Pelo menos 172 pessoas foram feridas devido ao terremoto de magnitude 6.0 que sacudiu o norte da Califórnia, hoje o maior na área desde 1989, enquanto centenas de casas foram declaradas inseguras e milhares de casas continuam sem luz, de acordo com as autoridades.
O terremoto causou danos no montante de cerca de 1 bilhão de dólares (760 milhões de euros), segundo estimativas do Serviço Geológico dos EUA (USGS). Obras de compensação continuam nesta segunda-feira e provavelmente terá a duração de uma semana.
O tremor ocorreu em direção a 03.20 (10,20 GMT) e o epicentro foi situados 10 quilômetros de profundidade, cerca de dez quilômetros a sudoeste da cidade de Napa e um pouco mais de 80 sudoeste de Sacramento, relatou o US Geological Survey (USGS).
O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou estado de emergência nos condados de Napa, Solano e Sonoma, no norte do estado e ordenou que as agências do estado para ajudar no trabalho de assistência após o terremoto. O diretor do centro médico rainha do vale, Napa, Walter Mickens, disse a jornalistas que pelo menos 172 pessoas foram tratadas no centro médico por lesões relacionadas com o tremor, principalmente por feridas superficiais e escoriações, mas que todos receberam alta exceto seis.
Entre as seis pessoas que estão em estado grave, há três que permanecem em estado crítico, incluindo um menino que caiu da chaminé da casa dele e um adulto que sofreu um ataque cardíaco. Devido a avalanche de pacientes, a rainha centro médico dos funcionários vale tinha um centro de emergência para receber os feridos no estacionamento. De acordo com as autoridades, pelo menos quinze edifícios foram completamente inabitáveis e no total, há uma centena de casas que tenham sido declaradas inseguras na área do vale de Napa. Nesta cidade, as ruas estão cheias de tijolos, quebrada o vidro e escombros.
Incêndios, edifícios demolidos e falta de luz
Fontes da Pacific Gas and Electric Company, citado pela rede de televisão ABC, assegurou que a 7.300 usuários ainda permanecem sem energia elétrica por causa do terremoto. O tremor também provocou seis incêndios, um em uma área de mobile casas em Napa que destruiu pelo menos quatro deles antes de sofocasen de fogo.
Devido à falta de eletricidade, grande número de famílias que dependem deste poder está sem abastecimento de água da torneira.
O US Geological Survey (USGS) informou que 50 tremores secundários foram registrados após o forte tremor desta manhã, que inicialmente foi dada uma magnitude de 6,1, e isso é o mais forte registrado na área desde o terremoto de 7,0 que abalou Loma Prieta em 1989.
O USGS também reduzido para 36% as chances de que os próximos sete dias para registrar um forte, ou seja, 5 réplica ou uma magnitude de Richter escala. "O terremoto perto da área da Baía (San Francisco) esta manhã foi o maior terremoto que atingiu a área desde o terremoto de Loma Prieta há quase 25 anos", disse o USGS em sua conta oficial no Twitter.
As autoridades locais foram todos os danos de inspeção dia às infra-estruturas e por algum tempo fechado duas rodovias para avaliar a sua condição, mas retornou-los para abrir depois de verificar a sua segurança, bem como das pontes na área da baía, onde San Francisco.
No entanto, as autoridades anunciaram o fechamento das escolas amanhã segunda-feira em Napa, um mundo de pitoresca cidade famoso por suas colinas com vinhas e abriga algumas das mais famosas adegas do país.
Até agora não foi determinada a causa do terremoto, mas o USGS observou que "suspeita" de um movimento tectônico na seção do Browns Valley, na falha de Napa ocidental.
Na Loma Prieta terremoto em outubro de 1989, matou 63 pessoas, 16.000 casas foram destruídas e quebraram parte da Bay Bridge, a longa ponte que liga San Francisco com o leste da baía.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.