RENATO SANTOS 17/04/2022 As mentiras do Presidente Russo, Vlademir Putin pode estar com dias contados, ele teve uma baixa muito importante da Conselheira Russa pois ela criticou o próprio governo. E não é só ela segundos fontes outros poderão deixa Vladimir falando sozinho.
Isso mostra que alguns brasileiros ainda estão apoiando um governo fracassado politicamente o povo russo estão cansados das mãos de ferro do Urso, talvez, os próprios soldados russos vão acabar entregando as armas as forças internacionais, eles sabem de sã consciência que estão cometendo crime de guerra e terão consequências.
Já longe da Rússia, Nina Belyaeva, antiga deputada do Conselho Distrital de Semiluksky, em Voronezh, na Rússia, nunca escondeu que era contra a ofensiva na Ucrânia. Condenou, nas redes sociais, a invasão.
Numa reunião do Conselho distrital, foi-lhe pedido por parte dos restantes deputados para que fosse clara sobre a guerra. A 22 de março, Nina disse em alta voz, na reunião: "Sou contra a decisão tomada pelo Presidente da Federação Russa e contra as ações no território do estado soberano da Ucrânia." E foi mais longe: "Considero o que o que está a acontecer é um crime de guerra.".
Os deputados votaram e decidiram expulsar Nina Belyaeva da Comissão de Ética. Exigiram que as autoridades fizessem justiça. Na altura, a deputada partilhou na internet o vídeo do discurso. Diz ter recebido muitas mensagens de apoio.
"Quando dizem que 86% estão a favor, não acredito nessas percentagens, porque há muita gente que tem medo de dizer o que sente"
Nina Belyaeva
Antiga Deputada Distrital na Rússia
Nina Belyaeva conta que "não foram só pessoas de Moscovo ou São Petersburgo" que lhe enviaram mensagens. Mas também "de aldeias remotas, pequenas aldeias". Conta que lhe diziam "obrigada Nina, vou mostrar este vídeo aos meus familiares e amigos na minha aldeia. Vou dizer que há um deputado no nosso distrito que disse isto".
A antiga deputada diz não acreditar nas sondagens que fazem aos russos sobre a guerra. "Quando dizem que 86% estão a favor, não acredito nessas percentagens, porque há muita gente que tem medo de dizer o que sente", diz. "Para o governo parece que as pessoas estão a apoiar a guerra, porque quem é contra fica em silêncio.", reitera. "O meu discurso ajudou a lançar o diálogo entre as pessoas.", conclui.
Nina Belyaeva aconselhou-se com advogados e percebeu que o risco de ficar atrás das grades era enorme. Pediu asilo num país europeu, o qual prefere não revelar.
Para trás deixou o país onde nasceu. Saiu da Rússia, quase sem dinheiro, para recomeçar outra vida.
Nina Yurievna Belyaeva (em russo: Нина Црьевна Беляева) é uma pesquisadora russa de políticas públicas, PhD, professora e chefe do Departamento de Políticas Públicas. na National Research University Higher School of Economics (NRU HSE), Moscou, Rússia. Membro da Associação Russa de Ciência Política, que faz parte da IPSA.
Em 1981 Nina Belyaeva havia se formado na Faculdade de Direito da Universidade Estadual de Moscou (MSU). Em 1986, ela havia aprovado doutorado em Defesa de Direito com tema de tese: "Bases legais para as atividades políticas de ONGs na URSS" no Institute of State and Law (ISL) da Academia de Ciências da URSS. Nina Y. Belyaeva concluiu um estágio na UNESCO na Faculdade de Direito da Universidade de Londres em 1987 e em 1991 ela havia terminado seu estágio no Instituto de Estudos políticos na Universidade Johns Hopkins. Em 1992 Nina Y. Belyaeva trabalhou no Center for Strategic & International Studies (EUA) como visitante. Desde 1993 trabalhou como bolsista visitante sênior no Instituto de Paz dos Estados Unidos
Durante sua carreira de cientista, Nina Belyaeva ministrou cursos sobre ciência política e direito em universidades de Georgetown, Colorado, Baltimore (EUA), Salzburgo (Áustria), Cidade do Cabo (África do Sul); particularmente, cursos de inglês sobre reforma política e jurídica russa, sobre o desenvolvimento de novos movimentos sociais e políticos, sobre direito constitucional comparativo etc. Desde 2000 Nina Belyaeva trabalha na Escola Superior de Economia. É membro do Conselho Científico do HSE, chefe do Departamento de Políticas Públicas e chefe acadêmica do programa "Análise Política e Políticas Públicas", que é o único programa de língua inglesa sobre Políticas Públicas na Rússia.
Em horários folgado, Nina Belyaeva vai em escalada, teatro e coreografia.
O escopo dos interesses profissionais de pesquisa de Nina Belyaeva inclui a base jurídica para a criação e funcionamento das instituições políticas; os fundamentos constitucionais dos processos políticos na Rússia e países estrangeiros (análise comparativa); esfera pública e políticas públicas; organização e realização de análise política das áreas específicas das atividades de gestão (incluindo - educacional, social, habitação, imigração etc.); sociedade civil e o Estado; atitude das autoridades e da sociedade, incluindo a regulação jurídica de diferentes formas de diálogo e cooperação (a criação da Câmara Pública de comitês consultivos, a realização de fóruns cívicos, o debate civil, os mandatos civis e a perícia civil); participação cívica como forma de participação política; uso de tecnologias modernas na organização da conexão permanente das instituições públicas e estaduais, inclusive através da "e-democracia".
Honrarias e prêmios
Ensino Superior de Economia Certificado de Mérito (novembro de 2013);
Crachá de lapela "Para o desenvolvimento de trabalhos científicos e de pesquisa de estudantes" (novembro de 2012);
Ensino Superior de Economia Certificado de Mérito (novembro de 2007);
Ensino Superior de Economia Carta de Reconhecimento (Novembro de 2002);
O melhor professor - 2012.
Publicações:
Nina Belyaeva, Brad Roberts, Walter Laqueur (Prefácio por). Depois da perestroika: democracia na União Soviética. Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (Washington, D.C.). Séries de questões significativas, 1991;
Nina Belyaeva. Democracia russa: crise como progresso. Washington trimestral, 16(2) Primavera de 1993;
Nina Belyaeva (ed.). Think tanks russos e americanos: uma pesquisa inicial. Instituto Kennan de Estudos Russos Avançados. Washington, D.C. 1994;
Nina Belyaeva (ed.). Políticas Públicas na Rússia Contemporânea: Atores e Instituições. (HSE, 2006);
Nina Belyaeva (ed.). Desenvolvimento Constitucional Russo: Estratégias para o Novo Desenho Institucional (HSE, 2007);
Anastasia Novokreshchenova, Maria Shabanova, Dmitry Zaytsev e Nina Belyaeva. Processamento linguístico na construção de taxonomia baseada em treliça // CLA 2010: Proceedings of the 7th International Conference on Concept Lattices and Their Applications, University of Sevilla, (Sevilla, Espanha, 2010);
Nina Belyaeva. Desenvolvimento do Conceito de Política Pública: Atenção às "Forças De Motivação" e Atores Operacionais/Polis. 2011. Т. 123. Não, 3. (p. 72-87);
Nina Belyaeva. Liliana Proskuryakova.Sociedade Civil Diamante. Índice DA Sociedade Civil – Ferramenta de Avaliação Encurtada. Relatório da Federação Russa. Interlegal. 2008;
Nina Belyaeva, Giliberto Capano. Universidade de Pesquisa Moderna: Entre Liberdade Acadêmica e Restrições Gerenciais / Rússia e o Conselho da Europa: Tópicos para a Agenda Comum. Um olhar da Noruega. Trabalhos Acadêmicos da 10ª Sessão Internacional do HSE Russian - European Centre for Multidisciplinar Research, Oslo, 1-8 agosto 2010. Moscovo. A INTELCORP. 2011 (p. 12 – 30);
N.Y. Belyaeva. Analistas: "Consultores" ou "Atores políticos independentes" // Politicka Misao, 2011. Т. 48. Não 5;
Nina Belyaeva (ed.). Comunidades Analíticas em Políticas Públicas: Fenômeno Global e as Práticas Russas / ROSSPEN. 2012;
Nina Belyaeva, Nikita Zagladin. Identidade Civil Global: Dos Imperativos Éticos aos Institutos Globais/ Identidade Política e Política de Identidade. O ROSSPEN. 2012;
Nina Belyaeva. Dupla Identidade Nacional-Política / Identidade Política e Política de Identidade. O ROSSPEN. 2012;
Nina Belyaeva. Сivil associações em Políticas Públicas: Formas de Participação na Rússia Contemporânea / XII Conferência Científica Internacional sobre Problemas da Economia e Desenvolvimento da Sociedade. O Livro 1 / HSE.2012 (p. 302-310).
Referências da Pesquisa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.