Neve em Caxias do Sul twnewsCh há quatro dias
RENATO SANTOS 17/05/2022 Um alerta para todos se preparem para o frio, as temperatura irão cair muito abaixo em algumas regiões em Guarulhos na Grande São Paulo caiu de ontem 16 graus às 22:30 para hoje às 18 :00, 14 graus e vai cair mais. Nós fazemos um alerta a todos os brasileiros usem às máscaras, mantenham distância 1,5 uns dos outros e evitem aglomerações.
gráfico SURFACE
Procurem se proteger, você, seus filhos, seus animais domésticos e as pessoas vacinadas para covid-19, ao sair de casa não esqueçam de seus agasalhos pra se livrar das geadas, neves que vão aparecer.
A Climatempo adverte sobre o aumento potencial da intensidade do vento sobre os estados da região Sudeste devido a passagem da tempestade subtropical Yakecan.
Na quarta-feira (18), há previsão de rajadas fortes ao longo do dia (entre 60 e 90 km/h) entre o sul e o leste de São Paulo, englobando as regiões da Grande São Paulo, Vale do Ribeira e Paraíba, Serra da Mantiqueira e todo o litoral paulista. As fortes rajadas devem atingir também o sul do estado de Minas Gerais e a região da Costa Verde no estado do Rio De Janeiro. Pelo interior de São Paulo, centro-sul fluminense - incluindo o Grande Rio e regiões dos Lagos, Grande Belo Horizonte, Triângulo Mineiro e Zona da Mata Mineira, as rajadas de vento podem chegar aos 65 km/h.
Na quinta-feira (19), o sistema segue em deslocamento pelo oceano e a tendência é que o vento aumente ainda mais. Toda a costa do Rio de Janeiro e também a região serrana, além do litoral norte de São Paulo, ficam em ALERTA para rajadas de 60 a 90 km/h. Já pelo leste paulista e sul/norte fluminense, as rajadas podem variar de 50 a 70 km/h.
Uma frente fria avança sobre o norte de Goiás, norte de Minas Gerais e Espírito santo indo em direção à Bahia. Esta frente fria estimula a formação de nuvens carregadas nestas regiões, que podem provocar chuva forte.
O ciclone que se formou na parte final da frente fria tem forte intensidade e hoje deve ser caracterizado como um ciclone subtropical que irá receber o nome de Yakecan, que quer dizer “o som do céu”. Apenas a Marinha do Brasil pode “batizar” estes sistemas meteorológicos especiais que se formam eventualmente em águas oceânicas brasileiras.
Além de pancadas de chuva, este ciclone pode provocar rajadas de vento em torno dos 100 km/h nas áreas gaúchas próximas ao mar e também no Uruguai.
A forte massa de ar de origem polar que veio com esta frente fria espalha o ar gelado sobre o Sul do Brasil e também sobre São Paulo, Mato Grosso do Sul e sobre o centro-oeste e sul de Mato Grosso.
Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical espalham nuvens carregadas sobre parte do Norte e do Nordeste.
A semana começa instável e com temperaturas mais amenas no estado de São Paulo. A passagem da frente fria e a formação de um ciclone próximo à costa da Região Sul, aumentam a umidade sobre várias áreas do Sudeste.
Semana fria e com geada em São Paulo
No estado de São Paulo, a chuva se concentra ainda sobre o litoral e nordeste paulista. A segunda-feira (16) será marcada por bastante nebulosidade e temperaturas mais amenas sobre estas regiões. Na cidade de São Paulo, o sol aparece intercalando períodos de céu nublado e a chuva se concentra a partir da tarde e pontualmente pode vir com moderada intensidade.
O litoral fica em atenção para chuva moderada, e nas áreas mais próximas ao sul de Minas, como Fraca, Ribeirão Preto, Barretos e São José do Rio Preto a chuva pode vir acompanhada por trovoadas.
Tem previsão de rajadas de vento moderada ao longo do dia de 35 a 45 km/h, principalmente no período da tarde.
Na terça-feira (17), tem previsão de chuva isolada ao amanhecer na região metropolitana do estado, mas aos poucos o sol volta predomina e o tempo fica firme. As temperaturas, principalmente as mínimas, diminuem mais em relação à segunda em vários municípios. Mesmo com a presença do sol, a sensação será de frio. Na capital, a temperatura mínima será registrada a noite e a máxima prevista é de 19 °C.
Na quarta-feira (18) o frio ganha força no estado com a intensificação da massa de ar polar. A atuação do ciclone próximo ao Sul do Brasil contribui para o aumento da sensação de frio, devido às fortes rajadas de vento ao longo dia. Será um dia de bastante ventania, com rajadas de 60 a 70 km/h.
O amanhecer será gelado e com risco para geada ampla em vários municípios do estado, inclusive na capital, a mínima prevista é de apenas 6 °C e a máxima não passa dos 15 °C. Várias cidades do interior também terão temperaturas mínimas mais baixas. Em Ribeirão Preto, Bauru, Franca e Campinas a miníma prevista é de 4 °C! As máximas ficam entre 14 e 17 °C em várias regiões.
Tendência
O destaque nos próximos dias é a forte onda de frio que vai atuar no centro-sul do país, derrubando as temperaturas no Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, podendo assim, registrar novos recordes de temperaturas em várias capitais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.