RENATO SANTOS 23/02/2023 Reconhecimento Facil, o que era ficção cientifica agora é realidade, vai deste câmara até as redes sociais, todas sem fantasia.
É realizada a captura do rosto e extraído o template. Este é comparado ao conjunto de templates cadastrados, utilizando-se algoritmos que gerarão uma pontuação, indicando qual template do conjunto é o correspondente. Reconhecimento Facial Watch on Soluções Integração via API Interface Pronta Integração via API.
Longe vão os tempos em que podíamos desaparecer no meio de uma multidão. Da ficção para a realidade, os avanços da tecnologia (Inteligência Artificial) no reconhecimento facial, aliados à exposição pessoal na internet, tornam cada vez mais difícil passarmos despercebidos, como na série "Sob Suspeita", lançada em 2011.
A France Télévisions realizou um teste nas ruas de Paris. Com fotografias, tiradas nas ruas parisienses, um especialista em reconhecimento facial consegue identificar quem se passeia na capital francesa.
O perito fotografa um casal e, numa questão de segundos, utilizando um computador, descobre a identidade da jovem, para espanto de quem se vê exposto por um, ilustre, desconhecido.
A União Europeia permite aos cidadãos exigir a remoção da sua imagem dos sítios da Internet, mas é mais complicado do que parece. Um advogado explicava que a página na internet em causa tiver sido criada num "paraíso fiscal" chegar à fonte será muito difícil, pelo que resta ao lesado solicitar aos motores de busca que retirem as suas fotografias.
Apesar da controvérsia, Paris quer instalar câmaras de vigilância para, dizem as autoridades, melhorar a segurança durante os Jogos Olímpicos de 2024.
Em muitas cidades da China, as câmaras de vigilância permitem já a identificação, quase instantânea, das pessoas.
O Facebook vai reforçar a aposta no reconhecimento facial. Uma tecnologia que a rede social pretende, agora, usar para criar alertas sempre que uma fotografia dos utilizadores seja publicada por terceiros.
A empresa defende que a aplicação vai permitir que aos cibernautas sejam notificados sempre que uma foto sua apareça na internet, uma necessidade - ao que tudo indica - partilhada por um grande número de pessoas.
Por razões legais, a aplicação não vai estar para já disponível na União Europeia, nem no Canadá.
O Facebook começou a postar no reconhecimento facial em 2010. Uma tecnologia que permite, por exemplo, identificar uma pessoa em fotografias mesmo que não sejam nítidas e verificar a identidade de utilizadores que não conseguirem entrar nas contas pessoais.
O metro de Moscovo testou com voluntários um novo sistema de pagamento através de reconhecimento facial. Cada pessoa é identificada nos pórticos, a cara está conectada com a conta pessoal e a identificação é imediata.
A ideia é aplicar a tecnologia nas 241 estações de metro da cidade russa a partir de 15 de outubro. E vai estender em todas estações do mundo, querendo você ou não!
O aeroporto de Lyon, em França, foi escolhido para testar um novo serviço de reconhecimento facial biométrico concebido para acelerar o processo de "check-in" e embarque.
Com recurso a uma aplicação para "smartphone" designada MONA, os passageiros podem passar pelos diferentes pontos de controlo sem mostrar os documentos, nem ter qualquer contacto físico. A única excepção é nos controlos fronteiriços.
Guillaume Petit, euronews:"A autoridade francesa de proteção dos dados mostrou-se bastante preocupada com a ideia de implementar o reconhecimento facial, por exemplo, nos serviços públicos franceses. Mas aprovou este novo sistema, depois de fazer algumas recomendações. Não será obrigatório e, portanto, os viajantes continuarão a poder mostrar os documentos da forma tradicional, mas o objetivo é alargar o sistema a outros aeroportos, noutros países. Mas, para isso, os operadores dos aeroportos precisam de convencer as companhias e autoridades reguladoras desses países de que esta aplicação e este sistema é seguro, em termos da proteção da privacidade."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.