Páginas

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Diplomáticos y políticos locales, medios internacionales, grupos guerrilleros, entre otros reaccionan ante la 'histórica' Cumbre en Panamá.

A 7ª Cimeira das Américas deixou um conjunto de questões acordadas que deve ser monitorado, reafirmou o papel de mediador do Panamá e enfatiza o novo mapa geopolítico que é desenhado na região, bem como rapidamente a uma acordo de paz na Colômbia.

Embora não assinou uma declaração final da cimeira, este aspecto não diminui o mérito de você para o sucesso do evento porque um documento de consenso com questões específicas como a educação, disse Ricardo Alberto Arias, anunciou no país.

Como Arias, internacionalistas Gandásegui Marcos e Luis Navas de sociólogo incluem o acompanhamento que deve ser dado o consenso alcançado em questões como educação e saúde. Gandasegui "É o que os povos e a sociedade civil querem", disse. "Não deve ser deixado à parte os acordos alcançados em paralelo para um e propostas no campo da educação e do desenvolvimento, entre outros", disse Navas. O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, propõe-se criar um novo quadro institucional no âmbito do Sistema Interamericano para aumentar a qualidade da educação na região.

MEDIADOR DE PANAMÁ

Eloy Alfaro, antigo embaixador do Panamá em Washington, aponta que, com o Panamá Cimeira recuperou seu papel de país de mediador. Ele disse que o governo panamenho deve continuar nessa direção e não deixá-lo para conseguir que ela é dar diálogos prometidos na nomeação.

Este aspecto destaca as conversações que estão pendentes entre os Estados Unidos e Cuba para restaurar formalmente as relações e o levantamento do bloqueio econômico à ilha. Também os diálogos a seguir entre Venezuela e Estados Unidos para uma saída para a crise política no país sul-americano.

Arias também anunciaram notas que Panamá deve continuar com sua política de que "aqui covergen funcionando diferente". Arias recordou que foi em 1956, durante o "encontro do Panamá", quando Cuba se despede este tipo de evento, e quase 60 anos mais tarde é o Panamá, país que a média para seu restabelecimento para os fóruns do continente.

NOVO MAPA

Em um editorial ontem, o jornal o país da Espanha destaca-se a "nova diretoria geoestratégica" que desenhou a Cimeira no Panamá. Abordagens de Cuba e a União Europeia iria apresentar um novo mapa geoestratégico que está em uma situação "constrangedora", Venezuela, Argentina e Brasil forçando a repensar seu papel na região, disse o jornal.

Devemos lembrar que Presidente brasileira Dilma Rousseff, na sua reunião com seu homólogo Barack Obama anuncia uma visita para nós após as tensões entre as duas queixas de possível espionagem por parte do governo do Rio por Washington.

O jornal disse que "a política de ofertas e promessas que levou Obama," muito difícil de refutar aqueles que estiveram em uma retórica anti-americana obsoleta ".

Obama trouxe promessas de energia limpa para a região e um pacote de investimentos vale US $ 1 bilhão para a América Central para melhorar a segurança pública e um intercâmbio de estudantes com projeto de América Latina.

PROCESSO DE PAZ

Os guerrilheiros das Farc ontem em Havana agradeceram os pronunciamentos em favor das negociações de paz da Colômbia feitas pelos presidentes na Cúpula das Américas no Panamá.

"Para cumprimentar a culminação bem-sucedida da 7ª Cúpula das Américas, não podemos deixar de agradecer as manifestações explícitas de apoio para os diálogos de paz que visam acabar com o doloroso confronto entre Colômbia", disse negociador Carlos Antonio Lozada.

Em seu discurso, a maioria dos 35 chefes de estado que participaram da reunião hemisférica manifestou o seu apoio para as negociações de paz que realizou as Farc e o governo de Juan Manuel Santos, de novembro de 2012. Os líderes instou rapidamente a uma acordo entre as partes ser dado para trazer a paz para a Colômbia.

REAÇÕES LOCAIS

O ex-presidente da República, Martín Torrijos disse que foi um sucesso continental e felicitou o governo de Juan Carlos Varela. Rómulo Roux, Presidente do MDC, disse que o evento foi um sucesso. Por sua parte, Alfredo Motta, do movimento independente, felicitou o governo para a organização do evento e os resultados obtidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.