NOTA EXPLICATIVA: AS INFORMAÇÕES VIERAM DIRETO DE HAVANA, NAO SE IDENTIFICARAM,PORÉM PARTICIPOU DE DIALOGO DE PAZ LA HAVANA CUBA, O QUE NÃO DEIXOU CLARO SE ELA APENAS UM PARTICIPANTE COMO OUVINTE, MAS, A SUA DECLARAÇÕES FORA FÁTICAS, E PELO JEITO SÃO VERIDICAS, MANDOU ESSA INFORMAÇÃO E A FOTO PARA PROVAR QUE REALMENTE ESTEVE LA!
Presidente Juan Manuel Santos tem levado a algumas vítimas para Havana, então eles se reconciliar com seus algozes.
A idéia por trás da cerimônia originou-se em terapias psicológicas. É uma extensão dos processos de cura dos casais em que ocorre um delito grave.
Quem cometeu a falta assume a culpa, se arrependem, e a vítima perdoa. A partir daí eles retomar a relação e, pouco a pouco, os laços emocionais são restaurados. Sem este processo é difícil a recuperação da confiança no outro.
O problema deste modelo de terapia é que ele funciona apenas entre indivíduos, não coletivamente.
É provável que as vítimas realmente perdoem, porque eles lançaram o desgosto que produziu o ódio e desejo de vingança.
No entanto, é muito raro, quase inexistente, o arrependimento daqueles que cometem crimes contra os "inimigos de classe", como eles lutam para causas que parecem justas para eles.
Che Guevara colocá-lo em uma frase sincera e eloquente: "como um factor no combate ao ódio, ódio intransigente do inimigo, que empurra para além das limitações naturais do ser humano e transforma-lo em uma máquina de matar eficaz, violenta, seletiva e fria".
Alguém imagina a Guevara ou a Stalin, envergonhado e arrependido de seus crimes? Ou de Hitler, Mussolini, Franco, Pinochet e Videla?
Alguém pode acreditar que tiro fixo ou Mono Jojoy estaria disposto a se arrepender de seus crimes "revolucionários"? É Tymoshenko, o atual chefe das FARC isso?
Havana não é o lugar ideal para tentar a reconciliação. A ilha, não é, precisamente, o cantão de Basileia.
Os cubanos milhares de tiro, Chase hospeda os homossexuais se arrependem, dos actos de repúdio? Arrepender-se a Fidel e Raúl Castro afundaram um barco cheio de refugiados em que duas dezenas de crianças, ou a demolição em águas internacionais, de dois aviões desarmados que se afogou protégées vigas? Eles arrepender-se da morte de Oswaldo Payá e Harold Cepero?
Os tupamaros, montoneros, os esquadrões da morte da direita assassina, o narcoguerrilas comunista das FARC e narco quem lutou com eles todos aqueles violentos e delirante, grupos à direita e à esquerda, não acredito que eles não têm nada que se arrependa. Eles estão cheios de justificações e desculpas políticas e ideológicas.
Há anos, intrigado por esta falta de empatia, pedi uma pessoa que tinha "executado" treze inimigos políticos se sentiu remorso.
Paradoxalmente, foi um homem bom e gentil da família. Mesmo, ele era tímido e compassivo. Ele tinha matado eles às vezes através de atentados e outros em tiroteios causados por outros. Foram crimes políticos.
Ele me olhou com espanto e respondeu sem hesitação: "Sim, mal me consciência por todos os que escaparam-me". E então ele começou a dizer-me várias tentativas para tirar a vida de outros homens armados violentos.
Você não pode acreditar nestes processos coletivos de reconciliação. Eles tendem a ser uma farsa. Na minha opinião, os narcoguerrillas comunista das FARC estão dispostos a entregar as armas, mas apenas para tentar obter o governo através do processo eleitoral de Chávez.
Eles não renunciaram para conquistar o poder ou criar uma coletivista, ditadura, mas o método utilizado até agora. Realmente, não pedir perdão. Eles jogam para fazê-lo. (Paris, você sabe, é bem a pena uma massa).
Com 100 ou 200 milhões de dólares que fornecê-los com o tráfico de drogas, Venezuela, que contribuição mais e se agachou para trás a figura de um cara de esquerda a beber, como fez o comunista em El Salvador, protegido por trás de Mauricio Funes, eles vão tentar chegar a Casa de Nariño "legalmente", aproveitando as divisões e a fraqueza dos grupos democráticos.
Uma vez ocupada a cadeira começaria a festa patrocínio e prebendaria para recrutar uma maioria precária e com isso desmantelar completamente as bases da República.
Santos sabe disso, mas, como o metade-Colômbia, que visa acabar com a guerra a qualquer preço. Vamos ver se, em seguida, os colombianos conseguem manter as liberdades e ganhar o jogo. Espero que "explodir a paz", mas que este não seja o início de outra expressão de horror.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.