COOPERAÇÃO EL NACIONAL
HERNÁN LUGO-GALICIA
22 DE JUNIO 2014 - 12:01 AM
PARA GAZETACENTRAL E IRBING INTERNACIONAL
centralgazeta@ig.com.br
MATÉRIA EXCLUSIVA
Após os protestos, María Corina Machado, vontade Popular e bandeira vermelha assumiram a luta por um Congresso de cidadãos, com representantes de todo o país, que serão o debate sobre como conceber "transição política" e a "demissão do Presidente".
"O governo está ciente de que não pode parar a cidadania. Eles tentaram com repressão e perseguição e não podiam. Todos os dias somos venezuelanos mais que compreender que não há tempo a perder. Tudo depende de nós! Todo o poder do estado não posso com a consciência de um cidadão livre.
Até agora foram as vitórias morais! Eles colocaram em evidência o regime. Vitórias morais levará para a derrota do regime e a vitória política do povo. A transição é inevitável e que agem com desespero", disse ele.
-A convocação do Ministério e uma proibição de saída do país não são sinais de que o próximo passo é a imputação?
-No escritório do promotor, ficou claro que não há absolutamente nada que justifique uma acusação de assassinato.
- E quais são?
-Medo! Eles são pessoas aterrorizadas na rua protestando, jornalistas que zombam de censura e dizem a verdade. Eles estão aterrorizados vozes são disparadas contra o que está por vir e, portanto, a perseguição é contra todos. Nos use punição exemplar para que ninguém fala. É brutal!
-Está preparado psicologicamente para ser presos como Leopoldo López?
-É como pedir a alguém: "Está preparado para a morte?". N. estou preparado para a vida, de graça! Estou pronto para a luta e assumir a responsabilidade!
-Não a fugir do país?
-Não. Já a câmara Criminal do Supremo Tribunal de Justiça deu-me em 2004 de um "certificado de boa conduta" na sequência de uma acusação de conspiração como um representante acompanhá-lo. Promotor Luisa Ortega Díaz ordenou a proibição de deixar o país quando ele estava em um fórum no The Miami Herald, porque ele acreditava que ele não iria voltar. Voltei e fui para o TSJ que declarou: "paladina é a vontade dos julgados por levar à justiça; Machado estava lá fora e voltou." Eu não fujo. Na segunda-feira passada Ortega Díaz não queria que você venha para o gabinete do Procurador; Eles prenderam uma pessoa; Fui ameaçado de morte; o Secretário da Assembleia Nacional colocada uma imagem em uma célula no INOF dizendo que ele foi ativado para mim é uma guerra psicológica! Eu fui ao escritório do promotor, e que é um tribunal, pelo registro mais, determina o risco de vazamento e proíbe-me de deixar o país
-Quantos registros abre?
-Não, porque agora investigados pelas costas.
-Não tenha sido notificado pelo Tribunal?
-Os advogados têm três dias e não permitir que você veja o arquivo. E eles não dão motivos.
-Como você vai defender?
-Na Venezuela, não é direito a uma defesa. O que se destina é um aniquilamento moral e físico. As palavras do Capitão cabelo são uma confissão de que há uma conspiração do governo para silenciar-me porque eles sabem o que está por vir.
-O que é isso?
-O mais dolorosa deterioração da qualidade de vida dos venezuelanos. O governo terá de agir por causa de um modelo falhado, sua absoluta incompetência e corrupção. Jorge Giordani confessou que a destruição da produtiva e tornar as pessoas dependentes do estado foi intencional. Eles são incapazes de conduzir o país, mas tomará medidas duras que afetam os pobres. Eles querem um país apaziguado e revestimentos: querem calar humoristas, jornalistas, sindicalistas, activistas dos direitos humanos e políticos.
- E vai haver cadeia para tantas pessoas?
-Não. Por esta razão, a transição é inevitável; É uma questão urgente e excepcional. A obrigação dos cidadãos é construir um amplo movimento de base, que prospera com a liderança que surgiu com a luta da 12F e todas as expressões sociais, para convocar o Congresso dos cidadãos.
-Iria mostrar como a transição: demissão e governo temporário?
-Existem vozes no partido governante que entendem, pelo bem do país e a próprios, que o modelo falhou e precisava de um entendimento nacional. Isso é revelador! Nossa obrigação é perceber que o espaço dos cidadãos em um projeto, idéias e tópicos que abordam: como nós vemos a transição?, qual é o consenso? e como conceber o trabalho, a segurança dos cidadãos e a soberania?
-Em quanto tempo será feito cidadãos Congresso?
-Eu já fiz a chamada. O desafio é fornecer promotores equipes que convocar reuniões de cidadãos dos municípios; Nesse caso, devem designar delegados que irão representá-los nas assembleias municipais, regionais e em seguida no nacional conhecer o tempo? Depende da dinâmica.
- E a idéia tem suporte?
-Sim; Estamos ansiosos para as pessoas e a festa. COPEI e sindicatos acolheu isso porque eles entendem que a transição é um enorme desafio e um espaço é necessário para nos escutar e reconhecer-nos, pois, caso contrário, o país tem um alto risco de anarquia e caos, que rejeitamos. Os primeiros meses de 2013 deixou grandes conquistas: Venezuela acordou; Rua perdida madura. O país fora e triste, surgiu. Tem sido activado a consciência dos venezuelanos
-Que conquista se Maduro continua no poder?
-Ninguém pode pensar que o afastamento político é imediato. Ele era cidadão enorme força e desmascarado perante o mundo, um regime repressivo que cruzou a linha vermelha dos direitos humanos. Milhões acreditam que há uma ditadura; outros estão indo naquela direção, e isso deve mudar rapidamente. O que é a escolha: esperar para 2019? A luta é agora. Terror do regime para forçar o cidadão organizado.
-A Constituição diz, opções e a eleição de recall.
-A Constituição indica vários mecanismos para alterar o regime. Um deles é a demissão, artigo 233. Hugo Chávez usou: Rafael Caldera e esta renúncia perguntaram Carlos Andrés Pérez. Lá a vida republicana que não pedir a renúncia presidencial. O Presidente, para o bem da nação e o seu próprio bem, deve demitir-se. Os cidadãos têm a rota para a transição democrática: 1) a articulação dos movimentos sociais: 2) a constituição do movimento para a demissão; e (3) a renovação do pacto social.
-Maduro ele vai dizer que ela está interessada apenas para uma cúpula, que tem o apoio e respeito pela Constituição.
-Todos querem que respeitar a Constituição, mas também uma melhor qualidade de vida, que nossos filhos cresçam, sonho em paz e liberdade.
-Os protestos nunca ocorrem em bairros
-O protesto deste ano tem uma diversificada composição social. As mães dos detentos não teve de pagar um advogado e menos um fiador que ganhou 12.000 bolívares para obter seus meninos. O jovem assassinado não vivem em conjuntos habitacionais. Em apenas protestos populares áreas que há riscos por grupos armados e ir a outros locais para se expressar. Aqueles que mais sofrem por causa deste governo são os humildes; com 80% de inflação não podem comprar alimentos ou medicamentos para seus filhos.
-Criar uma explosão social viável?
-Nós temos que evitar que a mudança é dado por meio da força e violência. Como líderes, temos a obrigação de dizer ao país que pode ser uma mudança no âmbito da Constituição. Caso contrário, seremos mordomos do outro sector que buscam uma saída violenta como uma explosão social.