Páginas

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

ALI RODRIGUES DISSE QUE A UNASUL CORRE UM PERIGO DE SE TRANSFORMAR CORPO BUROCRÁTICO QUE A UNASUR FOI CRIADA PARA DEFENDER A DEMOCRACIA

Alí Rodríguez diz para deixar a Unasul que recursos naturais deve ser o pólo regional

O venezuelano Alí Rodríguez, que este mês o secretário-geral da Unasul transferiu ao presidente colombiano Ernesto Samper, disse hoje que o eixo do corpo deve ser a transformação interna dos recursos naturais da região.


O venezuelano Alí Rodríguez, que este mês o secretário-geral da Unasul transferiu ao presidente colombiano Ernesto Samper, disse hoje que o eixo do corpo deve ser a transformação interna dos recursos naturais da região.

União de Nações Sul-americanas (Unasul) "é sempre o perigo de se tornar um corpo burocrático; Isso é porque, no meu caso, eu tenho levantado repetidamente a necessidade de definir uma estratégia, uma política e um plano que tem como eixo norteador, na minha opinião, uma política comum no domínio dos recursos naturais", disse.

Unasul foi criada em 2008 para impulsionar a integração regional no domínio da energia, educação, saúde, meio ambiente, infra-estrutura, segurança e democracia, e Samper afirmou que seu desafio será para transformá-lo em um "bloco político"; ou seja, uma autoridade internacional de peso nos assuntos mundiais.

Rodríguez disse em uma entrevista de domingo com o canal Televen, da sua televisão privada do país que o bloco deve definir políticas que permitem otimizar a "fase de extracção de recursos naturais" e ao mesmo tempo "processamento dentro da região".

"Ou seja, em conjunto, desenvolver processos de industrialização, a evolução científica e tecnológica" e ao mesmo tempo respondendo para o financiamento destes requisitos.

Estes são "quatro grandes aspectos de uma mesma estratégia" para "dar corpo" para a integração da América do Sul, aproveitando-se de que "temos em nossas mãos," disse.

"Não somos industrial poder ou tecnológica (...); a grande força da região encontra-se na enorme reserva de recursos naturais disponíveis, em todos os aspectos. Aqui está hospedado, literalmente, a tabela periódica. O minério que não tem nesta região? Além disso, temos florestas, água, terra, tudo ", ele insistiu.

Rodríguez disse que a atual exploração dos recursos naturais na América do Sul "tem um personagem semi colonial", que é caracterizada com a chegada de capital estrangeiro "que levam a matéria-prima" ou então "nós importamos produtos transformados".

Também ex-ministro do petróleo e mineração, energia elétrica e dos negócios estrangeiros durante a administração do falecido Hugo Chávez (1999-2013) vai apresentar sua posição atual em 22 de agosto, em uma cúpula da Unasul no Uruguai.

Os membros da Unasul são Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

O venezuelano teve que abandonar o posto em agosto de 2013, mas manteve-se em funções porque até agora não tinha alcançado o consenso necessário para eleger seu sucessor.

Samper será o quarto Secretário-geral da Unasul e o colombiano segundo, após a designação, em 2010, da María Emma Mejía anunciou, que Rodríguez foi sucedido, em agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.