Páginas

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

As portas do Inferno se abriram no Mundo Árabe <<>> Mercado pega fogo na Região de Ajman perto de Dubai não há noticias de feridos até o momento








RENATO SANTOS 05/08/2020 As portas do infernos resolveram se  abrir de vez no mundo Árabe, enquanto os Estados membros da Liga Árabe prometem enviar ajuda ao Líbano em apuros após a chocante e histórica explosão de ontem, supostamente causada por negligência do governo no estado fronteiriço que falhou, uma explosão maciça atingiu um mercado movimentado perto de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. 

Fotos 


O fogo se espalhou rapidamente através de um mercado no emirado de Ajman. Os usuários de mídia social estão especulando sem nenhuma evidência sobre uma possível conexão entre este incêndio e a explosão ontem em Beirute – embora “coisas ruins aconteçam em duas entre três chances” não é uma teoria muito boa para seguir.




Enquanto os Estados membros do GCC prometem enviar ajuda ao Líbano em apuros após a chocante e histórica explosão de ontem, supostamente causada por negligência do governo no estado fronteiriço que falhou, uma explosão maciça atingiu um mercado movimentado perto de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O fogo se espalhou rapidamente através de um mercado no emirado de Ajman.

Os usuários de mídia social estão especulando sem nenhuma evidência sobre uma possível conexão entre este incêndio e a explosão ontem em Beirute – embora “coisas ruins aconteçam em dois ou três” não é uma teoria muito a seguir.


Beirute <<>> A tragédia anunciada<<>> 2.700 toneladas de Nitrato de Amônia, Manda pelos ares Beirute <<>>Números de mortos podem aumentar até sexta feira






RENATO SANTOS 05/08/2020  Beirute a cidade quase varrida do mapa, por falta de competência e criminal, Nitrato de amônia, uma substância tanto para mísseis como para uma ogiva nuclear, cerca de 2.700 toneladas. 



Manda para os ares uma cidade inteira, Beirute (em árabe: بيروت Bayrūt; em hebraico: ביירות Beyrut; em francês: Beyrouth; em turco: Beyrut; em armênio/arménio: Պէյրութ Beyrut) é a capital e maior cidade do Líbano. Segundo estimativas de 2007, cerca de 2 milhões de habitantes moram na Grande Beirute. Localizada em uma península no Mediterrâneo, Beirute é o maior e principal porto marítimo do país.

A primeira menção desta metrópole é encontrada nas Cartas de Amarna, feitas pelos egípcios antigos, que datam do século XV a.C.. A cidade é habitada continuamente desde então. O rio Beirute percorre toda a cidade.

Beirute é sede do governo libanês e desempenha um papel central na economia local, sendo que muitos bancos e empresas mantém suas sedes no centro da cidade. Após a destrutiva Guerra Civil Libanesa, a paisagem cultural de Beirute sofreu uma grande reconstrução.

O Governo libanês decretou estado de emergência, a situação são cóticas no centros, carros foram virados, janelas de edifícios foram arrancadas, portas arremessadas, pessoas literalmente voaram, o cenário de guerra.

A cidade foi completamente devastada, 24 horas depois de fortes explosões, o ministro da saúde  disse a tv local 135 pessoas mortas, mas esse numero poderá aumentar até sexta-feira dia 07 de agosto, existe cinco mil feridos, ainda as informações desencontradas.

O tempo para o impacto levou um segundo, conta uma vítima que foi lançada para dentro de uma loja, fiquei no chão, ferida conta Marie Frances, comerciante.

A  Nação perdeu Beirute, a maioria  das pessoas perderam suas casas, devido as explorações, dois hospitais foram atingindo.

Numa área de de 25 metros cinco pessoas foram encontradas mortas. O nosso Governo esta falido. Ninguém nos ajuda. Este incidente , que abalou os libaneses de todas as regiões e religiões , é imaginável.  

O presidente  do Líbano revelou que na origem  das explosões  tive mais de 2.700 toneladas  de nitrato de amônio armazenadas  ha seis anos  no porto, sem qualquer medida de segurança , já foi aberta uma investigação e  o primeiro- ministro prometeu que os responsáveis serão punidos.  

O Governo libanês  exigiu a prisão domiciliar de responsáveis do porto de Beirute  enquanto decorre a investigação.

Essa explosão  devastadora ocorre numa altura  em que o Líbano enfrenta uma crise financeira e econômica sem precedentes. Os libaneses reclamam do seu governo pela sua angustia, e por não tomar medidas  sérias para combater  a catástrofe.  

Imagens no momento do incêndio, seguido de explosão<<>> Causa possível Nitrato de Amônia <<>> É Triste em escrever sem chorar<<>> A Flor do Líbano Precisa de nós <<>> Brasileiro deixa uma numero de telefone para as noticias de Brasileiros em Beirute <<>> Grécia<<>>Reino Unido<<>> França estão mando equipes e médicos para o Líbano<<>> Dois Hospitais foram destruídos <<>> Numero de mortos podem ultrapassar de 200, feridos 4 mil



Em nome de todos os brasileiros , ó Líbano, ó flor dos árabes, somos um povo, um sangue e um coração. Que Deus os proteja de todo mal e proteja-o de todas as tentações, nossos olhos, nossos corações e nossos corações. Choramos por você com sangue. Um mártir, por Deus, não existe deus senão aquele que não o deixa em paz.Estamos com você em tristezas, calamidades e fraquezas diante de alegrias e forças. São as nossas Orações !
Para Beirute amor e harmonia.
Nossos corações com você






RENATO SANTOS  05/08/2020 Escrever o que aconteceu com nossos irmãos Libanêses  não é nada fácil até agora às lágrimas não deixam de cair, essa tragédia vaz lembrar a bomba de Herochima e Nakasaki no Japão, eles precisam de toda ajuda inclusiveis médicos com especialidades em queimaduras, ainda há vários corpos desaperecido, dois hospitais foram completamente destruídos, e há enfremeiros e médicos vítimas dessa tragédia no País.



Na Palácio Presidencial houve um minuto de silencio pelas 200 vítimas fatais no momento, há relatos pelas agências Internacionais de mais de 4 mil pessoas feridas.

Nesta quarta feira começou a se comprir os três dias de luto nacional pelas vítimas da maior tragédia da nossa época, o mundo precenciou uma possibilidade de uma explosão de nogiva nuclear, pequena acrewdita-se, mas poderosa para varrer quase uma cidade inteira do mapa, essa é uma das possíveis linhas investigações que os agentes internacionais estão de acordo, já que o local amarnezava todo tipo de arma. 

O prejuízo estimado fica por conta de US$ 3 milhões de euros, para levantar  a cidade vai levar tempo, de vista do epicentro da explosão ocorrida na ultima terça feira, que atingiu todo o porto de Beirute, mas também casas do centro e arredores , o antigo e primeiro ministro , Saad Rariri , garantiu que uma equipe de perito internacionais os ajudaram nas investigações.

Enquanto isso, se multiplicam às mensagens de apoio como de aeronaves internacionais com profissionais e ajuda médica.

O presidente francês, Emmanuel Macron enviou bombeiros e estará na cidade amanhã quinta-feira. O qatar também fez chegar ajuda ao País. Da Grecia chegou uma mensagem de condolências, pelo porta voz do primeiro-ministro  , Kyriakos Mitsotakis,: Estamos preparados para ajudar com o equipamento médico adicional. Penso que com a medida das horas e os dias que se passam, estaremos em melhores condições de avariar o tamanho da tragédia.

O Reino Unido também se manifestou e ofereceu ajuda, quer técnica e finaceira.

Beirute é uma Cidade  que precisa de ajuda e de muita ajuda, a situação é mais que trágica parece que foi bombardeada , a economia libanesa já estava se arrastando, mas agora afundo de vez, se agravou com a pandemia do covid-19, mas agora esta um verdadeiro inferno.

O Governo Brasileiro se manifestou leiam a nota:

O governo brasileiro solidariza-se com o povo e o governo do Líbano pelas vítimas fatais e pelos feridos atingidos pelas graves explosões que tiveram lugar hoje no porto de Beirute.

O Ministério das Relações Exteriores acompanha com atenção os acontecimentos na cidade e está pronto para prestar a assistência consular cabível. Não há, até o momento, notícia de cidadãos brasileiros mortos ou gravemente feridos.

O Itamaraty seguirá acompanhando a situação por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, em coordenação com a Divisão de Assistência Consular (DAC) em Brasília.

O telefone de plantão consular da Embaixada do Brasil em Beirute está disponível para informações sobre a situação dos brasileiros no Líbano pelo número +961 70108374. 

O núcleo de assistência a brasileiros do MRE em Brasília também está à disposição para informações, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, pelos telefones +55 61 2030 8820/6756/6753 e pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br. Nos demais horários, poderá ser contatado o telefone do plantão consular da Secretaria de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania do Itamaraty pelo número +55 61 98197-2284.

Uma investigação está em andamento para encontrar o gatilho exato da explosão. O Conselho Supremo de Defesa do Líbano afirmou que os responsáveis vão enfrentar a "punição máxima" possível. Más uma possível causa, Nitrato de Amônio. 

Obrigado Em primeiro lugar a Deus e a todos vocês <<>> Meu trabalho como blogueiro será sempre por três pilares do Jornalismo <<>> Ética, a Verdade e Veracidade dos fatos <<>> Artigo 2.º da FENAJ <<>> Artigo 4.º e o 7.º <<>> Além das normais Internacionais e do Google IFJ <<>> Blog esse pode confiar!








RENATO SANTOS 05/08/2020  A  Gazeta Central Blog, queremos agradecer a Deus em primeiro lugar e agradece a todos nossos leitores, por nos prestigiar nesse momento que estamos passando, diante da pandemia, das fake news e da falta de credibilidade de uma imprensa, que se vendeu para ideologias partidárias.Esse reconhecimento para alguns podem não ter significado, mas em especial a minha pessoa sim, não é qualquer um que chega a mais de 1 milhão de leitores, com alcance em 92 países, com conteúdo pessoal, obrigado a todos, meu compromisso é com vocês!

foto Um dia terei equipamentos profissionais, por no momento tenho celular 


Muitos profissionais de Imprensa, estão sendo obrigados a engolir as ideologias,  deixando a ética da imprensa de lado, quem pode já deixou as empresas de comunicação que escolheu a esquerda, não podemos atacar os profissionais da Imprensa, ou emprego ou a ética.

O Blog por suas vez tem um papel muito importante a liberdade da escolha da ética, dando a vez a opinião publica interagir  com as publicações seja via redes sociais  ou por e-mail.



O que acreditamos como blog,  na ética jornalística que é o conjunto de normas e procedimentos éticos que regem a atividade do jornalismo. 

Ela se refere à conduta desejável esperada do profissional. Portanto, não deve ser confundida com a deontologia jornalística ligada à deôntica. 

A deontologia se refere a uma série de obrigações e deveres que regem a profissão. Embora geralmente não institucionalizadas pelo Estado, as normas da ética jornalística são consolidadas em códigos de ética que variam de acordo com cada país.

Por isso, não concordamos com às fake news que só nos atrapalha e tira de nós toda credibilidade de um trabalho  não confundimos  o blog mantido pelo google que segue padrões internacionais com outros blogs que não são regidos por essa prataforma.

Atualmente, o jornalismo oscila entre a imagem romântica de árbitro social e porta-voz da opinião pública e a de empresa comercial sem escrúpulos que recorre a qualquer meio para chamar a atenção e multiplicar suas vendas, sobretudo com a intromissão em vidas privadas e a dimensão exagerada concedida a notícias escandalosas e policiais.

Jornalismo é também definido como "a técnica de transmissão de informações a um público cujos componentes não são antecipadamente conhecidos". Este particular diferencia o jornalismo das demais formas de comunicação. Atualmente, o termo "jornalismo" faz referência a todas as formas de comunicação pública de notícias e seus comentários e interpretações.

Temos uma missiologia, lea-mos. Tudo aquilo que o jornalista escreve, deve partir de uma noção de relevância: o que o público considera importante, o que a população precisa saber. Seja em âmbito local, nacional ou internacional, esse deve ser um dos pontos de maior atenção, não apenas pela questão se o jornal ainda ser um produto que necessita da valorização dos seus clientes, mas porque os veículos jornalísticos carregam, em si, a "missão" de informar corretamente e levar, ao público, aquilo a que ele não tem acesso completo. Esse é o caso da Gazeta Central Blog. 

Assim, um dilema que facilmente pode ocorrer no cotidiano em redações é o de o que publicar e o que deixar de lado. 

Cada veículo possui sua linha editorial, que dita que tipo de acontecimentos receberão uma maior cobertura. Entretanto, para além disso, o jornalista deve pensar nas consequências de seus atos. 


Exemplificando: um profissional descobre que uma empresa de grande porte, que emprega milhares de cidadãos em uma área, vende um produto inadequado, que pode destruir a vida de muitos. O jornal expõe a venda criminosa e a empresa acaba fechando as portas. Por mais que o jornalista tenha tido a intenção de salvar vidas, por outro lado, ele foi responsável pela perda de milhares de empregos.

Cabe, ao jornalista, pesar seus atos e as consequências deles. O que seria mais importante? 


Salvar as pessoas ou seus empregos? A revelação de casos como esse recaem no chamado jornalismo cívico, que pretende estreitar a relação entre os profissionais e as comunidades a que servem, tendo-as como prioridade. Mas temos que concordar que vale mais a vida do que o emprego em si,que não compra a mesma. Devemos zelar pela vida e se importar com as pessoas.

E a tal da imparcialidade como fica? Todos os códigos de ética do jornalismo incluem, como valores e preceitos fundamentais, a busca da verdade, a veracidade e a precisão das informações.

No Brasil, o Código de Ética da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), estabelece, no art. 2º, I, que "a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente da linha política de seus proprietários" e no art. 2º, II, acrescenta que "a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos". 

Por fim, o artigo 4º afirma que "o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação" e o art. 7º, que: "O jornalista não pode (...) II - submeter-se a diretrizes contrárias à precisa apuração dos acontecimentos e à correta divulgação da informação" [2].

Por sua vez, a Declaração de Princípios sobre a Conduta do Jornalista, da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ ou IFJ, na sigla em inglês), afirma que "jornalistas dignos do nome" (art. 9) devem seguir fielmente o princípio estabelecido no artigo 1º: "O respeito à verdade e ao direito do público à verdade é a primeira obrigação do jornalista {3}.

JORNALISMO NA iNTERNET. Assim como atacaram a Dilma ex Presidente independente do seu partido, estão fazendo com atual Presidente Jair Messias Bolsonaro, o jornalismo precisa ser sério. 

Com o avanço tecnológico e o surgimento de sistemas facilitadores de acesso e criação de conteúdo através da internet, a ética jornalistica passa por transformações estruturais, em busca de delimitar os deveres sociais e deontológicos que diferenciam o jornalista dos demais produtores, que agora também exercem funções que outrora eram reservadas apenas aos profissionais da área.

As novas tecnologias, além de criarem dilemas inéditos no campo comunicacional, atualizam discussões sobre problemas antigos. Questões como o tratamento de imagens, autoria de reportagens e o reuso de conteúdos de terceiros são alguns dos casos que foram atualizados dentro dos parâmetros atuais.

De ineditismo, podemos citar métodos de violação de e-mails em busca de informações confidenciais e utilizar as mídias sociais para disseminar informações falsas. 

Um caso notório sobre a transmissão equivocada de notícias foi relatado pelo veículo de comunicação British Brodcasting Corporation (BBC), na semana de votação na Câmara dos Deputados sobre o prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rouseff. Das cinco notícias mais compartilhadas sobre o assunto no Facebook, três eram falsas[10]

Refências/ Fontes

Opinião Renato Santos blogueiro Consciente.
 
PDFlink sem parâmetros PDF FENAJ - Código de Ética dos Jornalistas brasileiros Arquivado em 3 de outubro de 2009, no Wayback Machine. (ver art. 2º, I e II; art. 4º; e art. 7º, II).

(em inglês) IFJ - Declaration of Principles on the Conduct of Journalists Arquivado em 30 de setembro de 2007, no Wayback Machine. (ver art. 1º e art. 9)

 [http://www.jornalistas.eu/?n=7998 Princípios Internacionais da Ética Profissional no Jornalismo – 1983. Sindicatos dos jornalistas. Página consultada em 16 de março de 2017.

 «Na semana do impeachment, 3 das 5 notícias mais compartilhadas no Facebook são falsas - BBC Brasil». Consultado em 7 de julho de 2016