Páginas

domingo, 26 de abril de 2015

CONHEÇA UM POUCO DA ACINE QUE FAZ A DIFERENÇA EM NOVA ESPERANÇA PARANÁ DESTE 1996, HOJE ESTA HAVENDO 63a EDIÇÃO DO UNDOKAI VOCÊ CONHECE UNDOKAI NÃO ENTÃO LEIA

Associação Comercial e Industrial de Nova Esperança, entidade civil sem fins lucrativos, teve seu marco inicial em 31 de maio de 1959, na sala do Plenário da Câmara Municipal de Nova Esperança, onde reuniram-se em Assembleia Geral, com o objetivo de fundar a Associação Comercial e Industrial de Nova Esperança, que teve como 1º Presidente o senhor Joaquim Costa Monteiro, seu Vice-Presidente: Benedito Silveira e sua diretoria. 



*Fonte: Arquivos da ACINE


Atuava em Sede alugada, até que no ano de 1994 a diretoria resolveu administrar grupos de consórcio que geravam receita ao caixa da entidade, nesse mesmo ano a Associação recebeu como doação da Prefeitura Municipal um terreno com 580 metros/2, e ali foi cultivado um sonho, até que em 12 de julho de 1996, foi então inaugurada sua Sede própria na Rua Vereador José Felipe Elias, 635.


No início do ano de 1996 foi informatizado o SCPC, onde era utilizado o mesmo programa de Maringá. Em 1998 a Acine contava com 137 associados. Em 31 de maio de 1999 foi feita a reformulação do Estatuto Social e a Acine passou a denominar-se Associação Comercial, Industrial, Agropecuária, de Profissionais Liberais e de Pessoas Físicas Dedicadas a Atividade Empresarial de Nova Esperança e Região, onde nessa mesma ocasião foi firmado convênio com a Unimed aumentando em mais de 50% o número de associados.

No ano de 2000 foi firmada parceria com o Sebrae/Pr onde foi instituído o Proder- Programa de Emprego e Renda, a partir dessa parceria, foram surgindo outros e novos serviços como:

- Convênio com Cartório de Protesto de Título;
- Convênio com Banco do Brasil para linha de crédito (Cooperfat);
- Campanhas promocionais com premiações mais atrativas;
- Entrega de mala direta divulgando os serviços dos associados, cursos, palestras, treinamentos, workshop, sala de reunião, sala de treinamento com capacidade para 45 e 60 pessoas;
- Auditório com capacidade para 120 pessoas – inaugurado no ano de 2002;
- Videoteca com mais de 30 volumes;
- Convênio com Sicredi para financiamento de capital de giro através da Faciap;
- Programa Paraná Digital que possibilita a aquisição de computadores;
- Proe Programa de Orientação para o Estágio;
- Disponibilização de internet para consulta;
- Projeto Educar em fase de implantação;
- Parceria com o provedor Hnet Informática para desconto na instalação de internet aos associados; 
- Parceira com a CTA Informática em estudo;

Hoje a Acine conta com 360 associados nos mais diversos segmentos e sua diretoria participa ativamente do Conselho de Segurança, Conselho do Trabalho, Conselho Rural, Conselho do CAE (Conselho Alimentício Escolar), Fórum de Desenvolvimento de Nova Esperança, entre outros. Missão Estimular o crescimento sócio econômico de Nova Esperança e Região, promovendo a integração e o fortalecimento das empresas e do capital humano, com prestação de serviços e informações de qualidade. Visão de Futuro para 2015 Ser reconhecida regionalmente como uma entidade ética, comprometida com o desenvolvimento de Nova Esperança e Região. ACINE - “Preparando junto o futuro de nossa cidade”


Neste  domingo  esta sendo  realizado  aa 63a Edição do Undokai. Campo de Beisebol Acene. Sejam todos bem vindos, Domo Arigatougozaimasu.
 — conRoberto Pasquini y 20 personas más. para  toda  comunidade de  NOVA ESPERANÇA.

MAS O QUE  UNDOKAI :  Undokai ou Undoukai'(undou - esporte, kai - reunião) significa "reunião ou encontro de esportes". Entretanto, ao contrário da conotação altamente competitiva ou profissional que têm os encontros de atletismo, no Undokai todos os participantes são pessoas comuns, que não são necessariamente praticantes de uma modalidade esportiva específica. Sendo todos os participantes "atletas amadores", convencionou-se traduzir Undokai como "gincana poliesportiva".
O Undokai é um evento informal, um dia de fim de semana em família que reúne os descendentes de japoneses. Organizado por comunidades locais, as atividade são prioritariamente direcionadas às crianças, que podem brincar e interagir com outras crianças, com suas próprias famílias e com a comunidade. O senso de grupo é fundamental para a própria existência e realização de um Undokai (afinal de contas, sem a comunidade não há como organizar e fazer o evento acontecer).

Geralmente os Undokais são realizados no Japão no outono. meses de setembro, outubro e novembro. No Brasil, a maioria dos undokais são realizadas entre maio e agosto coincidindo com o outono do hemisfério sul.
No Japão, onde espaço é sinônimo de luxo, as festas são realizadas em escolas, já que estas funcionam como bases da vida comunitária e pelo aspecto prático de possuírem espaço aberto para que eventos deste tipo possam acontecer. O Undokai é um evento aguardado e organizado com grande antecedência e ansiedade pela comunidade - dos alunos aos professores e administradores da escola, das crianças aos pais. Meses antes da realização do evento, comissões são formadas para montar barracas, angariar brindes e prendas, preparar objetos e acessórios que serão usados nas atividades e definir quem atuará na organização direta no dia do evento. Poucos dias antes do evento, o campo ou terreno da escola vira um formigueiro de atividade frenética. Adultos e crianças, todos trabalham. Barracas são erguidas, bandeirolas são penduradas, marcações são delineadas no chão, caixas de material são distribuídas, equipamentos de som e fios são instalados.
Na véspera, em casa, os preparativos continuam. Uma troca de roupa limpa para cada membro da família vai para uma sacola (todos vão correr, pular e se sujar para participar das brincadeiras ao longo do dia, e fica difícil enfrentar o caminho de volta para casa num carro com todos cobertos de suor e poeira). Mesas e cadeiras dobráveis são colocadas no porta-malas. Mães preparam bentõs (lanches para viagem) caprichados, suficientes para alimentar a família inteira que ao longo do dia ficará mais esfomeada ainda de tanto correr e pular, à base de onigiri (bolinho de arroz branco japonês) ou de musubi (bolinho de arroz temperado), sasami furai (tiras de peito de frango empanado), yakizakana (pedaços de peixe grelhado), tempurá (legumes empanados), kyuri sando(sanduíches de pepino e maionese em pão de forma), tsukemono (conservas de legumes como nabo, cebolinhas, acelga ou raiz de bardana) e umeboshi (pequena ameixa japonesa azeda). Caixas e cestas de piquenique com comida e bebidas preparadas de madrugada ou nas primeiras horas da manhã são rapidamente levadas ao carro, e a família segue para a escola. é preciso chegar bem cedo. Embora os Undokais comecem oficialmente às 9 ou 10 horas da manhã, filas para entrar e pegar bons lugares para se acomodar se formam às 6 ou 7 da manhã.
Como há atividades para todas as faixas etárias e ambos os sexos, é comum que parentes que morem fora da cidade, como avós, tios e primos, "engrossem" o grupo familiar no evento. Apesar da aparente simplicidade e de um ar de anacronismo que dá a impressão de que os Undokais não mudem há décadas, a popularidade do evento caiu nos anos 70 e 80, quando foi visto como algo arcaico e fora de moda. Criado no fim do século XIX - época em que a maior parte de seus participantes viviam em comunidades rurais - o Undokai passa por uma revalorização neste início de século XXI, por ser uma das poucas oportunidades do ano em que diferentes gerações de famílias, atualmente com estilos de vida urbanos e agendas cheias, se reúnem para desfrutar de um dia de diversão com sua comunidade. Resistindo ao tempo, e inspirando nostalgia de uma fase em que a vida parecia mais simples e menos violenta, os Undokais são eventos hoje de grande sucesso.
No Brasil, Undokais são realizados em associações de japoneses e seus descendentes, principalmente onde tem escola de língua japonesa. Tão populares e antigos que os primeiros realizados no Brasil aconteceram antes mesmo dos primeiros imigrantes pisarem em terras tupiniquins, pelos passageiros que estavam a bordo do navio Kasato Maru em 1908 - o primeiro a trazer oficialmente um grande grupo de imigrantes pelo acordo assinado entre o Brasil e o Japão em 1895 - que ocuparam todo o deque superior externo do navio para assistir e participar das corridas e brincadeiras. Desde então, em terra, os Undokais passaram a ser realizados anualmente e tornaram-se uma tradição. Ao se estabelecerem no Brasil, os imigrantes sentiram necessidade de promover eventos de integração social e a realização da festa foi uma escolha natural, partindo-se do fato de que, independentemente de qual região ou província vinham as famílias de imigrantes, todos conheciam e sabiam como funcionava a dinâmica de um Undokai.
Tem undokais que acontecem há 75 anos consecutivos com é o caso do de Itapecerica da Serra, muitos com mais de 60 anos como ibiuna, osasco e outro..

[editar]
Resumindo

UNDOKAI, como a maioria das palavras japonesas ela é composta por undô - esporte, movimento e kai - reunião, assim seria uma reunião de esportes o que equivale a uma gincana esportiva organizada, geralmente no outono, pelas escolas de língua japonesa,ou pelas associações culturais onde um grande número de voluntários organizam, arrecadam fundos, fazem e servem lanches para os visitantes, além de participarem das diversas modalidades de atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.