Páginas

terça-feira, 4 de novembro de 2014

COMANDANTE DOS PARAMILITARES COLOMBIANOS FOI DEPORTADO DA VENEZUELA PARA COLOMBIA, OMAR MONTEIRO MARTINEZ ELE FOI CONDENADO A 39 ANOS PELA MORTE DO ADVOGADO ANTONIO MARIA RIVERA MOVILLA

Nesta terça-feira, o governo da República Bolivariana da Venezuela, deportado para Comandante de paramilitares Colômbia Omar Montero Martinez, conhecido como "Codazzi" alias.

De acordo com um escritório do Ministério do Interior, justiça e paz (MIJP) Montero Martínez foi aplicado com alerta vermelho da organização internacional de Polícia Criminal (Interpol, por sua sigla em inglês), pela Comissão de crimes de homicídio agravado e deslocamento forçado nos departamentos de Magdalena e Cesar, no país colombiano.

Montero Martinez foi preso em 23 de julho em uma fazenda localizada em Sabana de Mendoza, estado de Trujillo, durante uma operação do escritório nacional antidrogas (ONA) e a guarda nacional Bolivariana (GNB). A operação teve o apoio da investigação da direcção de Instrução Criminal (Dijin) de Colômbia.

Durante a detenção em Trujillo, o então proprietário do MIJP, Miguel Rodríguez Torres, informou que o Montero Martínez foi Tenente do bloco de norte de Santander, das unidades de autodefesa da Colômbia (AUC).

Ele também participou na operação paramilitar Daktari em 2004, cujo objetivo era assassinar o líder da Revolução Bolivariana, Hugo Chávez Frias.

O cidadão de nacionalidade colombiana tem contra 18 mandados de prisão por crimes de desaparecimento forçado, assassinato de pessoas protegidas, ilícito recrutamento de menores, roubo qualificado, concerto para cometer crimes e deslocamento, o escritório dos detalhes MIJP.

Além disso, ele foi condenado a 39 anos e seis meses de prisão pelo homicídio do advogado Antonio Maria Rivera Movilla, ocorrido em fevereiro de 2003.

A extradição foi realizada desde a Base Aérea de Francisco de Miranda em La Carlota, em Caracas o maior, e Montero Martínez foi transferido para a fronteira com a Colômbia, onde foi recebido pelas autoridades daquele país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.