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quinta-feira, 9 de outubro de 2014

EXCLUSIVO O QUE ESTA POR TRAZ DA CONSTRUÇÃO DO PORTO DE MARIEL EM CUBA, GOVERNO DO PANAMÁ DESCOBRIU GRANDE CONTRABANDO DE ARMAS VINDO DA COREIA DO NORTE PARTE 1.

Carta datada de 3 de março de 2014 o coordenador do grupo de peritos criado nos termos da resolução 1874 (2009) dirigida ao Presidente do Conselho de segurança

[Original: francês]

Em nome do grupo de peritos criado nos termos da resolução do Conselho de segurança 1874 (2009), tenho a honra de transmitir, em conformidade com o disposto no n. º 29 da resolução 2094 (2013) e no documento S/2013/186, o relatório final do grupo de peritos.
O relatório foi apresentado ao Comité do Conselho de segurança instituído nos termos da Resolução 1718 (2006) em 7 de fevereiro de 2014 e foi considerado pela Comissão em 24 de fevereiro de 2014.
Eu aprecio que você você traria a presente carta e seu apêndice para a atenção dos membros do Conselho.

(Assinado) Martin Uden
Coordenador
Grupo de peritos criado em virtude do
resolução 1874 (2009)

Apêndice

Carta datada de 7 de fevereiro de 2014 dirigida ao Presidente do Comité do Conselho de segurança instituído nos termos da Resolução 1718 (2006) pelo grupo de peritos criado nos termos da resolução 1874 (2009)

[Original: francês]

O grupo de peritos criado nos termos da resolução do Conselho de segurança 1874 (2009) tem a honra de transmitir, em conformidade com o disposto no n. º 29 da resolução 2094 (2013) do Conselho de segurança e no documento S/2013/186, o relatório final sobre o seu trabalho.
O grupo ficaria muito grato se a presente carta e do seu anexo foram levadas ao conhecimento dos membros do Comité do Conselho de segurança instituído nos termos da Resolução 1718 (2006).

(Assinado) Martin Uden
Coordenador
Grupo de peritos criado em virtude do
Resolução do Conselho de segurança 1874 (2009)
(Assinado) Katsuhisa Furukawa
Especialista
(Assinado) Chang Guo
Especialista
(Assinado) Lee Jang-keun
Especialista
(Assinado) Erik Marzolf
Especialista
(Assinado) William J. Newcomb
Especialista
(Assinado) Alexander Vilnin
Especialista
(Assinado) Neil Watts



Relatório do painel de peritos estabelecido nos termos da resolução 1874 (2009)



Visão geral
Há indicações de que a República da Coreia Popular Democrática pretende responder aos apelos do Conselho de segurança a abandonar seus programas nucleares, mísseis balísticos e outras armas de destruição em massa. Por outro lado, persiste em continuar seu comércio de armas e outras atividades proibidas, desafiando as resoluções do Conselho de segurança, como continua seus programas nucleares e mísseis balísticos actividades.

Atualmente, o grupo não considera necessárias novas medidas para retardar os programas proibidos da República da Coreia popular democrática, dissuadi-la da realização de atividades de proliferação ou pôr fim a seu comércio de armas e material com. Em vez disso, o painel considera que os Estados-Membros já têm ao seu dispor de instrumentos adequados.

O exemplo de Panamá, com o navio de Chong Chon Gang mostra que medidas decisivas podem impedir atividades proibidas com base nas medidas em vigor. No entanto, o grupo acredita firmemente que a aplicação geral das sanções existentes deveria ser melhorada significativamente. Neste relatório e em relatórios ao Conselho de segurança, o grupo fez recomendações para corrigir identificado as deficiências.

República da Coreia Democrática Popular coloca um forte desafio para os Estados-Membros. Tem uma grande experiência em medidas para evitar as sanções. Incidentes analisados durante o período de investigação, o grupo determinou que cada vez mais usado mais organizados em vários níveis e evasão múltiplas técnicas. Acesso à informação original Chong Chon Gang grupo fornecido sobre algumas das maneiras utilizadas para contornar as sanções. Este incidente também serve para lembrar que os Estados-Membros que para além do comércio de armamento e material conexo, República da Coreia Popular Democrática também proibido para fornecer serviços ou assistência para a fabricação, manutenção ou uso de armas.

Outros incidentes mostram que a República da Coreia Popular Democrática continua dependente de aquisições externas para obter certos itens, especialmente alguns continham nos programas nucleares e mísseis balísticos. Em particular, falta capacidade suficiente para fabricar máquinas de precisão e adquire artigos comerciais de distribuição geral para seus programas relacionados a mísseis balísticos. O painel também acha que é provável encontrar fornecedores estrangeiros para os componentes que você vai precisar para produzir as hastes de combustível para seus reatores.

Um estudo encomendado pelo grupo forneceu informações valiosas sobre seu exterior de presença comercial, parte dos quais costumava encontrar fornecedores alternativos e dispostos e adquirir a tecnologia e produtos necessários para programas proibidos. O estudo também mostra que se poderia considerar que algumas pessoas e entidades que operam no estrangeiro, em particular que determinado que trabalhou no sector marítimo, pertencem a redes interconectadas, útil para actividades comerciais legítimas e ilícitas.


1. o Conselho de segurança, na sua resolução 2094 (2013), prorrogou o mandato do grupo até 7 de abril de 2014. O presente relatório abrange o período de nove meses que a 12 de maio de 2013 e em 7 de fevereiro de 2014.

2. o relatório examina a evidência disponível sobre os esforços para desenvolver programas de armas, mísseis balísticos e outras armas de destruição em massa continuados na República da Coreia Democrática Popular. Com base nos relatórios dos Estados-Membros, material disponível publicamente e imagens de satélite. Ele examina as violações das sanções que têm sido relatadas ao Comitê, durante o período de relato e fornece informações sobre as investigações e conclusões do grupo em outros casos.

3. no relatório de mudanças na capacidade da República Popular Democrática também são examinadas para enviar remessas, especialmente usando ar e mar frotas e transporte de mercadorias em contentores, e examina as técnicas e estratégias utilizadas para contornar as sanções. Ele examina a eficácia da proibição de viagens e os activos congelam impostos às entidades e as pessoas designadas, bem como as diversas medidas financeiras tomadas pelo Conselho de segurança para aumentar a eficácia das sanções. Apresenta os resultados de um estudo sobre a presença comercial no exterior da República da Coreia popular democrática. O relatório também analisa as conseqüências indesejáveis das sanções sobre a população civil e as missões diplomáticas estrangeiras.

4. finalmente, o grupo apresentou recomendações para melhorar a aplicação das resoluções. Nos anexos do presente relatório incluem informações básicas adequadas e informações básicas adicionais ao relatório principal.

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