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terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Não precisa de colisão entre tatuzão e o interceptor de esgoto apenas a movimentação da máquina pode ter provocado uma desestabilização do terreno local causando o rompimento do interceptor de esgoto <<>> Parceria Pùblico-Privada firmada com Governo João Dória para a construção da Linha 6-laranja do metrô que deveria estar pronta em 2024<<>> Só que essa empresa está processando o Governo do Estado de Nova Gales do Sul valor de US$ 1,1 bilhão o governo minimizou a quantidade de obras de serviços públicos subterrâneos por que será? <<>> Doria não tinha essa informação?<<>>

 



MARGINAL  TIETÊ  01/02/2022 NO  BURACO  


RENATO  SANTOS  01/02/2022  Estado  de  São  Paulo, capital  São  Paulo obra  metrô, transposição  do  Rio  Tietê  para  algum  lugar, a  pergunta  é  como o tatuzão  erro a trajetória e acerto  o leito  do  rio  tietê, hoje, que  engenharia  é essa, mais  um  pouco a  marginal  Tietê  iria  virar  o  caminho  para  um  Titanic passar.




Colocar  culpa  na chuva  é  fácil, mas  o  erro  foi  humano  mesmo, os trabalhos de escavação para as obras da Linha 6-Laranja do Metrô teve rompimento de uma tubulação de esgoto e o desmoronamento de parte da pista da Marginal do Tietê nesta terça-feira,  A via cedeu durante a manhã e foi interditada. A erosão ocorreu nas imediações da Ponte do Piqueri, na zona oeste da capital paulista.

Senhor  Governador  queremos  saber que  empresa  é  essa, a mesma  que  ja  teve  problemas  inclusive  no MÉXICO, qual  o  critério  que  ela foi  escolhida, esqueceram de  avisar  para  o operador  do  TATUZÃO  que  passava  o leito  do  rio  tietê?

 O desmoronamento foi causado pelo rompimento de uma coletora de esgoto. O motivo dessa ruptura, no entanto, ainda não foi esclarecido. Conforme a Acciona, empresa responsável pela obra, não houve colisão do tatuzão com a galeria de esgoto, pois a tuneladora passava a três metros da galeria no momento da ocorrência. O tatuzão é um equipamento de perfuração de túneis, que operava no local do acidente desde o dia 16 de dezembro.

Acciona, S.A. (Pronúncia espanhola: [akיφjona]) é um conglomerado multinacional espanhol dedicado ao desenvolvimento e gestão de infraestrutura (construção, água, industrial e serviços) e energia renovável. A empresa, via subsidiária Acciona Energy, produz 21 terawatt-hora de energia renovável por ano.

A empresa foi fundada em 1997 através da fusão de Entrecanales y Tavora e Cubiertas y MZOV. A sede da empresa fica em Alcobendas, Comunidade de Madrid, Espanha. As operações da empresa nos EUA estão sediadas em Chicago, Illinois.

A Empresa emprega 30.000 profissionais, e deve ser encontrada em 30 países nos cinco continentes. A empresa é listada no IBEX 35 e é referência do setor.

A empresa pode rastrear suas origens até a MZOV, uma empresa fundada em 1862. Em 1978 MZOV fundiu-se com cubiertas y Tejados, um negócio fundado em 1916, para formar Cubiertas y MZOV.  Em 1997, a empresa fundiu-se com a Entrecanales y Tavora, uma empresa fundada em 1931, para formar a NECSO Entrecanales Cubiertas S.A.. Foi posteriormente renomeada Acciona.

A Acciona obteve o distinto RobecoSAM Silver Class 2015 no setor de Utilidades Elétricas no âmbito do Anuário de Sustentabilidade 2015 por suas melhores práticas em sustentabilidade. Também foi incluído no índice de desempenho do CDP Climate Leadership Index 2014, que lista as 187 empresas mundiais que receberam a maior classificação por seu desempenho na luta contra as mudanças climáticas.

Grandes projetos envolvendo a empresa incluem a Torre Europa concluída em 1985, a Ponte Ting Kau em Hong Kong concluída em 1998, a Gare do Oriente em Lisboa concluída em 1998, El Museu de les Ciències Príncipe Felipe completou em 2000, a Chancelaria Alemã concluída em 2001, o Príncipe Felipe alemão completou em 2001, o Príncipe Felipe alemão completou em 2001, O King Abdullah University Hospital completou em 2002, a Represa de Alqueva concluída em 2002, e o El Palau de les Arts Reina Sofía concluído em 2005. 

Como parte de uma Parceria Público Privada com o Governo do Estado de Nova Gales do Sul, a Acciona foi responsável pela entrega da infraestrutura para o projeto de VLT de Sydney CBD e Sudeste, que foi concluído em abril de 2020.  

A Acciona está processando o governo que busca US$ 1,1 bilhão em financiamento adicional, alegando que o governo minimizou a quantidade de obras de serviços públicos subterrâneos que seriam necessárias. 

Outra Parceria Público-Privada foi firmada com o Governo do Estado de São Paulo, no qual a Acciona realizará as obras para e operará a Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, que deverá ser concluída em 2024. 

Em janeiro de 2018, a Acciona assinou um empréstimo de 100 milhões de euros com o Banco Europeu de Investimento. O Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos é uma iniciativa da União Europeia destinada a fornecer apoio financeiro para empresas inovadoras. A EFSI trabalha com empresas consideradas de risco porque suas tecnologias não testadas ou têm produtos com um histórico limitado. A Acciona utilizará o empréstimo para expandir sua pesquisa em energia renovável, infraestrutura, água e digitalização para aumentar a eficiência na construção e operação de suas usinas de geração de energia elétrica. Também desenvolverá processos sustentáveis de tratamento e purificação de água biológica e desenvolverá formas de reciclar resíduos e construir infraestruturas ambientalmente corretas.

A empresa está testando componentes pré-fabricados que são mais leves e menos caros para transportar, mantendo alta resistência. A acciona construiu o primeiro farol do mundo construído com produtos pré-fabricados, em Valência, espanha.

Para o engenheiro civil Paulo Ferreira, presidente do Instituto de Engenharia, embora não tenha havido colisão entre o tatuzão e o interceptor de esgoto, a movimentação da máquina pode ter provocado uma desestabilização do terreno no local, causando o rompimento do interceptor de esgoto.

"Que não houve a colisão está claro. Se tivesse havido, o problema seria muito pior. Não houve colisão, mas não precisa de colisão para ter a ruptura (do interceptor), basta que haja a movimentação", explica o engenheiro. Segundo ele, uma avaliação de risco deve ter sido feita, no projeto da obra, sobre a passagem do tatuzão na região.

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Os trabalhos de escavação para as obras da Linha 6-Laranja do Metrô e as chuvas podem ter contribuído para o rompimento de uma tubulação de esgoto e o desmoronamento de parte da pista da Marginal do Tietê nesta terça-feira, afirmam especialistas. A via cedeu durante a manhã e foi interditada. A erosão ocorreu nas imediações da Ponte do Piqueri, na zona oeste da capital paulista.


Segundo o governo, o desmoronamento foi causado pelo rompimento de uma coletora de esgoto. O motivo dessa ruptura, no entanto, ainda não foi esclarecido. Conforme a Acciona, empresa responsável pela obra, não houve colisão do tatuzão com a galeria de esgoto, pois a tuneladora passava a três metros da galeria no momento da ocorrência. O tatuzão é um equipamento de perfuração de túneis, que operava no local do acidente desde o dia 16 de dezembro.


Vazamento de esgoto em obra do metrô provocou cratera na Marginal do Tietê  © Tiago Queiroz/Estadão Vazamento de esgoto em obra do metrô provocou cratera na Marginal do Tietê 

Especialistas ouvidos pelo Estadão afirmam que é preciso aguardar as investigações para apontar o que teria causado o rompimento da coletora de esgoto e qual a ligação dessa ruptura com as obras da Linha 6-Laranja. Nesta terça, o Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito civil para apurar as causas do acidente.


Para o engenheiro civil Paulo Ferreira, presidente do Instituto de Engenharia, embora não tenha havido colisão entre o tatuzão e o interceptor de esgoto, a movimentação da máquina pode ter provocado uma desestabilização do terreno no local, causando o rompimento do interceptor de esgoto.


"Que não houve a colisão está claro. Se tivesse havido, o problema seria muito pior. Não houve colisão, mas não precisa de colisão para ter a ruptura (do interceptor), basta que haja a movimentação", explica o engenheiro. Segundo ele, uma avaliação de risco deve ter sido feita, no projeto da obra, sobre a passagem do tatuzão na região.

"O metrô sabia que tinha um interceptor (de esgoto) ali. A Sabesp sabia que ia passar o metrô. Fizeram análise de risco e probabilidade. Mas a ocorrência do fato indepente da probabilidade. Certamente, eles avaliaram e correram o risco." Outras variáveis, como o volume de chuva nos últimos dias, podem ter contribuído para o problema, segundo o especialista.

A pasta afirmou, ainda, que foi criado um comitê que investiga a causa do incidente e avalia soluções técnicas para a realização de obras de drenagem, recuperação para a retomada das obras do Metrô, conserto da tubulação e da Marginal Tietê. A primeira reunião do comitê ocorreu na tarde desta terça-feira, com a participação de 20 pessoas envolvidas na solução da situação.

Referências "Relatório Anual 2020" (PDF). Acciona, acciona. Recuperado em 13 de setembro de 2021. "Site". Acciona, acciona. Recuperado em 13 de setembro de 2021. "A Acciona expande sua pesquisa para se manter inovadora em desenvolvimento sustentável e energia renovável". Banco Europeu de Investimento. Recuperado em 13 de outubro de 2020. "Apresentação do Investidor Acciona" (PDF). Arquivado do original (PDF) em 3 de outubro de 2011. Recuperado em 2 de dezembro de 2011. "Supervalorizado em relação aos pares, mas pode merecer outro olhar". Cubo capital. Arquivado do original em 16 de janeiro de 2016. Recuperado em 21 de setembro de 2015. Anuário de Sustentabilidade 2015 Arquivado em 23 de setembro de 2015 na Máquina Wayback Índice de Liderança Climática cdp 2014 Índice de desempenho "Torre Europa no banco de dados Structurae" (em alemão). En.structurae.de. Recuperado em 2 de dezembro de 2011. "Ting Kau Bridge on Structurae database" (em alemão). En.structurae.de de 18 de maio de 1998. Recuperado em 2 de dezembro de 2011. Gare do Oriente no site da Acciona arquivado em 2 de fevereiro de 2008 na Máquina Wayback "El Museu de les Ciències Príncipe Felipe em Structurae banco de dados" (em alemão). En.structurae.de. Recuperado em 2 de dezembro de 2011. "Chancelaria Alemã no banco de dados Structurae" (em alemão). En.structurae.de. Recuperado em 2 de dezembro de 2011. King Abdullah University Hospital no site Acciona Arquivado em 2 de fevereiro de 2008 na Máquina Wayback "Barragem de Alqueva no banco de dados Structurae" (em alemão). En.structurae.de. Recuperado em 2 de dezembro de 2011. "Palau de les Arts Reina Sofía on Structurae database" (em alemão). En.structurae.de de 27 de novembro de 2008. Recuperado em 2 de dezembro de 2011. O novo vlt de Sydney está agora aberto de Circular Quay para Kingsford Transporte para NSW 3 abril 2020 Haydar, Nour; Wylie, Brooke (2018). "A subcontratante de vlt de Sydney, Acciona, buscava US$ 1,1 bilhão depois de alegar que foi enganada". ABC News. Recuperado em 16 de abril de 2018. Cunha, Joana (4 de julho de 2020). "Espanhóis assinam contrato para retomar obra da linha 6 do metrô de SP" Folha de S. Paulo. Recuperado em 6 de julho de 2020. "Plano de Investimento para a Europa: o BEI concede 100 milhões de euros de empréstimo à Acciona para impulsionar sua estratégia de inovação e digitalização". Comissão Europeia - Comissão Europeia. Recuperado em 13 de outubro de 2020.


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