Pelo menos 170 pessoas foram mortas, 1.400 feridos e 180 desapareceram após um terremoto de 6,3 graus na escala Richter no domingo na província de Yunnan, no sudoeste da China. De acordo com o U.S. Geological Survey, a profundidade foi menos de uma milha (1.600 metros).
De acordo com centro Sismológico da China, o terremoto ocorreu em 1630, hora local (08:30 GMT) e seu epicentro foi localizado a 27,1 graus de latitude norte e 103,3 graus nesta latitude com uma profundidade de 12 km em Ludian, com 265,900 habitantes, Condado pertencente à cidade de Zhaotong em Yunnan.
No entanto, de acordo com a agência oficial Xinhua, a maioria das vítimas vem da cidade de Qiaojie, Condado de Zhaotong, que tem sido severamente afetada pelo terremoto. O terremoto derrubou e danificou muitos edifícios, particularmente velhos e residenciais, construção de acordo com a Xinhua detalhada.
Policiais e paramilitares tem pressa para ir para as áreas afetadas, e eles começaram a mover-se tendas de 2.000, 3.000 camas de pull-down, 3.000 cobertores e 3.000 casacos para a região. O governo provincial de Yunnan enviou uma equipe de emergência de 30 pessoas para o epicentro do terremoto, e em breve eles vão avaliar a situação.
De acordo com o South China Morning Post, tremendo foi sentido em cidades próximas, como a capital provincial, Kunming, além de Chongqing, Leshan e Chengdu na vizinha província de Sichuan.
Alguns moradores já publicou imagens das consequências do terremoto, no qual você pode ver as paredes portas e janelas quebradas ou danificadas.
"Senti um forte tremor em meu apartamento, em um quinto andar, e alguns pequenos objetos começaram a cair das prateleiras, disse um residente de Ludian agência oficial Xinhua.
A maioria das pessoas deixou suas casas correndo para a rua, disse que o residente, que apontou que a eletricidade foi cortada e os serviços de comunicações foram afetados, por isso é difícil de entrar em contato com os moradores de Ludian por telefone. Outra testemunha disse que ele sentiu como se "Eu naveguei em um navio" enquanto dirigia seu carro durante o tremor.
Este terremoto vem poucas horas depois de outro 5 graus atingiu a região oeste do Tibete em 14, hora local (6,00 GMT), embora neste caso relatado de vítimas.
Zhaotong está a 300 quilômetros de Kunming, capital provincial, onde em 2012 um terremoto de 5,7 graus causou mais de 80 mortes e feriu mais de 800 pessoas.
O sudoeste é uma área de freqüente atividade sísmica e, nesta época do ano, também sofre de fortes chuvas no mês passado causou graves inundações e deslizamentos de terra.