GAZETA CENTRAL BLOG JORNSLISMO SEM IDEOLOGIA E PARTIDO
GAZETA CENTRAL BLOG JORNSLISMO SEM IDEOLOGIA E PARTIDO
Páginas
▼
▼
▼
sábado, 31 de janeiro de 2015
PRIMEIRA MINISTRA A CAIR, KATIA ABREU ACABA DE SER EXONERADA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTUTRA
Uma edição extra do Diário Oficial da União foi publicada hoje (31) com a exoneração de cinco ministros de Estado para que tomem posse de seus cargos no Congresso Nacional neste domingo.
São uma senadora e quatro deputados eleitos em outubro do ano passado, que tomarão posse na Câmara e no Senado neste domingo (1º). Eles serão nomeados novamente para os cargos no Executivo, deixando a vaga no Congresso para seus suplentes. De acordo com a Constituição, deputados e senadores não podem ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo.
Os ministros afastados temporariamente são os deputados federais Pepe Vargas (PT-RS), ministro da Secretaria de Relações Institucionais; Patrus Ananias (PT-MG), ministro do Desenvolvimento Agrário; Edinho Araújo (PMDB-SP), ministro da Secretaria de Portos; e George Hilton (PRB-MG), ministro do Esporte. Kátia Abreu (PMDB-TO), ministra da Agricultura, eleita para o Senado, também foi exonerada hoje.
O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Manuel Rebelo Fernandes, também deixará o cargo. Em seu lugar ficará Ricardo Leyser Gonçalves.
Kátia Regina de Abreu (Goiânia, 2 de fevereiro de 1962) é uma empresária, pecuarista e política brasileira. Desde 1º de janeiro de 2015 é a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Está licenciada do mandato de senadora do PMDB pelo estado do Tocantins.
Formada em psicologia na Universidade Católica de Goiás, tornou-se pecuarista ao assumir, com a morte do marido em 1987, uma fazenda no antigo norte goiano, atualmente Tocantins. Mudou-se para a fazenda mesmo sem muito conhecimento de como conduzi-la. Ao chegar à fazenda, encontrou dentro do cofre da propriedade um roteiro completo sobre o que fazer caso o seu marido não pudesse gerenciar a fazenda. Segundo Kátia, Irajá Silvestre havia deixado uma espécie de inventário, no qual explicava coisas como onde aplicar o dinheiro, quais dívidas deveriam ser pagas primeiro e quais eram os investimentos prioritários para o aumento da produtividade da fazenda.
Em 1998, Kátia Abreu disputou pela primeira vez uma cadeira na Câmara dos Deputados, ficando como primeira suplente. Assumiu a vaga em duas oportunidades entre abril de 2000 e abril de 2002. Foi escolhida para presidir a Bancada ruralista noCongresso Nacional, sendo a primeira mulher no país a comandá-la, que na época contava com 180 integrantes.
Em 2002 foi efetivamente eleita para a Câmara dos Deputados com 76.170 votos, a mais votada no Estado do Tocantins.
Em 2006 concorreu e venceu a eleição a uma vaga ao Senado Federal, derrotando Eduardo Siqueira Campos, que tentava a reeleição.
Em 2009 a Kátia Abreu figurou entre as cem personalidades mais influentes do Brasil, numa lista seleta publicada pela edição especial da Revista Época.2 Dentre as cem personalidades destacam-se trinta personalidades políticas, dentre os quais somam cinco senadores da República.
Em entrevista a revista Veja a senadora, fez críticas as políticas para o agronegócio dos ministérios do trabalho, desenvolvimento agrário e meio ambiente do governo Lula. Na ocasião fez um desafio aos ministros:
Sua atuação em defesa dos agropecuaristas tem gerado animosidade entre alguns ecologistas. Foi rotulada pelos ativistas ambientalistas como "Miss Desmatamento".4
Também é criticada por manter dois terrenos improdutivos que concentram 2500 hectares de terra.5
Recentemente, como presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Kátia Abreu contratou a organização Contas Abertas para descobrir quanto custou e quem produziu a Campanha de TV e rádio "Carne Legal" (a campanha se constitui de três peças intituladas "Churrasco de desmatamento", "Picadinho de trabalho escravo" e "Filé de lavagem de dinheiro"), encomendada pelo Ministério Público Federal.6
Kátia também defende a política de uso de sementes alteradas em laboratório patenteadas por grandes corporações de biotecnologia como a Monsanto.7 O uso dessas sementes é considerado polêmico pois não está claro que o seu consumo possa a longo prazo ser prejudicial ao ser humano.
No dia 26 de junho de 2013, em uma palestra no Congresso Internacional de Carnes sediado em Goiânia, Kátia defendeu a PEC 37,8 em seu discurso e manifestou repudio a todos aqueles que rejeitam a Emenda. De acordo com as palavras da Senadora Kátia Abreu, os políticos devem ser livres e a atuação do Ministério Público dificulta a governabilidade.
CARNAVAL 2015 : ESTADO DE MINAS GERAIS 20 CIDADES SUSPENDEM O CARNAVAL POR CRISE AGUA
A crise hídrica que atinge algumas regiões de Minas Gerais e o receio de uma “invasão” de foliões, além do corte de verbas, fizeram pelo menos 20 cidades do interior mineiro cancelarem o carnaval deste ano. O medo de algumas prefeituras é de que o consumo de água aumente muito durante a festa e o sistema de distribuição de água não dê conta da demanda.
A maioria dos municípios nessa situação fica na região centro-oeste de Minas, como Itapecerica, que, de acordo com a prefeitura, recebe 10 mil foliões por noite, mas precisou cancelar o carnaval porque “o aumento significativo de pessoas no município poderá desencadear uma séria crise de abastecimento de água”.
Para o comerciante Hilton Valério Pereira, morador da cidade, a decisão foi acertada. “Garantir que a população tenha água é mais importante que carnaval. Esses dias, melhorou o abastecimento de água porque choveu, mas já sofremos muito na cidade por causa da seca”, disse.
A cidade de Oliveira, que recebe entre 30 e 40 mil foliões durante o carnaval, segundo a prefeitura, também decidiu cancelar a festa. O secretário de Cultura e Turismo do município, Cassio Silva, explicou que a seca e problemas financeiros levaram à decisão.
“A prefeitura se reuniu com os comerciantes, a Justiça, as forças de segurança e todos concordaram que foi melhor cancelar o carnaval. Alguns bairros chegaram a ficar até 12 dias sem água. Assim, manter a realização de tal festividade, não seria, no mínimo, prudente”, disse o secretário.
O cancelamento do carnaval deste ano em alguns municípios provocou um efeito cascata, e mesmo as cidades que não estão enfrentando problemas com a falta d'água suspenderam a festa. Foi o que ocorreu em Lagoa da Prata.
O secretário de Cultura e Turismo da cidade, Júnior Nogueira, explica que a decisão foi tomada depois que cidades próximas cancelaram a festa. “Ficamos preocupados, pois concluímos que boa parte destes foliões poderia vir para a cidade e não teríamos a segurança necessária nem para os visitantes e nem para a população”, informou.
Cidades históricas de Minas, como Diamantina e Ouro Preto, mantiveram o carnaval. As prefeituras garantem que não vai faltar água e os municípios estão preparados para receber mais visitantes do que em anos anteriores.
A Superintendência de Eventos de Ouro Preto estima que a cidade receberá de 60 a 80 mil visitantes durante as festas e está organizando campanhas de conscientização para não sofrer com a falta d'água.
Diamantina, segundo a prefeitura, deve receber 30 mil turistas no carnaval e está reforçando o sistema de abastecimento para garantir que não falte água durante a folia.
EXCLUSIVO ç PAGINA NOVE RELATÓRIO DAS NAÇÕES UNIDAS FAZ A CONEXÃO ENTRE VENEZUELA, BRASIL, LIBÉRIA, ESTADOS UNIDOS PAÍSES ARABES TRÁFICO DE DROGAS NICOLAS MADURO USAVA AERONAVES DE COMPANHIAS INTERNACIONAL E MAIS EM TROCAS DE ARMAMENTO PESADOS E MUNIÇÕES PARA SEREM USADOS CONTRA A POPULAÇÃO VENEZUELA PELA GNB
Há mesmo um relatório do Conselho de segurança das Nações Unidas, em Kleilat, com foco na entrega de 2,003 armas para a Libéria. De acordo com o relatório, uma das empresas de Kleilat participou em voar em 300 fuzis Kalashnikov e 700.000 cartuchos de munição para o regime de Charles Taylor. Os pesquisadores acreditam que Kleilat tem sido envolvido em muitas outras empresas de armas também.
As autoridades alemãs também tem Kleilat no seu radar. Dizer, "várias vezes foi alvo de órgãos internacionais de investigação, sob a suspeita de envolvimento no tráfico de armas e de drogas internacional." No ano de 2011 na República Dominicana, por exemplo, foi interceptado um avião que transportava 1,1 toneladas de cocaína. Investigações por droga aplicação da Agência dos Estados Unidos (DEA) descobriram que Kleilat iria provavelmente ter participado, e uma busca internacional foi lançada. Em fevereiro, foi um sucesso: Kleilat foi preso em Bruxelas.
SUSANA BARREIROS EXPULSA DA SALA DA AUDIÊNCIA LEOPOLDO LOPEZ GIL DE 70 ANOS, JUSTIÇA CORRUPTA
Susana Barreiros, juiz expulso desta noite de sexta-feira a sala de audiências do Tribunal Leopoldo López Gil (70), pai de Leopoldo López, permitindo que você retorne para assistir o julgamento até conclui. Jornalista Edgar López, o diário El Nacional, também foi negado o acesso sem qualquer fundamento, enquanto há mais de 10 meses participou continuamente cada uma das sessões do processo.
A decisão arbitrária foi tomada pelo juiz Barreiros uma vez Lopez Gil tentou gravar a intervenção de Leopoldo López, agendada para esta sexta-feira, com base na legislação venezuelana fornece que julgamentos são oral e público e até mesmo a mídia teria autoridade para realizar a cobertura ao vivo do processo judicial.
No entanto, Barreiros julgar na semana passada não foi tão clara e diligente em suas ações quando Lopez, Narda Sanabria, o telefone tocou no fiscal acusador no processo celular que havia sido introduzido à sala de audiências, escondida em suas partes íntimas. Nem o Ministério público tentado esconder o som da sirene da célula com sua voz, a qual juiz Barreiros só respondeu pedindo que você desligue o telefone e continua com seu discurso, ignorar as alegações de baixa diversidade e equidade no processo realizado pela defesa de Lopez e outras pessoas presentes no tribunal.
Durante a sessão na sexta-feira o coordenador nacional do Popular será, Leopoldo López, em pleno exercício dos seus direitos constitucionais, novamente exigiu Barreiros juiz tomar medidas para conter a onda de insultos, acusações infundadas e defamations feitas permanentemente por Nicolas Maduro e outros altos funcionários da decisão contra ela. O titular do 28 que tribunal de julgamento negou a proposta, bem como a aplicação da defesa que Lopez permitido visitas aberto em Ramo Verde, como contempla a lei em vigor.
Assim, mais uma vez confirma as violações do devido processo legal contra o líder da oposição, o mais recente, o impedimento ex latino-americana de presidentes Andrés Pastrana e Sebastián Piñera de saber seu status na prisão militar de Ramo Verde de primeira mão de Lopez. A próxima audiência dia sem justificativa, foi suspenso ele no momento do recurso introduzido a corte de Apelações de Caracas, em torno da liberdade de declaração emitida pelo Comitê contra a tortura das Nações Unidas, continua a ser paralisado como ele denunciou o advogado dele, Juan Carlos Gutiérrez.