Páginas

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O GOVERNO CUBANO RETORNA PROPRIEDADES À IGREJA CATÓLICA

VAMOS  RELEMBRAR  DESSA  MATÉRIA  EM 2013
MAS  CONFIRMADAS  DIA 24/12/14 PELO VATICANO


A Agência AP salienta que o processo de retorno 'silencioso' vai de volta para 2009 e vai continuar a 'progressivamente'


O regime tem retornado uma dúzia de propriedades à Igreja Católica, entre os quais está a capela da antiga Universidade de Santo Tomás de Villanueva, localizado no bairro de Miramar. 

De acordo com a Agência AP informou na terça-feira, o governo está retornando a partir de 2009, em um Propriedades religiosas "processo silencioso".


De acordo com a agência, as autoridades iniciaram "a restituição para os antigos donos dos templos, Freguesia de casas, terrenos e edifícios que foram tomados pelo governo para o triunfo da revolução".

"É um gesto por parte das autoridades muito positivas, de alguma forma para restaurar o que pertence à igreja e especialmente a nível local onde isso ocorre, cria uma atmosfera de confiança," disse o Padre José Félix Pérez, secretário-adjunto da Conferência dos bispos católicos de Cuba. "Está a acontecer, deve-se notar que, gradualmente."


Uma fonte do bispado de Bayamo-Manzanillo disse que esta decisão significa “poder dispor de algumas instalações em meio a uma carência de locais nesta diocese e isto sempre é uma bênção”. Não obstante, lamentou a falta de templos e capelas em muitos lugares, mas disse que se mantém “a aspiração” de tê-los no futuro, para o seu trabalho pastoral.

Também destacou que os acordos com o governo local, ainda “em processo de execução”, também incluem a restituição da capela São Tarcísio, construída na década dos anos 1950, na cidade de Manzanillo, situada a uns 900 km ao leste de Havana.

Segundo as fontes citadas, as autoridades do governo em Granma aprovaram, além disso, a entrega para a diocese de um terreno em Cauto Embarcadero, para levantar uma capela, e a autorização para construir outra paróquia, no mesmo terreno onde antes estiveram ambos localizados no município de Rio Cauto.

Nos últimos anos, abriu-se uma nova etapa de estiramento nas relações entre a Igreja católica e Estado cubano, marcadas durante a revolução castrista pelas crises, desencontros, altos e baixos e por tensões.

A construção de novos templos é uma das reivindicações que a Igreja católica insiste em recuperar, em Cuba, para realizar sua missão social. 

Já faz algum tempo que tem aumentado os contatos entre a Igreja e o Governo, as procissões públicas, e vários templos foram devolvidos.

De acordo com dados do arcebispo de Havana, 60% da população cubana se consideram católicos em referência ao número de pessoas batizadas, há cerca de 650 templos, 340 sacerdotes e umas 600 religiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.