Vejamos, existem razões para protestar em um país onde há apagões elétricos quase todos os dias e por várias horas, onde lá estão transbordando violência que mata um venezuelano a cada 30 minutos, em média e uma significativa falta de produtos.
No entanto, devo dizer que estas condições e esta deterioração da qualidade de vida são apenas um fenômeno novo para a classe média, não para os setores populares. Por exemplo, o fenômeno da criminalidade e mortes violentas tem tempo acontece em bairros e áreas populares, pelo menos 20 anos. Na verdade, a maioria dos assassinatos lá ocorrem. Procurar alguém que vive em uma área popular e perguntar se o produto da violência, não morreu um filho, irmão, parente ou amigo.
O que aconteceu nos últimos anos é que tal violência mudou de mídia de setores de classe de áreas populares e áreas residenciais onde anteriormente não ocorreu.
Mesma leitura pode dar para os problemas de electricidade e água. As cidades e bairros das grandes cidades têm muitos anos sofrendo de recorrentes cortes e racionamento dos serviços, mesmo antes da chegada de Hugo Chávez, em 1998. A questão agora é o apagone
O ponto é que, em muitos sectores está acontecendo não é nada diferente do que já acontecia antes, é a bastante a gentil metade que foi degradada a qualidade de vida quando desgoverno e má gestão tem problemas generalizados e tem combinou para baixo.
Isso significa que as massas nunca vão protestar contra a má gestão económica e a deterioração da qualidade de vida?
Por nada, chavism modelo econômico/político não é sustentável, de qualquer forma e vai acabar diminuindo a qualidade de vida, mesmo abaixo o que vemos agora. No entanto, ainda não temos esse ponto de inflexão, mas para allavamos, infelizmente.
Isso influi também grupos (grupos paramilitares do governo) para ameaçar as pessoas?
Sim, claro, no entanto, isso é um fator a mais, mas lá não é um tirano para cada pessoa pobre ser capaz de assustá-los todos. Há algo mais por trás e eu que atribuo isso a explicação acima.
E se é claro, é que no final deste período, os venezuelanos têm mais coisas em comum, incluindo os mesmos problemas não resolvidos. O que de entrada pode ser um bom fichário para um acordo sobre um país modelo para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.