RENATO SANTOS 05/03/2021 A Gazeta Central Blog, sempre alertou sobre o COVID-19, essa doença não tem cura, ela deixa sequelas.
Crédito da imagem: Imagem: geralt_pixabay
Mas a outra pergunta, porque? As vacinas estão sendo desperdiçadas na EUROPA?
O processo de vacinação contra a Covid-19 em Espanha, tal como em quase toda a Europa, ocorre lentamente. Neste lar em Madrid, foram inoculadas 280 pessoas. Cada frasquinho destes, deu para seis doses, mais uma do que as recomendadas pela Pfizer.
"Recebemos algumas seringas que não servem para conseguirmos obter a sexta dose. Estas seringas são inúteis. Fizemos a coisa certa ao usar as nossas próprias seringas de insulina de 1 mililitro", refere a enfermeira-chefe do Lar de San Camilo, Laura Steegmann.
Só é possível retirar a sexta dose das ampolas utilizando equipamento especial. A falta de seringas adequadas tem desperdiçado milhares de doses deste precioso líquido.
A vice-secretária-geral do sindicato de médicos AMYTS, Ángela Hernández, refere que "embora isto fosse algo de que temos conhecimento desde dezembro, a partir de 28 de janeiro, a direção geral de Saúde Pública informou-nos que estavam a retirar seis doses de 90% dos frascos Pfizer. Quando perguntámos sobre o que aconteceu com os outros 10%, não nos deram uma resposta clara."
"Algo tão simples como uma seringa pode obter até mais 20% do conteúdo de uma ampola de vacina contra a Covid-19. O acesso às seringas corretas tornou-se numa questão de importância nacional, especialmente agora que as empresas farmacêuticas começam a cobrar as doses extras que os frascos contêm", relata o jornalista da euronews, Jaime Velázquez.
Os ministros espanhóis da Saúde e da Indústria visitaram as instalações de um fabricante de tecnologia médica em Madrid para observarem o progresso da linha de produção destas seringas especiais. Os serviços regionais de saúde compraram 25 milhões destas seringas para vacinas contra o novo coronavírus. A empresa garante a entrega, como promete a diretora-geral da BD para Espanha e Portugal, Lourdes Lopez:
"Estamos a enviar fornecimentos neste preciso momento. Programámo-los para que as seringas cheguem às diferentes regiões espanholas à medida que os novos lotes de vacinas vão chegando."
No entanto, milhares de doses foram já desperdiçadas.
"A Pfizer modificou a ficha técnica... Podiam retirar-se mais doses, mas como a ficha técnica indicava cinco doses, eles estavam segui-la", conclui a ministra espanhola da Saúde, Carolina Darias.
As autoridades de saúde de Espanha vão participar numa iniciativa liderada pela União Europeia que tem como objetivo comprar a granel seringas especiais para a administração da vacina contra a Covid-19.
O país receberá 8% menos ampolas da Pfizer até ao final de fevereiro, mas, utilizando estas agulhas, isso representa um aumento de 10% das doses.
Por que as sequelas? De acordo com um relatório não revisado por pares , algumas pessoas que sofreram e se recuperaram da Covid-19 mostraram déficits de desempenho cognitivo consideráveis.
Um estudo realizado por pesquisadores do Imperial College London analisou os resultados de mais de 80.000 pacientes infectados com Covid-19 que faziam parte de um estudo chamado Great British Intelligence Test.
A perda cognitiva foi mais significativa em pacientes hospitalizados. Em alguns casos, a deficiência era equivalente ao envelhecimento do cérebro em 10 anos e reflete o declínio no desempenho cognitivo que se segue a uma lesão cerebral traumática.
No entanto, resta saber se essas lesões são de fato causadas pelo SARS-CoV2 e se são apenas consequências temporárias. Outros pesquisadores também alertaram que este estudo não aborda o estado cognitivo dos participantes antes da infecção por SARS-CoV2.
Em teoria, muitos indivíduos infectados se livraram do vírus e tiveram testes de PCR negativos, mas ainda lidam com os efeitos da doença por vários meses. O chamado Covid longo deixa as pessoas lutando com sequelas de longo prazo, como fadiga, ansiedade e perda de memória.
A situação é mais grave do que se aparenta, tomando ou não vacina, Bolsonaro não mentiu apenas alertou, mas a Imprensa esta fazendo a festa com a sua fala. " frescura".
fonte: - COVID-19 (coronavírus): Efeitos a longo prazo
- Custos cognitivos do COVID? Os cérebros de alguns pacientes podem envelhecer 10 anos
Hampshire, Adam, et al. “ Déficits cognitivos em pessoas que se recuperaram de COVID-19 em relação aos controles: Um N = 84.285 estudo online .” medRxiv (2020).
EURONEWS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.