O Secretário de estado dos EUA, John Kerry e o Ministro dos negócios estrangeiros cubano, Bruno Rodríguez, tiveram uma longa conversa ontem à noite.
Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama e Cuba, Raúl Castro, discutem amanhã, sábado, em meio a visita ao Panamá pela 7ª Cúpula das Américas. Assim, a casa branca, que enfatizou que até agora lá disse que ela agendada uma reunião formal entre os dois.
"Prevemos que (Obama e Castro) terá um diálogo amanhã à margem da cimeira," explicou Ben Rhodes para jornalistas da casa branca nacional segurança Conselheiro adjunto, de acordo com agências de notícias internacionais.
Obama e Castro são dois dos três presidentes que geraram maior expectativa sobre a 7ª Cimeira das Américas, que abre hoje, 10 de abril.
Ambos já tinham seus primeiros contatos. O Director-Adjunto da Agência Nacional de informação de Cuba, Jorge Leganoa, anunciou que o odos presidentes falou por telefone ontem à tarde de quinta-feira, informou a agência de notícias AP A casa branca nem o governo cubano fez declarações a este respeito.
É a segunda conversa entre os líderes dos Estados Unidos e Cuba em mais de 50 anos. A primeira foi em dezembro, pouco antes de ambos os governos anunciaram a restauração de laços diplomáticos, um processo que é ainda.
OBAMA E CASTRO, REUNIÃO HISTÓRICA
Obama e Castro chegaram no Panamá, na quinta-feira. Primeiro tornou-se presidente dos EUA, que chegou às 18:45 no Aeroporto Internacional de Tocumen, no meio de um dispositivo de segurança apertado. Seu avião, Air Force One, chegou da Jamaica.
Em seguida fez Castro, também no âmbito de medidas de segurança, no terminal de ar no Pacifico, Panamá. Nenhum deu declarações à imprensa.
Estados Unidos e Cuba - que iniciaram um processo de aproximação depois de décadas de hostilidades - alcançado progresso quinta-feira em conversações históricas no Panamá.
O Secretário de estado dos EUA, John Kerry e o Ministro dos negócios estrangeiros cubano, Bruno Rodríguez, tiveram uma longa conversa ontem à noite.
"Ambos foram concordaram que o progresso é feito e continuará a trabalhar para resolver as questões pendentes", disse um funcionário do departamento de estado.
Cuba participa pela primeira vez neste fórum, uma vez que a ilha foi excluída da primeira cúpula das Américas em 1994.
Ocorre no meio do fato de que Obama recebeu ontem quinta-feira a recomendação do departamento de estado para a ilha da lista de países de patrocinar o terrorismo.
EXPECTATIVAS
Outro fato que faz com que esta cimeira é objecto de tensões entre os Estados Unidos e Venezuela. O presidente venezuelano Nicolas Maduro - outro presidente que gerou grandes expectativas - chegou hoje na cidade do Panamá.
Ele vem com a promessa de conseguir as assinaturas de mais de 13 milhões garante se juntaram contra este decreto para Venezuela como uma ameaça à segurança dos Estados Unidos, que impôs sanções em sete funcionários do governo venezuelano de Obama.
No entanto, nos últimos dias, Washington e Caracas caiu Tom de confronto.
delegações de 35 países americanos, ao mais alto nível, participando a sétima versão da Cúpula das Américas. O tema central é: "prosperidade com eqüidade: o desafio da cooperação nas Américas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.