RENATO SANTOS 14/02/2018 SANTIAGO DE CHILE.- O Carniceiro Venezuelano não será bem vindo nas Acupula das Américas, no dia 11 de março de 2018, nenhuma autoridade quer ficar com sua imagem manchada pelos sangues dos inocentes derramados .
O ministro chileno do Exterior, Heraldo Muñoz,
confirmou na quarta-feira que seu país mantém o convite ao ditador da
Venezuela, Nicolás Maduro, para participar da cerimônia de mudança de
governo no Chile, em 11 de março.
"A cúpula (das Américas) é um fórum iminentemente político, muito diferente da inauguração do novo governo, porque convidam os Estados", afirmou Muñoz.
Na terça-feira, o Peru anunciou que Maduro não será bem-vindo na 8ª Cúpula das Américas que será realizada em Lima entre 13 e 14 de abril devido à contínua e séria deterioração das instituições democráticas na Venezuela.
Bachelet pediu retirar convite para Maduro por mudança de comando no Chile
A decisão faz parte de uma das medidas adotadas pelo Grupo Lima, composto por 14 países da região, incluindo o Chile, que monitora a delicada situação política, econômica e social no país do Caribe.
O ministro das Relações Exteriores chileno enfatizou que no caso da cerimônia de mudança de governo em seu país, quando ele assume em março o presidente eleito, o conservador Sebastián Piñera, o convite para Nicolás Maduro "permanece".
"(Este) sempre foi feito porque os Estados são convidados, o que deve ser diferenciado do Governo", reiterou Muñoz.
"Um pode ter uma posição muito clara, como o Chile em relação ao governo venezuelano, mas algo diferente é o convite para a Venezuela", acrescentou.
Parlamentares chilenos de diferentes frações, além de organizações de residentes venezuelanos no país, rejeitaram a possibilidade de Maduro participar da inauguração do novo governo.
A cerimônia de mudança de comando terá lugar no dia 11 de março na sede do Congresso Nacional, localizado no porto de Valparaíso, a cerca de 120 quilômetros a oeste da capital, Santiago do Chile.
A ocasião também será o último ato oficial do segundo governo da presidente socialista Michelle Bachelet, a primeira e até agora a única mulher que governou o Chile na história do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.