Páginas

domingo, 26 de julho de 2015

TURQUIA EM ALERTA DIA 28 DE JULHO HAVERÁ UMA REUNIÃO NA OTAN ELES PEDEM PROVIDÊNCIAS CONTRA O GRUPO TERRORISTAS QUE OS ATACAM

Todas as decisões da Otan são tomadas por consenso, após discussão e consulta entre os países membros. A consulta entre os Estados membros é uma parte fundamental do processo de tomada de decisões na OTAN, permitindo Aliados para trocar pontos de vista e informações, e para discutir questões antes de chegar a um acordo e tomar medidas.


A consulta é uma parte fundamental do processo de tomada de decisões da OTAN desde que todas as decisões são tomadas por consenso, após discussão e consulta entre os membros.

No artigo 4 do Tratado fundador da OTAN, os membros são incentivados a trazer assuntos à mesa de discussão no âmbito do Conselho do Atlântico Norte, o principal fórum de consulta política.
Desde a criação da Aliança em 1949, o artigo 4º foi invocada várias vezes, por exemplo, pela Turquia, em 2003 e em 2012 e na Polónia em 2014.
Consulta regularmente toma lugar dentro da rede existente de comités e grupos de trabalho, que derivam sua autoridade do Conselho.
Consulta dá NATO um papel ativo na diplomacia preventiva, fornecendo os meios para ajudar a evitar um conflito militar.

As consultas realizar-se sobre todos os assuntos de interesse para a Aliança: o desenvolvimento de novas capacidades militares e relações de cooperação com os países terceiros, operações militares etc. Discussões tocar efetivamente nos negócios da NATO dia-a-dia, os seus objectivos principais e seu papel fundamental. Além disso, os membros são incentivados a trazer assuntos à mesa de discussão no âmbito do Conselho do Atlântico Norte (NAC). Esta prerrogativa é descrito no artigo 4.º do tratado fundador da NATO: "As partes consultar-se sempre que, na opinião de qualquer um deles, a integridade territorial, a independência política ou a segurança de qualquer das Partes está ameaçada."

O processo de consulta é, por conseguinte, no centro da NATO. Isso reforça a dimensão política da Aliança, dando-membros a oportunidade de expressar opiniões e posições oficiais, e também dá NATO um papel ativo na diplomacia preventiva, fornecendo os meios para ajudar a evitar um conflito militar.

A consulta é contínuo e ocorre tanto em uma base formal e informal. Pode acontecer rapidamente devido ao fato de que todos os Estados membros têm delegações permanentes na sede da OTAN em Bruxelas. 

Os governos podem se unir a curto prazo sempre que necessário, muitas vezes com o conhecimento prévio de seus respectivos preocupações nacionais, a fim de chegar a acordo sobre políticas comuns ou tomar medidas com base no consenso. Rede de comitês da OTAN facilita a consulta, permitindo que funcionários governamentais, especialistas e gestores a se unirem em uma base diária para discutir questões gerais alcance.

O Conselho do Atlântico Norte, que inclui os embaixadores de todos os Aliados da OTAN 28, se reunirá na terça-feira 28 de julho, na sequência de um pedido da Turquia para realizar consultas nos termos do artigo 4 do Tratado fundador Washington da OTAN.

Nos termos do artigo 4.º do Tratado, qualquer aliado pode solicitar consultas sempre que, na opinião de qualquer um deles, sua integridade territorial, a independência política ou segurança está ameaçada.

Turquia solicitou a reunião, tendo em conta a gravidade da situação após os ataques terroristas hediondos, nos últimos dias, e também para informar Aliados das medidas que está a tomar. Aliados da OTAN acompanhar os desenvolvimentos de perto e em solidariedade com a Turquia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.