RENATO SANTOS 19/02/2019 Segundo o banco de dados Transparencia Venezuela, no início de 2019, o país conta com 576 estatais (empresas estatais), operando em diferentes níveis de ineficiência, se ainda estiverem abertas.
Felizmente, o "Plano de País" aprovado pela Assembléia Nacional e apresentado pelo presidente (e) Juan Guaidó, contempla sem hesitação essa realidade quando propõe "abrir investimento privado em empresas públicas e as medidas necessárias para recuperar seus investimentos". capacidade operacional, especialmente na gestão de serviços públicos ".
Para a grande maioria dos venezuelanos, o que foi dito pode parecer um truísmo, porque vinte anos de crescente nacionalização dos meios de produção os convenceram de que aquilo que o Estado toca na produção de bens e serviços o destrói; ou pelo menos, leva a níveis de ineficiência que acabamos pagando por todos.
Todos, exceto os burocratas que se beneficiam da administração desses reservatórios meio vazios, subsidiados com dinheiro virtual e sem apoio, é claro.
É admirável que essa declaração tenha o consenso de todos os partidos da Assembléia Nacional que a aprovaram como um roteiro, já que alguns deles retêm em seu DNA vestígios de estatismo que causaram tantos danos ao país; não apenas no colapso produzido durante o sexênio, mas também por experiências passadas com os resultados da nacionalização das atividades produtivas.
Contudo, esta não é a única razão pela qual o "Plano do País" é uma boa ideia; Há outras razões poderosas para isso, entre as quais as não menos importantes são aquelas que serão analisadas a seguir.
Em primeira instância, atrair capital privado nacional e estrangeiro para ajudar na reconstrução do país e reduzindo a necessidade de agências de financiamento multilaterais como o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Fundo Monetário Internacional, que são normalmente sujeitas ser dispensado através das burocracias estatais, e não por aqueles que assumem riscos de mercado. Isso por si só contribuirá para um fortalecimento real do saldo da conta de capital, o que ajuda a reduzir o risco país.
Alguns dizem que o dinheiro fornecido pelas multilaterais é "mais barato" do que o investimento privado no momento da recapitalização do país, porque requer uma maior taxa de retorno a ser investido.
Esta afirmação é totalmente falsa: embora a taxa nominal de empréstimos multilaterais é menor, o custo ea ineficiência da implantação desses recursos pelas burocracias que canalizava o resgate de empresas nacionalizadas ineficiente e não transferi-los para o setor privado, acaba fazendo Estes empréstimos mais caros para o país.
Segundo, a atualização tecnológica que a participação desses capitais trará. Essa atualização não é uma caixa disponível nas prateleiras dos supermercados. Empresas com experiência em sua especialidade (se a produção de cimento, metalurgia, telecomunicações e exploração de petróleo) ter sido espetacular progresso nesta área durante estes 20 anos temos defasados, e esses avanços certamente virá como parte do pacote de investimentos .
Em seguida, o estímulo ao universo de pequenas e médias empresas que prestam serviços relacionados com essas empresas, fornecendo-lhes competem de acordo com as regras do mercado e não como cortesãos de uma marca elite político-burocrática da EPE.
Em si, essa medida produzirá uma explosão de investimento e emprego em milhares de empresas fornecedoras, o que permitirá absorver uma parte significativa do pessoal supranumerário das estatais.
E por último mas não menos importante, as receitas para os cofres do governo da venda das estatais, no início da transição, ajudar a equilibrar o estado de fluxo de caixa, permitindo que o aperto monetário não terá de recorrer a produção de dinheiro inorgânico que esconde inetitude do estado.
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