RENATO SANTOS 20/05/2020 As principais noticias da tarde de hoje em resumo. O destaque principal em São Paulo é a persistência do governador João Dória de querer aplicar o locodown inconstitucional.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse no começo da tarde desta quarta-feira (20) que pode adotar medidas mais restritivas se os índices de coronavírus piorarem no estado após o "feridão".
"Se nós não tivermos solidariedade, os índices crescerem ainda mais, e colocarmos em risco a vida das pessoas, seremos obrigados a adotar o lockdown", disse o governador.
Doria, no entanto, não especificou quais são os índices. No protocolo estabelecido para um possível relaxamento da quarentena, são considerados três fatores: mortes, casos e ocupação de UTIs.
“Vamos fazer um esforço nesses 6 dias, de hoje até a próxima segunda-feira, dia 25 de maio, na capital, região metropolitana, no litoral, e no interior de São Paulo, para evitar medidas mais duras e mais restritivas”, declarou.
Para o psdbista, é preciso ter “esperança e confiança”. “Confiança de que as pessoas saberão respeitar a orientação de não viajar, de ficar em casa, e compreenderem a importância de protegerem as suas vidas e de seus familiares. Se isso não ocorrer nós, infelizmente, teremos que avançar em novas etapas”, finalizou.
Outro assunto é o ENEM, O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) acaba de emitir a seguinte nota:
"NOTA OFICIAL | Adiamento do Enem 2020
Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.
Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio."
Falando no Enem, o Senado já se manifestou: O Senado aprovou na noite desta terça-feira (19), por 75 votos a 1, o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por tempo indeterminado devido à pandemia do novo coronavírus. O tema ainda precisa passar pela Câmara.
Dos 76 votos registrados, o único contrário ao adiamento do exame foi o do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).
O projeto de lei 1.277/2020, é de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), e suspende a aplicação do Enem em casos de calamidade pública.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ontem que não iria esperar o governo tomar uma decisão sobre o tema e que pautaria o tema na Casa logo na sequência da votação no Senado.
Pelo calendário inicial do Ministério da Educação, as inscrições para a prova iriam até a próxima sexta-feira (22) e os exames seriam realizados em dois finais de semana de novembro, na versão tradicional nos dias 1 e 8, e digitalmente nos dias 22 e 29.
Em relação ao novo Ministro da saúde, o Presidente pelo jeito já tomou a sua decisão. O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta (20) que o interino do ministério da Saúde, o general Eduardo Pazuello, ficará como efetivo "por muito tempo" a frente da pasta.
O vídeo foi durante conversa com profissionais da limpeza urbana de Brasília.
"Ele [Eduardo Pazuello] vai ficar por muito tempo esse que está lá, não vai mudar não. Ele é um bom gestor, vai ter uma boa equipe médica embaixo dele", disse o presidente.
O general Eduardo Pazuello assumiu interinamente a pasta com a saída de Nelson Teich, na sexta-feira. Ele era o número dois da gestão Teich e já vinha acompanhando de perto as ações no combate à covid-19, como os planos de ação para as diferentes regiões do País. Foi comandante da 12ª Região Militar da Amazônia e coordenou a Operação Acolhida, na fronteira do Brasil com a Venezuela em Roraima.
Depois da publicação de ontem ( 19-05-2020) no blog , www.gazetacentral.blogspot.com, sobre a quebradeira da Companhias Aérea pelo blog, o governo segundo o Ministro Pauylo Guedes vai virar sócio das empresas.
Em reunião com empresários, o ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo vai comprar fatias de empresas aéreas durante a pandemia para auxiliar o setor durante a crise.
A ideia é o Estado entrar como sócio das companhias e vender as participações após a pandemia.
“Nós vamos comprar debêntures conversíveis. É dinheiro público, então é um dinheiro que tem potencial de ganho. É o correto a fazer. Vamos botar o dinheiro lá e vamos comprar um pedaço da empresa. E lá na frente, quando a empresa tiver recuperada e começar a voar de novo, a gente vende isso e ganhamos dinheiro para preservar as companhias brasileiras”, disse Guedes.
Ele também falou em crescimento lento, mas por pouco tempo em baixa.
“Eu ainda acredito em uma saída do Brasil em V. Não é um V. É um V da Nike. Ele cai meio rápido, sobe meio devagar, mas fica pouco tempo lá embaixo, já começa a subir de novo. O Brasil tem capacidade de fazer uma recuperação relativamente rápida. Isso é o que eu acredito. Mas nós vamos ter que entrar em campo para fazer isso acontecer daqui a uns 30 dias.”
Uma denuncia grave. Um grupo de deputados estaduais de São Paulo mobilizados para fiscalizar os gastos do governo João Doria, no combate à pandemia da Covid-19, apontaram irregularidades no Hospital Geral Vila Nova Cachoeirinha, visitado nesta terça (19).
A responsável pelo controle de infecção hospitalar, Magali Butenas, afirmou que faltam testes sorológicos para os profissionais. Vários foram vistos trabalhando na ala de contaminação sem máscaras.
Trabalham no local 1.070 profissionais, com 65 na UTI. Do total, 26 estão afastados após pegarem a doença.
No grupo estavam os deputados Sargento Neri, Márcio Nakashima, Coronel Telhada, Coronel Nishikawa, Adriana Borgo, Leticia Aguiar e Ed Thomas.
Os parlamentares pediram providências à Promotoria da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.