RENATO SANTOS 06/03/2021 Antes de começar quero pedir licença e registrar a partida do meu tio JOSÉ DIAS FILHO, que Deus posso confortar o coração da minha Tia Cecilia Galvão Dias e dos meu primos Eliana e Romualdo.
Mas jamais perderem a esperança da Salvação em Cristo Jesus. O motivo do seu falecimento não foi divulgado pela família e respeito essa decisão.
TIA FORÇA! DEUS ESTA CONTIGO .
Como membro da Quarta Igreja Presbiteriana Conservadora de Guarulhos, blogueiro e diácono, venho trazer a todos uma mensagem de esperança nesse momento tão doloroso a qual estamos passando diante da pandemia COVID-19, e afirmar a minha Fá diante do Nosso Senhor Jesus Cristo.
E o meu compromisso de divulgar conteúdos jornalísticos com veracidade e respeito e somar e compartilhar com o Presidente da Assembleia Geral Rev. Welerson Alves Duarte, a seguinte mensagem dele nas redes sociais. " ... Em aproximadamente um ano Deus chamou vários oficiais, além de diversos membros de nossas Igrejas Presbiterianas Conservadoras.
Diante disso estamos estabelecendo o "Dia Oficial de Luto". Recomendamos que os Conselhos de cada Igreja Presbiteriana Conservadora levem os membros da Igreja a orar pelas famílias e Igrejas enlutadas ao longo desta semana e que as Igrejas separem, no dia 07 de março, momentos em sua programação dominical para clamar pelo consolo do Senhor. Publicado no dia 01 de março de 2021.
Segue abaixo para registro a partida dos nossos irmãos em Cristo e de familiares e conhecidos em particular deste blogueiro .
Estamos todos passando pela dor, de uma despedida sem ter o direito de fazer o velório, mas cada um deles nos deixaram uma lição de vida de sua maneira, não podemos julga-los não no cabe essa prerrogativa.
O que o COVID-19, esta nos ensinando? Sabido que muitos desses não faleceram por causa da doença: Uns foram por causa natural mesmo.
Mas em relação a COVID-19 o que ele nos ensina, não somos melhores e superiores a ninguém isso é fato e pronto! Precisamos entender algo, nem STF, nem PRESIDENTE, nem Congresso e nem Deputados, somos iguais e vamos parar no vale da sombra da morte, seja qual for o método.
Mas voltando no assunto do momento:
A nossa Doutrina ela é bem clara nessa questão. A Doutrina Protestante
A Bíblia nunca fala que o homem tem algum outro corpo à parte de seu tabernáculo terreno e do corpo que há de possuir após a ressurreição.
No entanto fala da alma como ativa e consciente quando está ausente no corpo e presente com o Senhor, e se a alma é uma substancia então ela possui poder, um poder de auto manifestação e um poder produtivo com base em sua natureza.
A existência contínua da alma depois da morte é assunto à revelação divina. Constituía parte da fé da Igreja antes da vinda de Cristo.
A revelação de todas as doutrinas que tratam dos destinos e salvação dos homens tem sido seguramente progressiva.
Portanto, não deve surpreender-nos que a questão do estado futuro esteja muito menos desenvolvida no AT do que no NT.
No entanto está ali. Quando Paulo (2Tm 1.10) se refere a “nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho”, não se deve causar surpresa ao dizer que a vida futura era desconhecida.
Quando o texto bíblico de Gênesis 3.19 diz: “...tu és pó, e ao pó retornarás”. (RA). Entende-se que o substantivo feminino alma ou נֶפֶשׁ (nephesh) não pode ser visto como pó, mas sopro, sendo semelhante à espirito (i.e., alma e espirito são termos sinônimos – apresentam a mesma ideia, que é a composição imaterial do homem), e, portanto, segundo a teologia dos hebreus, não deveria voltar ao pó; mas a Deus que a dera.
Consequentemente, descobrimos que, por todas as Escrituras veterotestamentárias, apresentam-se os mais elevados conceitos acerca da natureza e do destino do homem.
Lemos continuamente no AT que os mortos vão para os pais, como que descendo ao “Sheol”, ou seja, ao estado invisível que os gregos chamavam Hades.
O Sheol é apresentado como o receptáculo ou morada geral dos espíritos dos falecidos, os quais estão ali em estado de consciência; alguns deles em estado de desventura e outros, de bem aventurança.
Em todos os pontos, a ideia pagã do Hades corresponde à ideia bíblica do Sheol. Todas as almas iam para o Hades, algumas morando no Tártaro e outras, no Elíseo.
Os hebreus consideravam que a alma dos mortos tinham consciência e atividade, é coisa evidente por prática na necromancia, e confirmada pela aparição de Samuel e Saul, tal como registrada em 1 Samuel 28.
Devemos ter em mente que no NT há um comentário inspirado, e, portanto um comentário infalível das Escrituras veterotestamentárias. Com base neste comentário, aprendemos que o Velho Testamento contém muito que de outra maneira já havíamos descoberto. E assim temos no NT as mais explícitas declarações não só de que estava revelada no AT a doutrina de um estado futuro, mas que ela desde o principio constituía parte da fé do povo de Deus.
Textos que reforçam esta ideia:
Atos 26.6-8 - “E, agora, estou aqui para ser julgado por causa da esperança da promessa feita por Deus a nossos pais. a qual as nossas doze tribos, servindo a Deus fervorosamente noite e dia, esperam alcançar; é por causa desta esperança, ó rei, que eu sou acusado pelos judeus. Por que é que se julga entre vós incrível que Deus ressuscite os mortos?”
A promessa a que ele se refere é a promessa de redenção por meio do Messias, redenção que inclui a libertação de seu povo do poder da morte e de outras más consequências do pecado. Esta era a promessa cujo cumprimento esperavam as doze tribos. Portanto, afirma-se que a crença em uma vida futura era parte de toda a religião hebreia.
Gálatas 3.8 - “Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão...”
O evangelho, contudo, no sentido apostólico do termo, é a boa nova da salvação; e salvação é livramento da penalidade da lei e a restauração à imagem e ai favor de Deus, isso necessariamente envolve uma ideia de uma vida futura; de um estado futuro de miséria da qual a alma se torna livre, e de um estado futuro de glória e bem aventurança no qual ela foi introduzida.
Hebreus 11.13-16 - “Todos estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas; mas tendo-as visto e saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Ora, os que tais coisas dizem, mostram que estão buscando uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela donde haviam saído, teriam oportunidade de voltar. Mas agora desejam uma pátria melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de ser chamado seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade”.
Portanto, a fé dos santos Veterotestamentários no invisível e eterno era tão intensa como a de qualquer outro grupo de pessoas desde a criação. Pois o que eles disseram foram do Espírito Santo, então o que disseram foi o que Deus disse. Temos, pois, a firme palavra da inspiração que nos diz que o povo de Deus creu, desde o princípio, em um estado de existência consciente para além do túmulo. Não carece de argumento e ninguém discute que esta é a doutrina do Novo Testamento.
2. O Estado Intermediário
Assim como todos creem na ressurreição do corpo e no juízo futuro, também todos creem em um estado intermediário. Ou seja, creem que há um estado de existência entre morte e ressurreição, e que a condição dos mortos durante esse intervalo é diferente.
A Bíblia não ensina antropologia de maneira formal, nem na esfera da fisiologia nem na da psicologia como área de ciência humana, mas pressupõe muito do que subjaz a esses diversos ensinos. Pressupõem que a alma e o corpo são duas substancias ligadas em uma união vital para constituir o homem, no atual estado de existência, como uma pessoa individual. Pressupõe que a sede dessa personalidade é alma. A alma é o eu, o Ego, do qual o corpo é o órgão. Pressupõe que a alma continua sua existência consciente, bem sua capacidade de agir e de perceber ações, uma vez separada do corpo. Já vimos que essa é a doutrina da Bíblia inteira. Os mortos, segundo as Escrituras, não deixam de existir; não deixam de continuar conscientes e ativos.
Algumas considerações:
Nosso Senhor prometeu que ressuscitaria seu povo dos mortos no ultimo dia. Portanto, parece estar envolvido na natureza da redenção de Cristo, e da união entre seu povo, que, enquanto estiverem ausentes do corpo, estarão presentes no Senhor. É inconcebível que, habitando neles o Espírito de Deus, que é o Espírito de santidade e glória, mergulhem na morte em um estado de existência inferior àquele que desfrutavam neste mundo. Portanto, descobrimos que, na parábola do rico e Lázaro, Cristo diz: “Aconteceu que morreu o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão” (Lc 16.22). Portanto é inegável que a implicação de que em seu caso a transição foi imediata da terra para o céu. Ainda mais explicita é a declaração de nosso Senhor ao ladrão penitente: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43). A palavra paraíso aparece em outras passagens no NT. Em 2 Coríntios 12.4, Paulo diz que foi arrebatado ao paraíso, o que explica dizendo que foi arrebatado até o terceiro céu. E em Apocalipse 2.7, Cristo diz: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas. Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus”. Portanto, é indubitável que o paraíso é o céu, e, consequentemente, quando Cristo prometeu ao ladrão moribundo que naquele dia ele mesmo estaria no paraíso, a promessa é que ele estaria no céu. Portanto, parece impossível que todo aquele que não repousa sua fé nos pais, e sim, na Bíblia, possa negar que alma do crente, na morte, entra no céu.
A palavra céu é certamente um termo de tão ampla aplicação na Bíblia como vida diária. Falamos das aves do céu; das estrelas do céu; de nosso Pai que está no céu; e dos crentes como cidadãos do céu. Que o paraíso e céu não são a mesma coisa é mera disputa semântica. Se a palavra céu for tomada em um de seus sentidos legítimos, então é a mesma coisa; o Apóstolo, porém, diz que estão agora εν τοις επουρανιοις (Ef 2.6), ou seja, no céu. O paraíso, como termo empregado por Cristo e seus Apóstolos, é o lugar onde Cristo está agora e donde se manifesta sua presença e glória. Que esse é o lugar onde finalmente ele estabelecerá seu reino, e que todos os redimidos, revestidos de seus corpos ressurretos, estarão reunidos ali.
Rev. Alfeu Magalhães. fonte blog. Presbiterianos Calvinistas
Somos presbiterianos, calvinistas e bíblicos. Fazemos coro com aqueles que olham com reserva para as novidades surgidas entre os neopentecostais que têm deturpado os ensinamentos bíblicos reformados.
SEGUE ABAIXO A LISTA DE NOSSOS IRMÃO QUE PARTIRAM COM O SENHOR!
A relação dos irmãos que Deus chamou aos tabernáculos eternos durante o períodos da Pandemia alguns não faleceram de Covid e alguns são familiares diretos dos membros da seara conservador a relação ê por Sínodos e presbitérios.
Devem estas famílias de nossos irmãos serem lembrado domingo no momento de orações pelos lares enlutamos.
Presbitério do Paraná:
1. Rev. Elias Pereira Dantas
2. Rev. Jeiel Couto
3. Presb. Osny Dias de Souza
4. Izaíra Trofino Romã – IPC - São Jorge do Ivaí
5. Alice Pereira Alves – 1ª IPC – Curitiba
6. Bernadete da Silva – IPC - Paranaguá
Presbitério Paulistano:
7. Presb. Marcelo Silva Batista – IPC - Jardim Bandeirantes
8. Presb. Robson Jorge Estevam
9. Presb. Sebastião Martins – IPC – Jardim Maríllia
10. Maria Célia Alves dos Santos – 5ª IPC de São Paulo
11. Alice Correia de Moraes – 5ª IPC de São Paulo
Presbitério Piratininga:
12. Presb. Pantaleão – IPC - Vila Santa Catarina
13. Diac. Bolivar Manoel dos Santos - IPC - SBC
14. Diác. Raimundo dos Santos - 2a IPC – Feira de Santana
15. Maria do Carmo Macedo – IPC - Vila Santa Catarina
16. Aparecida Rodrigues de Souza – IPC – Riacho Grande
17. Alfredo Augusto – 3ª IPC – SP
18. Dionísia Pereira da Silva – 3ª IPC – SP
19. Ishyr de Moraes Lui 1ª IPC - SP
20. Cleodenice Pereira Barreto
21. Estelita Ribeiro de Matos - 1a IPC - Feira de Santana
22. Otilia Cerqueira Sá - 1a IPC - Feira de Santana
23. Silvéria Moreira Cerqueira Congregação de Mocó - BA
Presbitério de Guarulhos:
24. Presb. Licurgo Alves Ferreira Neto – 1ª IPC de Guarulhos
25. Presb. Wanderley Mauri Carminatti – 1ª IPC de Guarulhos
26. Divina Rodrigues Ferreira – 1ª IPC de Guarulhos
27. Diac. Miqueias Camacho
28. José Dias Filho
Presbitério Bandeirante:
29. Presb. José Sales – IPC - São João da Mata
30. Presb. Ivo – IPC - Pádua Dias
31. Presb. Dácio – IPC - Nova Itália
32. Diac. José Paiva – IPC - Campinas
33. Rejane Aparecida Hanflinger – IPC – Jardim Caieiras
34. Cleverson Dias Barbosa – IPC – Jardim Caieiras
Presbitério Oeste Paulista:
35. Presb. José Jorge Pereira da Silva –IPC - Santa Fé do Sul
36. Presb. Abner Biagi – IPC - Palmares Paulista
37. Maria Luiza da Silva Ramos – IPC - Santa Fé do Sul
38. Augusta Pedrotti da Costa – Bauru
Presbitério Brasil Central:
39. Presb. Francisco Amâncio - Congregação de Araçu,
40. Dna Marlene Conceição - Congregação de Araçu,
41. Claudio Amâncio – Congregação de Araçu,
42. Miriam Lima Souza – Esposa do Rev. Mariano
43. Antonio – 3ª IPC de Goiania
44. Maria de Fátima T. Barros – 3ª IPC de Goiania
45. Joana T. Barros – 3ª IPC de Goiânia
46. Raquel Moura – Jd Curitiba – Goiania
Presbitério Centro Sul:
47. Presb. João Fernandes de Avelar – IPC – Iraí de Minas
48. Presb. Edson Palma – IPC – Iraí de Minas
49. Presb. Sandoval Silva Magalhães – IPC – Cruzeiro do Sul
50. Presb. Valdemar de Souza Barros
51. Ana Fernandes de Avelar – IPC – Iraí de Minas
52. Florcena Alves dos Santos – IPC – Iraí de Minas
53. Elza Gonçalves Ribeiro – IPC – Iraí de Minas
54. Osvaldo Magalhães – IPC - Uberlândia
55. Fábio Facundo dos Santos - IPC – Uberlândia
56. Justina – 4ª IPC - Goiania
57. Abadia de Fátima Ribeiro - IPC - Uberlândia
58. Terezinha Garcia dos Santos - IPC - Uberlândia
59. Maria Guedes – IPC – Cruzeiro do Sul
60. Maria Francisca – IPC – Cruzeiro do Sul
O presidente da assembleia geral rev Welerson da instruções sobre este momento de oração bem nossa denominação!!
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Comentários RENATO SANTOS 06/03/2021
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