Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Forte terremoto de 6,2° na escala Richter no Oceano Atlântico, próximo à Natal, RN <<>> A enorme cordilheira de montanhas submarinas no meio do Oceano Atlântico e na junção das placas tectônicas da África e da América do Sul.

 




RENATO SANTOS  08/02/2022  💣💣💣💣💣💣💣💣 Susto  no  Rio  Grande  do  Norte Brasil.  O USGS, serviço geológico dos EUA, detectou forte terremoto de 6,2º na escala Richter em frente a costa de Natal, no RN, na região do encontro de duas placas tectônicas, a da África e a da América do Sul, conhecida como a Dorsal do Atlântico. O epicentro do terremoto foi no leito do Oceano Atlântico à cerca de 1.500 km de Natal.




Um Forte terremoto foi registrado na região conhecida como a Dorsal do Atlântico, no encontro das placas tectônicas da África e da América do Sul, em frente ao litoral de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, com epicentro no leito do oceano a cerca de 1,500 km de Natal, às 11:59:26 (UTC – 08:59:26 horário de Brasília) conforme registrado pela rede de sismógrafos do USGS (United States Geological Survey):


DATE and TIME (UTC) LAT  LON  MAG  DEPTH  km DIST  km   LOCATION     (Shows interactive map)    IRIS ID  (Other info)

08-FEB-2022   11:59:26 -0.40 -19.88 6.2 10 0 CENTRAL MID-ATLANTIC RIDGE   11526805

A região atingida pelo terremoto é conhecida como a Dorsal meso atlântica  ou  crista oceânica do Atlântico, também referida pelo acrônimo DMA  (ou MAR, do inglês: Mid-Atlantic Ridge), é uma cordilheira submarina que se estende sob o  Oceano Atlântico desde o Oceano Ártico, desde a latitude 87ºN até à ilha subantártica de Bouvet, à latitude 54ºS.

Os pontos mais elevados desta cordilheira emergem em vários locais, formando ilhas. A região marca o encontro e o ponto de atrito entre duas grandes PLACAS TECTÔNICAS do planeta.

A dorsal meso atlântica faz parte do sistema global de dorsais oceânicas, e como é o caso de todas as dorsais oceânicas, crê-se que a sua formação fique a dever-se a um limite divergente entre placas tectônicas: a placa Norte-americana e a placa Euro-asiática, no Atlântico Norte e a placa Sul-americana e a placa Africana no Atlântico Sul.


Estas placas encontram-se em movimento e por isso o Atlântico encontra-se em expansão ao longo desta dorsal, ao ritmo de 2 a 10 cm por ano.


Fonte:  Fonte: USGS

Um comentário:

  1. A bíblia nos diz que quando estas cousas comessarem a acontecer, ou seja peste, fome, guerra, terremoto em vários lugares, olhai para cima pois a vinda do filho do homem está próxima. Acorda povo de Deus, Jesus vai voltar a qqr momento.

    ResponderExcluir

MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.