Páginas

terça-feira, 14 de abril de 2015

O CONGRESSO FAZ UMA "ARMADILHA" AO POVO BRASILEIRO EMPRÉTIMOS CONSIGNADO A JUROS DE 40%, PARECE FÁCIL MAS NÃO É, NA REALIDADE VAI SER A MAIOR FALÊNCIA DA FAMILIA CUIDADO

O brasileiro poderá endividar-se mais. A Câmara aprovou a medida provisória que autoriza o trabalhador a quitar a fatura do cartão de crédito direto no contracheque. É o consignado do cartão. Será possível destinar 10% do salário para isso.

Isso  é  uma das  verdadeiras " armadilhas"  de  retomar  pelo  sistema  do  governo tudo  o que  você comprou e  não  conseguiu pagar as  suas  dividas, e  pode tercerteza  absoluta, além de  você  correr o risco de ficar  com o  seu nome  sujo  na praça  não poderá  mais  trabalhar, o que  aconselhamos  não  entra nesse  " jogo" sujo.

Com a alteração, o teto do empréstimo com desconto em folha sobe para 40%. Atualmente, só é possível comprometer 30% da remuneração com esse tipo de empréstimo. A medida, que também atenderá aposentados e pensionistas, segue para análise do Senado. 

O que esperar

O pedreiro Luciano Santos Ribeiro, 54 anos, aprovou a história. “Tô cheio de empréstimos. Isso dá uma ajuda”.  Mas é preciso tomar cuidado para a ajuda não virar mais uma encrenca na vida, alertam os especialistas.

Com juros médios de 2,92% ao mês no consignado (41,25% ao ano), 9,64% no cheque especial (201,74% ano) e 12,02% ao mês no cartão de crédito (290,43%, ano), segundo a Associação dos Executivos de Finanças (Anefac), a novidade pode ser positiva para se livrar do endividamento.

"Trocar dívida com juros altos por empréstimo com taxas menores vai ajudar quem está muito endividado. Mas a não pode servir de oportunidade para se gastar mais”, diz o professor da Universidade de São Paulo (USP), Manuel Enriquez Garcia.

O economista Hélio Hallite recomenda cuidado dobrado. Segundo ele, esse não é momento para novos endividamento. “O que o trabalhador precisa analisar é se será bom para ele ou apenas para o banco, porque os níveis de inadimplência têm subido”.
Confira os detalhes:
- A Câmara aprovou, na última quinta-feira, um desconto de mais 10% no holerite para trabalhadores utilizarem a linha de crédito com desconto em folha para quitar dívidas do cartão de crédito.
- Atualmente, eles podem descontar, no máximo, de 30% de sua remuneração com o consignado.
- Com isso, o limite sobe para 40% do salário.
-Além desses descontos, o trabalhador poderá continuar a autorizar mais 10% do salário em convênios com planos de saúde, farmácias, previdência privada e seguros.
- Aposentados e pensionistas do INSS também foram incluídos nessa medida e poderão utilizar o limite de mais 10% para descontos no cartão de crédito. 
Cuidados
- A medida tem dois lados, dizem os especialistas.
- Pode ser boa se o trabalhador ou aposentado usar para se livrar da dívida com cartão, que tem juros altos.
- Mas, depois disso, é preciso readequar o orçamento para o novo valor do salário ou do benefício, que será menor.
- Não dá pra pegar a grana emprestada e continuar a usar o cartão e fazer novas dívidas.
-Portanto, é preciso analisar a situação com muito cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.