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sábado, 17 de setembro de 2022

Escola dominical data Oficial 19/08/1885 <<>> Professores SARA KELLY E ROBERTO KELLY <<>> Mas Podem fazer cultos Dia 18 de setembro <<>> Valorizem EDB nas suas Igrejas<<>> As Igrejas brasileiras estão morrendo <<>> Não valorizam as Escolas Dominicais mas zombam delas<<<>. Não podem ser qualquer pessoa sem formação <<>. A Igreja não é da família " fulana de tal" <<>> Professor tem que ter formação <<>> Superior<<>> Teologia Sistemática<<>> Letras<<> Pedagogia<<> Advogados<<> Administrador <<> Aceita-se alunos matriculados em faculdades, Cristão regularmente com Registros Acadêmicos fora isso é " tapa buracos" S~E você não gosta de que eu publico problema é seu mas tenho MISSÃO<<>>FOCO<<> VALOR <<>> Não sejam escravos de ideologia da esquerda depois não reclama

 




RENATO  SANTOS 17/09/2022  A  ORIGEM DA  ESCOLA DOMINICAL  NO BRASIL, ela  tem  missiologia, valor e missão equivale  como  uma  educação  normal, para  as crianças, adolescentes, jovens, adultos e  anciões. As  nossas igrejas  levam a sério, porém  existem  aquelas  pessoas  que  ainda não entender  a importância dessa área  educacional, por preguiça ou por  desprezo  inventam qualquer  meio  de desculpa  para  justificar sua  falta, mas  não  convencem  mais a não  ser  por motivo  muito  forte que isola  às pessoas  de suas  atividades  normais como faltar no serviço  ou  na Escola  circular  da  vida.

      Como  a Igreja  acima  sejam  sábios!

Nós  temos  origem, história e devemos  respeita-la  no Brasil, é  fundada e tem PEDAGOGIA, deveria  estar  na grade  curricular da  EDUCAÇÃO  NO BRASIL, quem  sabe  teríamos  deputados  honestos, vereadores, senadores  um povo  sábio sem  ficar vagando nas ondas da esquerda  maldita e um povo mais pensador na politica, na economia e nada  vida  espiritual, sem ser escravos  de ideologia.

Em  19  de agosto  de 1885, nessa data  começa a nossa história  no Brasil, na cidade imperial  de PETRÓPOLIS, os  primeiros  professoras  foram SARA E ROBERT POUL  KELLY, primeiro  vamos  mais atras  do  tema. A Escola Dominical foi inaugurada pelo casal Kalley em “Gerheim” na tarde de 19/8/1855.  – isto ocorreu com a permissão do atual inquilino da mansão: o embaixador americano Sr. Webb, que ainda não desocupara a casa,  com quem o Dr. Kalley fez boa amizade. 

Para  os  ignorantes um pensamento, a Igreja  é ligada  com  a politica,  só  não  são  irmãos,  então parem  de me criticar e criam  vergonha  na cara vão  estudar que é bem melhor  para  vocês.

Reafirmo  às minhas publicações  anteriores,  não  dou  meu  voto para  a esquerda, mas reafirmo  como  cristão, meu  voto é BOLSONARO  até que  ele  me prove  é  corrupto.

Hoje quase todas as igrejas evangélicas têm as suas Escolas Dominicais. A relevância da E.D. é tremenda para todos os cristãos. As crianças podem desde cedo crescer em um ambiente de comunhão com os fiéis e com a doutrina bíblica, podendo também desenvolver sua sociabilidade.

O conhecimento da história da Escola Bíblica Dominical nos permitirá avaliar melhor a sua importância e contínua relevância para os dias atuais.

' escola dominical sempre (e) parte da realidade da Igreja &resbiteriana dorasil* +ual a import"ncia da escola dominical quando se (ala de Igreja&resbiteriana do rasil* +uais são suas prticas metodológicas e pedagógicasdesde o seu in-cio* +uais (oram as suas di(iculdades e acertos*O presente artigo por meio de uma pesquisa histórica visa responder essasperguntas, e com base nos dados obtidos, entender e compreender a realimport"ncia da escola dominical dentro do processo educacional re(ormado e

1 O autor é graduando em Bacharel de Teologia pelo SeminárioPresbiteriano Rev. Denoel Nicodemos ller! Belo "oriente.

As origens da Escola Dominical remontam aos tempos bíblicos quando o Senhor ordenou ao seu povo Israel que ensinasse a Lei de geração a geração. Dessa forma a história do ensino bíblico descortina-se a partir dos dias de Moisés, passando pelos tempos dos reis, dos sacerdotes e dos profetas, de Esdras, do ministério terreno do Senhor Jesus e da Primitiva Igreja. Não fossem esses inícios tão longínquos, não teríamos hoje a Escola Dominical.

Porém, antes de sumariarmos a história da Escola Dominical em sua fase moderna, faz-se mister evocar os grandes vultos do Cristianismo que muito contribuíram para o ensino e divulgação da Palavra de Deus.


Como esquecer os chamados pais da Igreja e lhes seguiram o exemplo? Lembremo-nos de Orígenes, Clemente de Alexandria, Justino o Mártir, Gregório Nazianzeno, Agostinho e outros doutores igualmente ilustres. Todos eles magnos discipuladores. E o que dizer do Dr. Lutero? O grande reformador do século XVI, apesar de seus grandes e inadiáveis compromissos, Ainda encontrava tempo para ensinar as crianças. Haja vista o catecismo que lhes escreveu.

Foram esses piedosos de Cristo abrindo caminho até que a Escola Dominical adquirisse os atuais contornos.


A Escola Dominical do nosso tempo nasceu de visão de um homem que, compadecido com as crianças de sua cidade, quis dar-lhes um novo e promissor horizonte. Como ficar insensível ante a situação daqueles meninos e meninas que, sem rumo, perambulavam pelas ruas de Gloucester? Nesta Cidade, localizada no Sul da Inglaterra, a delinqüência infantil era um problema que parecia insolúvel.

Aqueles menores roubavam, viciavam-se e eram viciados; achavam-se sempre envolvidos nos piores delitos.

É nesse momento tão difícil que o jornalista episcopal Robert Raikes entra em ação. Tinha ele 44 anos quando saiu pelas ruas a convidar os pequenos transgressores a que se reunissem todos os domingos para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso, ministrava-lhes Raikes várias matérias seculares: matemática, história e a língua materna – o inglês.

Não demorou muito, e a escola de Raikes já era bem popular. Entretanto, a oposição não tardou a chegar. Muitos eram os que o acusavam de estar quebrantando domingo. Onde já se viu comprometer o dia do Senhor com esses moleques? Será que o Sr. Raikes não sabe que o domingo existe para ser consagrado a Deus?

Robert Raikes sabia-o muito bem. Ele também sabia que Deus é adorado através de nosso trabalho amoroso incondicional.

Embora haja começado a trabalhar em 1780, foi somente em 1783, após três anos de oração, observações e experimentos, que Robert Raikes resolveu divulgar os resultados de sua obra pioneira.

No dia três de novembro de 1783, Raikes publica, em seu jornal, o que Deus operara e continuava a operar na vida daqueles meninos Gloucester. Eis porque a data foi escolhida como o dia da fundação da Escola Dominical.


Mui apropriadamente, escreve o pastor Antonio Gilberto:

“Mal sabia Raikes que estava lançando os fundamentos de uma obra espiritual que atravessaria os séculos e abarcaria o globo, chegando até nós, a ponto de ter hoje dezenas de milhões de alunos e professores, sendo a maior e mais poderosa agência de ensino da Palavra de Deus de que a Igreja dispõe”.

Tornou-se a Escola Dominical tão importante, que já não podemos conceber uma igreja sem ela. Haja vista que, no dia universalmente consagrado à adoração cristã, nossa primeira atividade é justamente ir a esse prestimoso educandário da Palavra de Deus. É aqui onde aprendemos os rudimentos da fé e o valor de uma vida inteiramente consagrada ao serviço do Mestre.

A. S. London afirmou, certa vez, mui acertadamente: “Extinga a Escola Bíblica Dominical, e dentro de 15 anos a sua igreja terá apenas a metade dos seus membros”. Quem haverá de negar a gravidade de London? As igrejas que ousaram prescindir da Escola Dominical jazem exangues e prestes a morrer.

Robert Raikes (1735 – 1811), nascido e educado em Gloucester, onde veio a ser advogado, e trabalhando em um jornal local, chamado Gloucester Journal, que pertencia a seu pai, foi o fundador da Escola Dominical.


Constrangido pela difícil situação das crianças de sua cidade, que trabalhavam muito durante a semana e não tinham tempo para estudar, sendo muitas delas analfabetas e completamente ignorantes acerca da moral e da religião, incentivado também pelo avivamento britânico e sendo amigo pessoal de João Wesley, que sempre lutou pelas causas sociais, tais como abolição da escravatura, reforma no sistema penitenciário, medicina humanitária (dispensário onde se recebia assistência médica gratuita), e movido por mais um conjunto de fatores, Raikes foi levado, em 1780, num domingo, a reunir em sua casa algumas crianças com o fito de ensiná-las a ler, escrever e dar-lhes instrução religiosa e moral. Cinco anos depois, em 1785, estava formada a “Sociedade Pró-Escola Dominical”, que estendeu o movimento por todo o império britânico e espalhou-se pelo mundo afora.


Em 12 de agosto de 1859, chega ao Brasil o Reverendo Ashbel Green Simonton, enviado pela Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América do Norte. Após um tempo de adaptação, em 22 de abril de 1860, iniciou classes dominicais para crianças, usando textos bíblicos, o catecismo, a história sagrada e o livro de John Bunyan “O Peregrino”. Hoje quase todas as igrejas evangélicas têm as suas Escolas Dominicais.


A relevância da E.D. é tremenda para todos os cristãos. As crianças podem desde cedo crescer em um ambiente de comunhão com os fiéis e com a doutrina bíblica, podendo também desenvolver sua sociabilidade. Os adolescentes têm a oportunidade de estudar assuntos específicos da sua faixa e de gozar de comunhão e companheirismo. Os jovens e os adultos firmam as suas convicções doutrinárias e aprofundam-se no conhecimento de Deus e da Sua Palavra e todos, como uma só “família de Deus”, crescem no serviço, na adoração e na glorificação do “Pai”.

Como tirar o máximo proveito da E.D.?


1. A oração é prioridade. Lembre-se de orar por você, pelos colegas, professores e pelos organizadores como nos ensina a Bíblia, dizendo: “Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dEle […].” (Efésios 1.17). Lembremos que quando oramos já somos abençoados e preparamo-nos para abençoar uns aos outros.


2. A fidelidade é fundamental. A Bíblia é o nosso livro-texto, portanto conhecê-la o melhor possível é de grande ajuda. Precisamos lê-la, decorar versículos, falar sobre ela uns com os outros e aplicá-la em nosso viver quotidiano. Fidelidade é importante, também no horário e na frequência das aulas.


3. A contribuição de todos é bem-vinda. Cada um de nós é uma célula do mesmo organismo. Cada um tem sua importância e contribuição. Alunos, professores e organizadores precisam se conhecer e se completar, compartilhando ideias, sugestões e trabalho.


Os desafios do mundo hoje, apesar das diferenças contextuais, continuam tão grandes quanto nos dias de Robert Raikes, quando ele começou a “escola dos maltrapilhos”, como era então chamada. Ele, como nós, sabia que os problemas pessoais e sociais podiam ser bem enfrentados e substancialmente solucionados quando partimos do lugar e fundamentos corretos. Temos a Trindade e a Palavra de Deus. Temos tudo de que precisamos!


Termino com a pergunta relevante e inquietante do pediatra, presbítero e superintendente da Escola Dominical da Igreja Presbiteriana Betânia de Niterói, RJ: “Você acredita em Escola Dominical?”.


Eu respondo: sim!

Por  isso que para  ser professor  da Escola  Dominical  além de ser  cristãos e  valores  precisa ser formado em  alguma área Acadêmica, como Letras, Pedagogia  e Advogado  ou  Administrador.

Pessoas que  não  tem nenhuma  firmação  não  pode  exercer  essa profissão e a igreja ou Conselho  dela, não pode  admitir  isso,  Igreja não é para  ser  administrada por  famílias  mas por  pessoas capaz  além de ter  Fé.


 

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