Páginas

terça-feira, 26 de agosto de 2014

raça Kelpie australiano O algoritmo do pastor poderia servir para manter afastados os animais em áreas perigosas,


.Matemáticos afirmam ter descoberto as regras que regem a capacidade de um cão de pastoreio para cuidar de um rebanho, um modelo que se aplicam a bots.

             raça Kelpie australiano
Graças a um sistema de navegação por satélite, os cientistas conseguiram finalmente compreender o funcionamento dos cães de pastor.

Até então eles não tinham nenhuma teoria satisfatória para explicar a capacidade de liderar eficazmente a um grupo de animais indisciplinados na mesma direção.

Andrew King, biólogo galês Swansea University, começou equipando com um chicote de fios GPS cão pastor (uma fêmea raça Kelpie australiano) e um rebanho de ovelhas Merino. Então ele observou o comportamento do outro em um prado no sul da Austrália, gravando o movimento de cada indivíduo com uma precisão de 10 a 20 cm.

Daniel Strombom, matemático sueco na Universidade de Upsala, analisados, juntamente com seus colegas, estes dados para estabelecer o algoritmo (série de operações que permitem que você resolver um problema), que controla as decisões e ações do cão pastor.

Para sua grande surpresa, um modelo simples permite que você execute uma tarefa aparentemente muito complexa. Resume-se a duas regras: reunir as ovelhas quando eles dispersarem e empurrá-los para a frente quando eles se encontram.

"Tínhamos que imaginar o que ele viu o cão a desenvolver o nosso modelo. Mais ou menos, ele vê coisas brancas empilhadas na frente dele. Se você ver as lacunas entre as ovelhas, ou se esses espaços são ampliados, o cão tem que reunir", explica Andrew King em um comunicado.

"Se você vê um cão pastor em ação, o cão vai e vem por trás do rebanho, exatamente na mesma maneira como nosso modelo, tornando-se," diz.

-Aplicação de robótica

Os matemáticos da equipe testaram outros modelos, mas as simulações são muito menos conclusivas. "Outros modelos não parece capazes de cuidar de rebanhos de grande porte; Quando o número de indivíduos ultrapassa cinqüenta, tem que adicionar pastores ou cães", observa Daniel Strombom.

Esta descoberta, publicada no British Journal da Royal Society Interface, quarta-feira pode ter vários aplicativos, no campo da robótica, por exemplo, de acordo com os pesquisadores.

O algoritmo do pastor poderia servir para manter afastados os animais em áreas perigosas, mas também para a gestão de multidões ou limpeza do ambiente, estima-se Andrew King.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.