixando a dramartugia ela tinha uma mensagem, ambientada em São Paulo, a trama de Rainha da Sucata retrata o universo dos novos-ricos e da decadente elite paulistana contrapondo duas personagens femininas, a emergente Maria do Carmo Pereira e a socialite falida Laurinha Albuquerque Figueroa, mas algo que unia às duas.
As pessoas não entenderam na época, mas envolvia uma critica contra o governo Fernando Collor de Melo .
E o ferro velho, onde havia algo que hoje tentamos fazer a reciclagem dos lixos, mas a politica até hoje não anda, deixando para alguns idiotas a utilizar em suas campanhas para desconstruir a verdade.
Outro ponto a importância do Adminsitrador na sociedade, quando se tem mal caráter e deve favores para a grande empresária (os) sem caráter, com uma politica devastosa, do administrador Renato Maia, em quem ela confiava plenamente.
Renato, na realidade, é um corrupto que aplica um golpe em Maria do Carmo. O executivo se casa com Mariana, uma mulher frágil e rica, que sofre com as ameaças do marido, que só se casou com ela por interesse em sua fortuna.
Mariana é irmã de Caio, um paleontólogo gago que se vê dividido entre a noiva, a fogosa Nicinha e a dançarina de cabaré, Adriana Ross, que por sua vez é filha da vilã Laurinha Figueroa, os interesses pessoas são desatres inclusive para a Organização, deixando de vez os trabalhos de preservar às cidades e as empresas.
Veremos em breve a comparação entre dois Municipios São Paulo e Guarulhos.
Não temos a mentalidade que do lixo ou ferro velho tiramos os sustentos das pessoas, ao mesmo tempo ajudaríamos a preservar a nossa natureza.
Devemos nos unir para construir uma mentalidade do lixo para o tesouro ou do desperdício para o produto, os benefícios financeiros e de sustentabilidade devem ser mais bem compreendidos pelos produtores de plástico entre outros.
Temos aqui uma triste realidade que não é deste agora, mas devido a estupidez e a ignorância além da preguiça de pensar, isso se arrasta há tempo, desde a década de 1950, o aumento da produção em massa de plásticos resultou em 8,3 bilhões de toneladas de resíduos plásticos.
Infelizmente, 12% desses resíduos foram incinerados e apenas 9% reciclados com sucesso, com o restante enterrado em aterros sanitários em todo o mundo. Como o plástico leva centenas de anos para se degradar, a maior parte ainda existe de alguma forma.
Atualmente estamos diante de um desafio a qual se não prestarmos atenção corremos os riscos de nadar em mar recheado de lixos, pelo simples motivo a pandemia nos mostrou o quanto estamos errados.
A pandemia nos forçou a priorizar temporariamente as preocupações com a saúde sobre o futuro do nosso planeta.
Milhões de pessoas recorreram a EPIs (equipamentos de proteção individual) descartáveis para se proteger e proteger outras pessoas da infecção por COVID-19.
Máscaras são usadas por um curto período de tempo e depois descartadas, muitas vezes sujando nossas ruas e parques.
Os varejistas do Reino Unido, a Wilko e os especialistas em reciclagem da ReWorked apresentaram uma possível resposta para o problema.
As máscaras podem ser lavadas e fragmentadas em matérias-primas e, em seguida, remodeladas em produtos que variam de outros materiais de segurança para empresas a materiais de construção e móveis.
O mercado brasileiro é cheio de oportunidade, mas se barra numa politica idiota e burra a burocracia, a qual os governantes estaduais, municipais, deputados estaduais, federais, senadores,prefeitos não estão interessados em resolver.
Mas criar taxas de lixos esses querem a qual nem precisava, existe uma saída, que dá para somar, ferro velho e lixos recicláveis, que poderia ajudar a natureza e o meio ambiente, reciclando tudo, como portões, pias velhas, cimentos com datas de validades, latas, concretos, até plásticos em supermercados e eletrônicos, mas isso eles não querem fazer.
Nem tudo que está dentro do ferro velho é lixo e sim dinheiro jogado no lixo, mas nem a cidade Guarulhos e nem São Paulo pensaram nisso, estamos perdendo tempo com corvesas fora e dinheiro, daria empregos para todos e as pessoas viveriam com mais saúde.
A Importância do ferro velho tirando o contexto da teledramartugia faz a diferença basta unir às duas coisas.
Uma pergunta que aparece em muitas discussões sobre mercados sustentáveis é "o que é sucata?". Afinal, temas como a degradação do planeta e eventos climáticos preocupam pessoas em todo o mundo e, dentro desse contexto, não podemos deixar de pensar no que é sucata e seus derivados e seu importante papel para a preservação dos recursos naturais.
Não preciso gastar milhões se eu fizer uma propaganda consciênte para reuperar rios, córregos e represas , além da natureza em si.
Sucata nada mais é do que o material que sobra em um processo de produção — sucata industrial — ou o material que não pode mais ser utilizado para seu objetivo inicial por estar quebrado ou estragado. O melhor exemplo aqui é a sucata eletrônica e a sucata de informática, também denominada e-lixo.
A maior parte dos produtos que consumimos foram projetados para serem descartados em caso de defeito, quebra ou ao final do seu ciclo de vida. Consertar ou reaproveitar algo, na maior parte dos casos, custa mais caro do que comprar um item novo. E é adotando esse sistema de consumo e descarte que geramos toneladas de resíduos que são encaminhados aos aterros sanitários todos os dias.
Os benefícios além de ocupar um enorme espaço, prejudicar o solo e possibilitar a disseminação de doenças, esse volume de material poderia se tornar matéria-prima para ser reutilizado em novos processos de produção. Assim, evitaríamos a extração de recursos naturais finitos e cada vez mais escassos.
As pessoas tem tendência de não aceitar esses conceitos, pelo simples motivo fazem de seus " representantes" seu pais, eles ( politicos) não é pai de ninguém mas são nossos funcionários na Legislatura, o que precisamos é adotar a politica nacional de sermos patrões deles ou fazem oq ue nós sugirimos ou cair fora, não podemos ter o rabo preso com eles.
Com todo esse cenário, muitas empresas privadas e órgãos públicos já entenderam que esse movimento é fundamental e deve ser cada vez mais fomentado, trazendo benefícios não apenas à economia, mas também à sociedade e, claro, ao nosso planeta.
Comparando Guarulhos com São Paulo alguns pontos chegam a se encontrar, mas há grande diferença.
Vamos destacar esses pontos:
Guarulhos não tem uma politica ao meio ambiente a não ser para punir empresários, já o Municipio de São Paulo consiste em politica para todos.
Guarulhos coleta seletiva, todos os dias em Guarulhos são gerados mais de 1.000 toneladas de resíduos.
Estudos apontam que aproximadamente 45% desses resíduos são recicláveis, ou seja, são resíduos que podem ser separados e transformados em novos produtos, diminuindo a retirada de matéria prima da natureza e possibilitando a nossa sobrevivência.
No Município de Guarulhos, compete à Secretaria de Serviços Públicos por meio do Departamento de Limpeza Pública a gestão e manejo dos resíduos sólidos urbanos, mediante a execução dos serviços de coleta, tratamento e destinação final ambientalmente adequada.
O Departamento de Limpeza Urbana tem em seu quadro 91 servidores municipais distribuídos em atividades gerenciais, administrativas, operacionais e de fiscalização. As instalações para o manejo adequado dos resíduos sólidos urbanos são compostas por 22 Pontos de Entrega Voluntária, 03 Centrais Municipais de Triagem de Resíduos Recicláveis, 01 Área de Transbordo e Triagem - ATT e 01 Aterro Sanitário.
A limpeza urbana e o manejo adequado dos resíduos sólidos, são essenciais a proteção do meio ambiente e da saúde humana. O serviço faz parte do sistema de saneamento básico e garante diariamente a destinação ambientalmente adequada dos resíduos gerados na cidade. Os descartes inadequados de resíduos sólidos podem causar problemas de proliferação de vetores, alagamentos, contaminação do solo e dos lençóis freáticos, degradando o meio ambiente e prejudicando a saúde da população.
Neste sentido, devido a essencialidade dos serviços de limpeza urbana, o mesmo não deve sofrer interrupções, mesmo em situações de epidemias e ou pandemias, uma vez que contribui para um meio ambiente saudável.
Portanto, seguindo as orientações da Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, Centro de Vigilância Sanitária – CVS, Comitê Municipal de Gestão, em consonância com as recomendações da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELP), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES e Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável-MNCR, o Departamento de Limpeza Urbana está realizando diversas ações, visando garantir a proteção da saúde pública e prevenção a disseminação do vírus. (SILÁ)
As medidas adotadas nas atividades gerenciais, administrativas, operacionais e de fiscalização em decorrência do período da situação de emergência decorrente do Coronavírus - COVID19, são:
Acompanhamento a prestação do serviço de coleta domiciliar e de resíduos de saúde, fornecendo as prestadoras de serviço as diretrizes mínimas necessárias para prevenção do COVID-19, de acordo com os Decretos e Portarias municipais;
Acompanhando das reclamações e atendimento das demandas por telefone e internet;
Afastamento de servidores dos grupos de risco (idosos, doenças crônicas, grávidas e lactantes), mediante a concessão ou antecipação de férias, teletrabalho, licenças remuneradas;
Confecção e distribuição de materiais informativos (folders e Post digital);
Continuidade dos serviços de coleta domiciliar, com implantação de novas medidas para garantir a segurança dos colaboradores;
Disponibilização de álcool gel e sabão para lavagem das mãos em todos os ambientes de trabalho;
Higienização constante dos ambientes e dos equipamentos;
Intensificação na divulgação dos conceitos Lixo Zero nas redes sociais;
Orientação a população sobre como proceder com relação aos resíduos domiciliares;
Orientação geral a todos os servidores e parceiros, sobre os cuidados de prevenção e saúde do trabalhador;
Orientação via ofício, conforme decreto municipal, a todas as empresas contratadas;
Redução na área administrativa de interface pessoal;
Suspenção temporária de todas as ações de Educação Ambiental e Mobilização Social que evolvem contato com a população, como reuniões, cursos, palestras e vistorias em condomínios, instituições e comunidades.
Atividades operacionais
Continuidade dos serviços prestados nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), através de sistema revezamento, mantendo 12 unidades em funcionamento;
Disponibilização de contentores para armazenamento de resíduos de saúde, gerados no Centro de Triagem e Combate ao Coronavírus Gru;
Interrupção dos serviços executados nas Centrais Municipais de Triagem de Resíduos Recicláveis;
Prestação de serviços de coleta e destinação ambientalmente adequada dos resíduos gerados no Centro de Triagem e Combate ao Coronavírus Gru.
Suspensão temporária dos serviços de coleta seletiva de recicláveis.
Atividades de fiscalização
Serviços externos restritos a demanda excepcional ao departamento.
O Departamento de Limpeza Urbana, diariamente, tem acompanhado as diretrizes do Comitê Municipal de Gestão, a fim de monitorar e acompanhar as medidas, desta forma, as ações são passíveis de atualizações.
Engraçado moradores do bairro do jardim são joão e adjacências não tem visto nada disso.
Já em Municipio de São Paulo o assunto é bem diferente vejamos:
PGIRS da Cidade de São Paulo
Na capital paulista, em 2014, após um amplo debate com as diversas áreas da sociedade foram consolidadas, para os próximos 20 anos, as diretrizes e estratégias para a aplicação da lei nacional no município. A aprovação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PGIRS da Cidade de São Paulo, decreto nº 54.991, de 2 de abril de 2014, traz uma inédita, ampla e complexa dimensão sobre a coleta, transporte, tratamento e destinação dos resíduos sólidos.
O plano engloba um conjunto de ações estratégicas, que devem ser implementadas de forma progressiva. A articulação e a adesão de todos os envolvidos - governos, empresas e cidadãos, irão impulsionar a mudança de cultura e de gestão no manejo dos resíduos aconteça.
As diretrizes fundamentais do PGIRS são a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, materiais que não apresentam nenhuma possibilidade de reaproveitamento. Seguindo estes parâmetros toda a cadeia terá de recuperar, ao máximo, os diversos tipos de resíduos recicláveis, reduzindo assim a quantidade dos materiais dispostos nos aterros sanitários.
No PGIRS da Cidade de São Paulo as metas se traduzem na valorização dos resíduos e segregação nas fontes geradoras. Neste plano, todos os envolvidos buscam por soluções na dimensão social, ambiental, política, econômica, ética e cultural.
A manutenção das poucas áreas disponíveis para descarte será realizada com o estímulo à retenção de resíduos e com a elaboração de um plano de coleta seletiva para os lares, feiras livres e sacolões, além de mercados e escolas.
O estímulo à adoção de padrões de produção e consumo de bens e serviços incentivará a indústria na integração dos catadores de materiais, com a implantação e gerenciamento do sistema de logística reversa das embalagens.
Além disso, a implementação de um plano municipal de educação ambiental será fundamental para a conscientização da não geração, orientando a população e grandes geradores a respeito da reutilização e da reciclagem dos materiais.
Responsabilidade compartilhada
A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana - Amlurb, que é encarregada, dentre outras competências, por implementar o Sistema de Limpeza Urbana, em conjunto com as metas e objetivos do Plano Diretor de Resíduos Sólidos, nos termos da Lei 13.478/2002, terá um papel fundamental nesse processo, exercendo permanentemente o planejamento e articulação intersetorial para o cumprimento do PGIRS.
Secretarias e Subprefeituras também estão envolvidas na implementação do plano em suas áreas de atuação. E, o mais importante, a contribuição ambiental de cada cidadão, para uma gestão sustentável e manejo correto dos resíduos. A contribuição e participação da população é fundamental para a efetividade do PGIRS.
Para a concretização das diretrizes e objetivos gerais do plano, o PGIRS deve ser atualizado a cada quatro anos, preferencialmente em simultâneo com o Plano Plurianual da cidade, com a intenção de lançar o olhar para a construção das estruturas e dos compromissos necessários para garantir a sustentabilidade econômica e financeira dos serviços de manejo dos resíduos.
Resíduos Domiciliares Secos
Em São Paulo são registradas diferenças na produção e descarte dos resíduos secos. A maior geração ocorre nos bairros onde há grande concentração de empregos e serviços e nos distritos onde o perfil socioeconômico de renda é mais elevado, sendo que hoje o maior índice se concentra na prefeitura regional de Pinheiros, com 1,7 kg de resíduos secos domiciliares gerados, diariamente, por habitante.
Uma outra tendência de comportamento foi a mudança nos hábitos de consumo do cidadão paulistano, que com a elevação de renda aumentou a aquisição de materiais de higiene, cuidados pessoais (beleza e cosméticos) e limpeza, categoria de produtos que após consumo geram um grande descarte de embalagens.
Vale destacar, pela análise dos dados da coleta das concessionárias prestadoras do serviço de limpeza urbana, que não houve apenas o aumento da geração, mas também a ampliação da cobertura da coleta seletiva. No ano de 2013 apenas 14 distritos eram atendidos com a coleta seletiva universalizada, serviço de coleta de recicláveis porta a porta, já em 2018 o serviço está presente em 49 distritos. Há, nestes últimos anos, maior expansão do fornecimento do serviço em comparação com a relação de evolução do volume total de resíduos recolhidos secos na cidade.
A execução da coleta seletiva é realizada sob o regime de concessão, essencialmente por 2 concessionárias, através da coleta realizada por containers e porta a porta, além das cooperativas associadas, em bairros definidos. A cidade é dividida em 2 áreas (região Noroeste e Sudeste) e cada empresa é responsável pelo recolhimento dos resíduos secos de sua região. A coleta seletiva atende aos 96 distritos da capital, com uma cobertura de prestação de serviço atingindo 75% dos domicílios da cidade.
Bom deu para entender, enquanto na cidade de Guarulhos não há uma adminsitração séria, São Paulo tem.
O Município conta com duas centrais mecanizadas de triagem e têm capacidade total de 500 toneladas de materiais secos por dia. As unidades estão operando aproximadamente com 350 toneladas por dia, o que as deixa com uma ociosidade aproximada de 40% de suas capacidades, dados que mostram o poder de absorção para um aumento significativo da coleta de secos.
Para a população em geral, há ainda a possibilidade do descarte dos recicláveis diretamente nos Ecopontos, ou nos Pontos de Entrega Voluntária – PEVs, que estão espalhados em locais públicos como parques, ruas ou em áreas particulares, como pontos comerciais, por meio de convênios com a iniciativa privada.
A implantação destas estruturas é de responsabilidade das concessionárias que realizam os serviços de limpeza urbana, assim como a higienização e a manutenção.
Resíduos Sólidos Orgânicos
Análises de amostra de composição e pesagem, nos domicílios de São Paulo, comprovam que 51% do total recolhido são materiais de fração orgânica, ou seja, mais da metade dos resíduos coletados são passíveis de compostagem. São restos de preparo e consumo de alimentos- crus e cozidos, restos da manutenção das áreas verdes e ajardinadas (poda, capina e roçadas) e limpeza de feira são exemplos dos tipos de resíduos que podem voltar ao solo como fertilizantes.
A Amlurb faz o manejo diferenciado dos resíduos orgânicos de 52 feiras livres. No Pátio de Compostagem da Prefeitura Regional da Lapa é desenvolvido o Projeto Feiras Livres e Jardins Sustentáveis onde são processados diariamente 10 toneladas de frutas, legumes e verduras, que após 120 dias adubam as áreas verdes públicas da região.
Com a definição da estrutura gerencial para fomentar e incentivar negócios sustentáveis, a partir dos resíduos orgânicos, a AMLURB buscar ampliar a iniciativa para outros locais, como o Pátio de Compostagem da Prefeitura Regional da Sé Ermelino Matarazzo, Mooca e São Mateus.
A iniciativa privada também conduz projetos de sucesso com o manejo diferenciado de resíduos orgânicos, a partir do processo de compostagem e vermicompostagem. Restos de alimentos das praças de alimentação e resíduos de jardins transformam-se em legumes, verduras, ervas e flores ou adubo ecológico em shoppings, universidades, hospitais e supermercados.
Com essas iniciativas ficará mais acessível garantir um novo ciclo para os resíduos orgânicos. O reconhecimento como um bem econômico e de valor social, articulados ao PGIRS e com participação cidadã vão colaborar no enfrentamento das questões locais de insegurança alimentar e nutricional, em todas as classes sociais. Além disso, essas ações melhoram a paisagem, limpeza de áreas urbanas e combate aos vetores de doenças. Com a promoção da sustentabilidade do meio ambiente os impactos da urbanização serão reduzidos, possibilitando a presença de mais áreas verdes na cidade, melhorando a qualidade do ar e diminuindo a impermeabilidade do solo.
A agricultura urbana e a implantação de soluções de compostagem comunitária, associadas a hortas urbanas, proporcionarão o desenvolvimento de tecnologias sociais com o manejo de áreas nativas, promoção da economia solidária e geração de renda, que estruturarão redes de produção, consumo, segurança alimentar e nutricional.
A destinação para os aterros sanitários deve ser a última alternativa, pois, além de diminuir a vida útil deste espaço, acaba por gerar Gases de Efeito Estufa (GEE) durante o transporte dos caminhões coletores e na decomposição dos resíduos orgânicos dispostos nos dois únicos aterros existentes em São Paulo. Este ciclo de resíduos coletados, transportados e dispostos em aterros da cidade são responsáveis pela geração de 14% de todo o GEE do município.
Fontes da Pesquisa:
Guarulhos:
Legislação e Links
Decreto nº 36711 de 16 de março de 2020
https://www.guarulhos.sp.gov.br/06_prefeitura/leis/decretos_2020/36711decr.pdf
Declara situação de emergência e estabelece orientações aos órgãos e entidades integrantes da Administração Pública Municipal Direta e Indireta, quanto às medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19).
Decreto nº 36723 de 17 de março de 2020
http://portais.guarulhos.sp.gov.br:8080/apex/f?p=111:10:8208329127796270::NO:::
Estabelece medidas complementares de prevenção ao contágio pelo coronavírus (COVID-19) no âmbito do Município.
Decreto nº 36724 de 18 de março de 2020
http://portais.guarulhos.sp.gov.br:8080/apex/f?p=111:10:8208329127796270::NO:::
Dispõe sobre as medidas complementares, para enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, decorrente da Infecção Humana pelo COVID-19, no âmbito do Município e dá outras providências.
Decreto nº 36726 de 19 de março de 2020
http://portais.guarulhos.sp.gov.br:8080/apex/f?p=111:10:8208329127796270::NO:::
Dispõe sobre as medidas complementares, para enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, decorrente da Infecção Humana pelo COVID-19, no âmbito do Município e dá outras providências.
Decreto nº 36753 de 20 de março de 2020
http://portais.guarulhos.sp.gov.br:8080/apex/f?p=111:10:8208329127796270::NO:::
Complementa as medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus (COVID-19) no âmbito do Município.
Decreto nº 36757 de 23 de março de 2020
Guarulhos
São Paulo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.