Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2016

NOS SEUS 205 ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DA REPÚBLICA VENEZUELA LUTA PARA SAIR DO COSTRO - CHAVISMO E MADURISMO

Gustavo Pardo

05 de julho de 2016

205 º aniversário da independência da República irmã da Venezuela [i], momento em que o povo venezuelano está imerso em uma paisagem política, social e econômica dolorosa, o que prenuncia um final rápido hoje marca; talvez uma segunda independência, desta vez a Castro-chavista-Madurismo.






Este artigo destina-se a recordar os acontecimentos que levaram ao fim do domínio espanhol na grande país que ainda é a Venezuela, apesar da invasão de Castro; e a intervenção teve (e ainda tem) Maçonaria nestes eventos.
Na verdade, a Grande Loja de Londres, fundada na cidade em 1717 sob os princípios do liberalismo clássico, havia se expandido a Europa, América do Norte e América Latina, uma doutrina filosófica e social continental centrada nos princípios da liberdade, igualdade e fraternidade.
A abordagem social apresentada Maçonaria especulativa, impôs uma vez o mundo de uma nova visão política socio-económico e humano, que envolveu a reconsideração de seus valores como um indivíduo, seja social e religioso-espiritual. Um dos protótipos essa pergunta acabou em primeiro lugar; e posteriormente rejeitado, foi a união do poder espiritual (a Igreja) com Temporal (do Trono).
O questionamento acima descrito de ambos os Poderes, trouxe como resultado a excomunhão papal da maçonaria e a criminalização da mesma pela monarquia espanhola.
Como podemos ver, isso significava introduzir um caminho que muitos maçons consideram fora dos limites para a instituição: a política ea religião. "Alguns maçons sempre mantiveram que a política pode ser exercida individualmente, mas sem comprometer a fraternidade, o fato é que o fenômeno sociológico que tem sido a Maçonaria é de características políticas inegáveis" [ii].
Precisamente, as acções realizadas pela Instituição Maçônica na América Latina é a melhor mentira para uma declaração tão absurdo. A verdade é que os maçons realmente conhecer o verdadeiro conteúdo do significado por trás das alegorias, rituais e catecismos maçônicos, se eles podem e devem ser envolvidos na solução dos problemas político-ético-morais existentes em seu ambiente sócio-comunitário e / ou no país em que reside.
Exatamente, essa foi a posição assumida por Francisco de Miranda na fundação do lodge "O Grande Encontro Americano [iii]", que foi o Masonic células-tronco que originou a cadeia fraternal libertário conseguiu aumentar as várias colónias latino-americanos para se juntar à líderes civis e militares superiores cooperantes à liberdade da América do Sul.
Mais tarde, Miranda fundada em Cádiz e Madrid subsidiárias de Cavaleiros Racionais. O primeiro ramo da pousada foi criada em Cádiz (Espanha), em 1811. Quando se mudou para Buenos Aires em 1812, eles se juntam a Sociedade Patriótica, que tinha sido criado por Mariano Moreno, com o mesmo propósito de liberação colónias hispânicas da capital espanhola. Em 1817 uma subsidiária em Santiago do Chile é fundada.
De acordo com o website da Grande Loja da Venezuela, "Os grandes inspiradores e atores de emancipação venezuelana eram maçons", citando altura patrícia: Bolivar, Miranda, Bello, Simon Rodriguez e Sucre ". (...) Ao adicionar, "15 presidentes que a Venezuela teve no século passado, 13 pertenciam à Maçonaria.
Todos os acima significou um ato óbvio da instituição maçônica na América Latina, de acordo com os seus princípios filosóficos e doutrinários; Mas a questão é, qual é a posição adoptou a Maçonaria venezuelana sobre o estado atual das coisas na Venezuela? Vamos ver.
De acordo com o blog Jornal masónico, após a morte de Hugo Chavez, a Grande Loja da República da Venezuela emitiu um comunicado no qual "considera que o desaparecimento de Chavez afeta superlativamente tanto sentimento nacional e patriótico, comprometendo o gentio Venezuela positivamente para projetar visão de futuro e prosperidade sustentada da nação venezuelana ", também observando que o falecido presidente" compartilhou os critérios nacionais de educação secular [iv] ". Este documento emitido pelos representantes de uma instituição que se orgulha de o desempenho da Maçonaria na libertação da Venezuela, é muito forte.
Mas também uma boa parte da Grande Obediência Maçônica América do Sul, expressou a mesma opinião.
A crise em que está envolvida a nação venezuelana merece a pergunta: Onde foi o legado dos patrícios e libertadores maçons do passado? Para a mera menção de um passado glorioso?
O venezuelano Maçonaria hoje, tem a obrigação de apoiar os esforços sendo feitos para chegar a uma segunda versão; desta vez a Castro-chavismo. Madurismo.
[I] 05 de julho de 1811,
[Ii] Maçons na independência americana, http://losarquitectos.blogspot.com/2008/04/la-masones-en-la-independencia.html
[Iii] Fundada em Londres em 1798, os membros jurou com a mão direita sobre o altar da casa a seguinte declaração: "Nós nunca reconhecerá pelo governo legítimo do nosso país, mas aquele que é eleito pela vontade livre e espontânea do povo; e sendo a maioria sistema republicano adaptável ao Governo das Américas, propomos, por todos os meios à nossa disposição, para o povo decidir por ele. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.