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segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

ATENÇÃO AO CONSUMIDOR E AS OPERADORAS DE CAIXA DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS : ERROS DE MENSAGENS NOS CARTÕES DE DÉBITOS E CRÉDITOS NÃO SE DESESPEREM HÁ SOLUÇÕES

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renato santos
28/12/2015

Durante as  festas  de  final de ano  os usuários de  cartão crédito ou débito  devem prestar  muita atenção  nas mensagens  de erros  que aparecem  ao fazer as  compras em rede de supermercado e também nas lojas  nos atacados  e  varejos. 




Tudo acontece  por que o sistema de navegação  pode  apresentar falhas  entre  os estabelecimentos e  os  emissores  de  cartão  no caso  as operadoras, pois  o sistema no Brasil  ainda  é  lento  e atrasado, e uma atenção das operadoras de caixa, chame  o responsável  para resolver, e o cliente  tem que ter paciência  sem precisar  ofender as operadoras, esperar  chegar  suas  faturas, pois não é  confiável nem mesmo comprovantes  de bancos  das  conta correntes.

Caso  fique  comprovado  em suas faturas  que  o valor  foi descontado duas vezes, a  loja que  você adquiriu  o produto devolverá  o valor  que  foi  cobrado  a mais, sem precisar  fazer alarde, não se trata  erro das  funcionárias  operadoras de caixa  e sim  do sistema de navegação. 

Com o  comprovante da sua fatura e não do banco que  é tirado  na hora ( depois da  compra), será possível refazer  o reembolso  basta levar  o comprovante  da compra  do dia que aconteceu  o fato, e a fatura  do mês subsequente da realização  com a  data  e  hora.

Mas,  fiquem  atendo na  hora que  aparecer a mensagem  ERRO DO EMISSOR, (  nesse  caso  emissor  é  a  bandeira  do seu cartão, ou  do banco ) , para  ajudar a  GAZETA  CENTRAL  vai descrever outras mensagens  com  devidos  códigos  mais usados.

Mensagem comum “erro 51”

O Erro 51 no cartão de crédito acontece sempre que a transação que está sendo feita excede o limite de crédito disponível no cartão. 

Para clientes na função débito, esta mensagem de erro aparece quando a conta não possui saldo suficiente para pagar a transação.

Se você é cliente, verifique com o banco emissor do cartão de crédito seu saldo atual. Aqui mesmo, vamos tentar ajuda-lo publicamos . 

Verifique ainda se você está tentando pagar no cartão correto, e qual foi o valor que o lojista digitou na máquina.

Se você é o lojista, oriente o seu cliente a procurar outro cartão, ou outro meio de pagamento – débito, cheque, dinheiro.

Este tipo de código nem é o mais comum. Existe uma série de outros erros, e quase nunca este erro é por culpa do cliente. Por isto, se você é cliente de cartão de crédito, não se preocupe nem se deixe intimidar se a transação não foi efetivada. 

Se você é lojista, tenha cuidado, pois nem sempre o erro é porque o cliente não tem crédito disponível no cartão.


Em todos os casos, é importante saber quais são os problemas, e como solucioná-los. Este tipo de informação é importante, tanto para cliente quanto para lojistas, que podem solucionar rapidamente ou oferecer outros meios de pagamento.

Mensagens de Acerto

Código 00 – Transação autorizada – Significa que a transação foi efetuada com sucesso, debitando o valor do cartão de credito ou débito do cliente. Este tipo de mensagem não é de erro, e acontece com cartões de crédito nacionais.

Código 11 – Transação autorizada – Também não é uma mensagem de erro em cartão de crédito. É uma mensagem que aparece quando o cartão do cliente não é do país (Cartão Internacional emitido por banco de outro país).


Principais mensagens de erro técnico

Antes de ressaltar as mensagens de erro por algum bloqueio do cartão ou falta de saldo, ou outro motivo, seguem códigos de transação que aparecerem na máquina de cartão de crédito, motivada por algum erro técnico – seja de rede, falha de comunicação ou problema na própria máquina do estabelecimento.

Código 06 – Erro genérico. Acontece quando a máquina do cartão teve algum problema, ou a rede de dados teve algum problema, ou a administradora do cartão não conseguiu contactar o banco emissor. 

Neste caso, não desfaça a compra. Tente novamente efetuar a compra, nesta ou em outra máquina de cartão.


Código 08 – Time-out no Emissor/Bandeira – Indisponibilidade do emissor do cartão (banco), ou da operadora do cartão (Visa, MasterCard…) ou da operadora da máquina do cartão (Cielo, Rede, GetNet, etc…). Permite que seja feita uma nova tentativa.


Código 14 – Cartão Inválido – É um tipo de erro comum, acontece quando o estabelecimento, ou máquina de cartão (exemplo, Cielo, Rede, GetNet) não aceita determinada bandeira – ou administradora de Cartão de Crédito (exemplo: Elo, Visa, MasterCard, Aura, Rede, etc.). Neste caso, veja se o cliente tem outro cartão, de outra bandeira, ou então outro meio de pagamento.


Código 15 – Instituição Não Cadastrada – O emissor do cartão, no caso o banco ou instituição financeira, não tem cadastro na operadora da máquina do Cartão (Cielo, Rede, GetNet, PagSeguro, etc.). Procure outro cartão ou outro meio de pagamento.

Código 19 – Repita a transação. Por algum problema técnico, o sistema pede que a transação seja repetida. Vimos aqui no artigo que a maioria das telas de erro se dá por conta de problemas técnicos, que não envolvem a loja ou o cliente. Não se preocupe se o seu cartão for recusado por um problema de ordem técnica, estes códigos de erros no cartão de crédito são comuns.


Código 21 – Não foi possível cancelar ou confirmar a transação. Neste caso, troque de máquina de cartão, ou reinicie a máquina, para uma nova tentativa.


Código 26 – Operação com ID Duplicada. Isto quer dizer que o lojista deve imprimir uma relação das últimas transações efetuadas na máquina do cartão. Com este procedimento, ele vai verificar se a compra passou uma vez, ou passou duas vezes por algum erro. Diante disto, confirme com o seu banco se a compra foi cobrada apenas uma vez, e caso contrário, peça restituição do valor.


Código 40 – Serviço Indisponível. Mais um caso de falha na rede da máquina do cartão. Tente repetir a operação.

Código 91 – Banco fora do ar – Nesta mensagem de erro, o cliente do cartão deve aguardar alguns minutos, pois o banco emissor está com sistema fora do ar

Código 96 – Tente novamente – Outro tipo de mensagem de erro, que pede ao lojista e ao cliente tentar em alguns minutos nova transação, por motivos técnicos

Código AA – Tempo Excedido – Houve alguma falha de comunicação entre a operadora da máquina do cartão e o banco emissor, sem resposta. Também pede que se espere alguns minutos e tente novamente.

Código GA – Transação referida – Esta mensagem de erro aparece quando a administradora da máquina de cartão está com algum problema técnico. Tente novamente.


Principais mensagens de erro de utilização

A seguir, mais algumas mensagens de erro na máquina de cartão de crédito – que também operam na função débito, crediário e alimentação.

Estas indicam que há um erro humano na transação. Seja por digitação de dados incorretos por parte do lojista ou do cliente. Não quer dizer que o cliente não tenha dinheiro para pagar a compra ou serviço, quer dizer apenas que deve ser feita uma nova tentativa, com mais atenção com relação aos dados digitados.

Código 03 – Não foi encontrada transação – Venda Não autorizada. Acontece geralmente quando o número de parcelas contratadas é superior a que o cartão autoriza, ou houve digitação de código de segurança inválido, número do cartão inválido.
Código 11 – Venda com parcelado tipo 2 não autorizada – O estabelecimento comercial não tem opções de parcelamento cadastradas junto à máquina do cartão. Neste caso, verifique as condições de pagamento alternativas.
Código 12 – Transação inválida – Verifique se você está tentando fazer uma compra a débito em um cartão que só aceita compra a crédito, ou vice-versa. E repita a operação.
Código 25 – Registro não encontrado. Verifique se os dados digitados foram corretos (tipo de cartão, valor da venda, à vista ou parcelado, senha)
Código AC – Use função débito – Neste caso, o cliente ou lojista está tentando passar um cartão de débito na função crédito. Verifique qual transação realmente deseja ser feita pelo cliente, para evitar este tipo de mensagem de erro.
Mensagens de erro por questão de segurança

Nestes casos, diferentemente da questão do erro 51 – cartão de crédito ou débito com saldo ou limite insuficiente – há uma questão de segurança adicional envolvida.

Neste caso, o importante para o cliente é ter os seus documentos pessoais originais em mãos, e se possível, verificar outra forma de pagamento. Para o lojista, as mensagens de erro a seguir, quando aparecem na máquina do cartão de crédito, sinalizam a necessidade de uma atenção maior a itens de segurança, como pedir documentos pessoais do comprador ou a opção de outro pagamento. No caso do erro 43 – cartão roubado – é fundamental identificar a identidade do comprador, e se necessário, contatar a polícia.

Código 01 – Transação Referida (Emissor). Significa que o cliente do cartão de crédito deve procurar o banco ou instituição financeira emissora do cartão, para averiguar a informação. Pode acontecer por questões de segurança, por exemplo, em uma compra de valor incomum, muito acima do que o cliente costuma fazer
Código 05 – Transação não autorizada. Por outro motivo, o emissor não autorizou a transação financeira. É um código de erro em cartão de crédito incomum, e por isso o cliente deve tentar contatar o banco por questão de segurança.
Código 13 – Valor de Transação inválido – O cartão não aceita a quantia que está sendo comprada, por questão de segurança. Tente novamente ou procure outro cartão ou meio de pagamento.
Código 38 – Excedido tentativas de senha. O cliente tentou mais do que o permitido digitar uma senha incorreta, e com isso, o cartão foi bloqueado por questão de segurança. Ele não vai conseguir comprar nada neste cartão, devendo solicitar um novo cartão e uma nova senha junto ao banco.
Código 41 – Cartão Extraviado. Neste caso, o cliente está tentando efetuar uma compra com um cartão inválido, que já foi cancelado na administradora do cartão e no banco. Verifique e faça nova tentativa, em outro cartão
Código 43 – Cartão Roubado. O cliente original do cartão fez uma reclamação de roubo do cartão de crédito. Neste caso, verifique a identidade do cliente, se corresponde de fato ao dono do cartão de crédito. Este código de erro infelizmente é bastante comum. E por questão de segurança, esteja preparado para contatar a polícia militar, pois pode estar havendo um crime.
Código 54 – Cartão vencido. Esta mensagem de erro acontece quando o cartão de crédito já venceu. Sempre consulte se o cartão está ou não vencido. Abaixo do número de série do cartão de crédito está indicada a validade, com mês e ano com dois dígitos. Peça outro cartão ou outro meio de pagamento.
Código 55 – Senha Incorreta – Esta mensagem de erro 55 aparece quando o cliente digita a senha do cartão incorretamente, apenas uma ou duas vezes. Na terceira vez em que errar a senha, geralmente, a mensagem de erro será a de Código 38, que é quando o cartão fica bloqueado.
Código 57 – Serviço Inválido para este cliente ou Transação Negada. Este tipo de erro acontece, em geral, quando o cliente ainda não desbloqueou um cartão novo. Se você acabou de receber o cartão de crédito em casa, por questão de segurança ele vem bloqueado. Antes de usar, você deve entrar em contato telefônico com a central de atendimento para desbloquear o cartão e cadastrar uma senha de uso.
Código 61 – Excedido limite de saque ou compra – Quando, por questão de segurança ou por análise de crédito, existe um limite para as transações. Procure outro cartão ou outro meio de pagamento.
Código 78 – Cartão Não Desbloqueado pelo Portador. Outra mensagem de erro, que aparece quando o cliente ainda não desbloqueou o cartão no banco emissor.

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