renato santos
11/08/2015
O traficante de drogas mexicano fugiu Joaquin "El Chapo" Guzman conseguiu chegar a US toneladas de drogas com submarinos, barcos e até mesmo através escavado sob a fronteira com o México, de acordo com documentos judiciais norte-americanas para que Efe acordados túneis.
De acordo com o tribunal documentos jogo, milhares de quilos de maconha, cocaína, metanfetamina e heroína "El Chapo" chegou a US do México vieram de países centro e sul-americanos, como Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Panamá, Costa Rica, Honduras e Guatemala.
O que era o inimigo público número um para US após a morte de Osama Bin Laden escapou de um mês em uma prisão de segurança máxima mexicana atrás e desde então o governo do presidente Barack Obama tem repetidamente manifestado o seu interesse em julgar se travado.
Com milhares de mortes por trás, o chefe do cartel de Sinaloa é um velho amigo das autoridades norte-americanas.
Em Setembro de 1995 primeiro trouxeram acusações contra ele e 22 outros indivíduos, a quem eles acusados de lavagem de dinheiro e conspiração para transportar oito toneladas de cocaína.
O tribunal perante o qual o Governo dos EUA entrou com a primeira acusação foi o Tribunal de Justiça do Distrito Sul da Califórnia, perto de San Diego, onde eles têm contas pendentes com a lei "El Chapo" seu filho Ivan Archivaldo Guzman Salazar, apelidado de "El Chapito", e outros líderes do cartel Sinaloa Ismael "Mayo" Zambada.
"Os membros da organização Guzman construído um túnel de cerca de 20 metros de profundidade, que começou no México e se espalhou para cerca de meio quilômetro do outro lado da fronteira para terminar em Otay Mesa, Califórnia" reflete o indiciamento neste tribunal.
De fato, "El Chapo", apelidado por alguns como o "Senhor do Solo" em oposição ao "Senhor dos Céus", outro traficante de drogas mexicano, escapou em julho passado 11 através de um túnel de 1,5 km a partir da área de chuveiros criminais Altiplano I, no estado do México (centro do México), onde ele estava sendo mantido, para uma casa de recuperação fora da cadeia.
Era a sua segunda fuga de uma prisão de segurança máxima no México, em seguida, em 2001, ele escapou de Puente Grande e não foi capturado até 2014.
Outros tribunais dos Estados Unidos, eo Tribunal de Justiça do Distrito Leste de Illinois, detalhados para transportar drogas para membros do cartel de Sinaloa também usou aviões de carga, trens, carros, navios, barcos de pesca, submarinos, barcos, ônibus, carretas transportadores e caminhões internacionais.
Em uma ocasião, os traficantes se escondeu em 1.400 caixas de enlatados pimentas jalapeño centenas de quilos de cocaína tentaram, sem sucesso para passar pela fronteira, de acordo com o documento apresentado pela acusação no Tribunal de San Diego.
Para mover drogas em todo o continente, os traficantes usado armazéns construídos em cidades fronteiriças como Tijuana no México, e em seguida, transportado a droga lentamente para outros abrigos em os EUA, que serviram como esconderijo até o momento da venda de acordo com a carta do tribunal da Califórnia.
Assim, o cartel de Sinaloa conseguiu distribuir muitas drogas em Nova York, Los Angeles, Detroit, Filadélfia e Chicago, a última cidade que considera "El Chapo" seu "inimigo público número um" no montante de droga Ele já vendeu lá.
Conforme destacado por uma carta do Tribunal para o Distrito Leste de Nova York, para fortalecer seu império, "Baixinho" e "El Mayo" formou uma forte aliança na década de 90 com o clã Beltran Leyva, especificamente com Arturo e Hector Beltran Leyva, o primeiro morreu em dezembro de 2009 ea segunda capturado em Outubro de 2014.
E se uniu com outras narcos, "El Chapo" estava usando uma "rede de policiais corruptos e contatos políticos" e "bandidos" responsáveis por cometer assassinatos, sequestros e tortura de receber os montantes da droga, os detalhes escritos encarregado do tribunal de Nova Iorque.
Os traficantes de drogas usadas "extrema violência" e não hesitou em exibir publicamente os corpos das vítimas ou pendurar banners com advertências escritas, conhecidas como "narcomantas", disse a carta de um tribunal de El Paso (Texas), a cidade fronteiriça mexicana Juarez City.
O perfil de "El Chapo" é tão notórios autoridades norte-americanas têm oferecido por informações que levem à sua captura uma recompensa de US $ 5 milhões, além de 60 milhões de pesos (3,8 milhões dólares ) do governo mexicano.
A Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) incluiu-a em 16 de julho em sua lista de fugitivos e seu diretor, Chuck Rosenberg, ele disse à Agência Efe na semana passada que, depois de sua fuga, "El Chapo" poderia ter encontrado escondido em Sinaloa, terra casa, entre sua família e outros traficantes de drogas.
Ele tem conexões com os acusados da operação lava jato , através da lavagem de dinheiro internacional, a qual está sendo investigado.