SAN JOSE, COSTA RICA CENTRAL GAZETA IRBING INTERNACIONAL
A inclusão do porto-riquenho activista Rubén Berríos como chefe da delegação de Nicarágua solicitado o cancelamento da reunião privada que seguraria a presidentes e ministros dos negócios estrangeiros, que participaram da comunidade de Estados Latino-americanos e caribenhos (CELAC) III.
Berrios foi incluído pelo Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, como parte da sua delegação e deu-lhe um espaço na sessão plenária do CELAC que falam a favor da independência de Porto Rico.
Isto levou a uma troca entre Ortega e presidente da Costa Rica, Luis Guillermo Solís, quem disse que a inclusão de Berrios afetou as regras acordadas em cima pelos membros do CELAC, enquanto da Nicarágua solicitada "respeitar" a vontade de seu país ceder este espaço.
Ao mesmo tempo a conferência de imprensa após a cimeira, Solis explicou que a Nicarágua insistiu em incluindo Berrios na reunião privada entre os chefes de estado e ministros dos negócios estrangeiros, solicitando o protesto de várias delegações.
O Presidente do Equador, Rafael Correa, aprovou a decisão de Solis de suspender a reunião, como considera-se que ele violou os procedimentos com a atitude da Nicarágua e é marcado um mau precedente.
"Um precedente desagradável está sentado, não poderia Estados Unidos na Cimeira das Américas para dar espaço para a Inglaterra para discutir as Malvinas. Procedimentos errados, ele marca um precedente negativo, ", disse Correa.
A III cimeira do CELAC concluiu na quinta-feira na Costa Rica, com a adopção da declaração política e as "instruções especiais", incluindo um voto de apoio a Cuba contra o embargo econômico dos Estados Unidos e apoio ao processo de paz na Colômbia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.