RENATO SANTOS 12/03/2020 As noticias vindo da China dão conta que o pior passou.
Por outro lado, Europa, Estados Unidos e o Brasil, estão sentindo a sequelas do coronavírus. Quanto a economia, por pouco tempo as bolsas asiáticas vão se recuperar.
video conferência Xi e a esquipe médica |
Mas o que foi que deu certo num e não pode da certo em outro, a rapidez que o governo Chines deu como resposta, através da Inteligência Artificial e o alto controle, através da sua cultura milenar, além, disso os cuidados que tanto o governo e a população tiveram, por 48 horas a cidade inteira ficou isolada, tanto que o ar pela primeira vez em sua história ficou limpo.
Acabou o pico do atual surto da doença do novo coronavírus (COVID-19) na China, anunciou nesta quinta-feira um porta-voz da Comissão Nacional de Saúde.
Os novos casos têm diminuído, e a situação epidêmica geral permanece em um nível baixo, disse Mi Feng, porta-voz da Comissão Nacional de Saúde, em uma coletiva de imprensa em Beijing.
Mi disse que caiu para um dígito o número de novos casos em Wuhan, o epicentro do surto, na Província de Hubei, no centro da China, com apenas oito sendo relatados na quarta-feira.
Apenas sete novos casos foram registrados na parte continental da China fora de Hubei, mas seis foram importados do exterior.
Mi disse que a prioridade deve ser o tratamento dos pacientes e prometeu que não haverá nenhum relaxamento ou alívio dos esforços no trabalho de prevenção e controle epidêmico.
Essa declaração se deu após a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciar que o surto da COVID-19 pode ser caracterizado como uma pandemia, pois o vírus cada vez mais se espalha no mundo.
Atualmente, há mais de 118 mil casos confirmados em 114 países e regiões, e 4.291 pessoas vieram a óbito, disse em Genebra o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, acrescentando que o número dos casos, de mortes e de países afetados tende a aumentar nos próximos dias e semanas.
Wuhan Fonte Xinhuan -- O presidente Xi Jinping inspecionou nesta terça-feira o epicentro do surto da COVID-19 no centro da China, prometendo uma luta contínua pela vitória, pois os esforços de prevenção e controle "viraram a maré".
A inspeção em Wuhan, na Província de Hubei, levou o presidente a um hospital que trata os pacientes da COVID-19 gravemente doentes e a um condomínio residencial. Ele visitou pacientes, médicos, moradores e trabalhadores comunitários, policiais, militares, funcionários e voluntários que têm lutado contra o novo coronavírus.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, pediu firmes, sólidos e meticulosos esforços de prevenção e controle para defender Hubei e Wuhan.
O líder chinês disse que, graças ao trabalho árduo, a situação em Hubei e Wuhan tem mostrado mudanças positivas com progresso importante, mas a tarefa de prevenção e controle continua árdua.
Xi ressaltou continuar a tomar a prevenção e o controle da epidemia como uma tarefa de importância primordial.
Elogiando os moradores de Wuhan, o presidente destacou que a tendência positiva no controle epidêmico não poderia ser conquistada sem seu sacrifício, devoção, perseverança e esforços.
Com suas ações concretas, os moradores de Wuhan demonstraram a força e o espírito da China, bem como o amor do povo chinês por sua família e nação, o que lhes permite permanecer unidos nos bons e maus momentos, disse Xi.
Em nome do Comitê Central do PCC, Xi expressou condolências pelas pessoas que morreram na epidemia e as que sacrificaram suas vidas lutando na linha de frente.
Wang Huning, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC e membro do Secretariado do Comitê Central do PCC, também participou da inspeção.
No Hospital Huoshenshan, a primeira escala de sua inspeção, Xi elogiou os profissionais de saúde como "os anjos mais belos" e "mensageiros de luz e esperança".
Os profissionais de saúde na linha de frente assumiram as missões mais árduas, manifestou Xi, chamando-os de "pessoas mais admiráveis na nova era" que merecem os mais altos elogios.
O presidente chinês conversou com os pacientes no hospital através de vídeo e expressou seus votos para sua rápida recuperação.
"Todas as medidas de prevenção e controle tomadas pelo Comitê Central do PCC contra o novo coronavírus têm como objetivo evitar a infecção de mais pessoas e salvar a vida de mais pacientes", ressaltou ele.
Ao se reunir com os representantes médicos no hospital, Xi salientou que a propagação do vírus foi basicamente controlada em Hubei e Wuhan, e atribuiu a conquista aos esforços de todo o Partido, de todo o país e de toda a sociedade.
"Mas vocês são os maiores heróis", disse Xi aos médicos.
Saindo do Hospital Huoshenshan, o líder chinês foi a um condomínio residencial. As pessoas em quarentena em casa acenaram para ele de suas varandas e janelas. Xi acenou de volta e expressou seus cumprimentos.
O presidente ressaltou a importância das comunidades na prevenção e controle da epidemia, exigindo que as organizações e membros do Partido na base desempenhem seus papéis-chave na contenção da propagação do vírus nas comunidades.
Ele enfatizou que confia rigorosamente no povo para vencer a guerra popular contra a epidemia.
Após a inspeção de campo, Xi presidiu uma teleconferência e fez um discurso importante.
O presidente afirmou que, desde o início do surto, o Comitê Central do PCC tomou as medidas mais abrangentes, mais rigorosas e mais completas de prevenção e controle para conter resolutamente a disseminação do vírus em Wuhan e Hubei.
"O sucesso inicial foi alcançado na estabilização da situação e na inversão da maré", disse ele.
Xi destacou que o tratamento médico deve ter prioridade máxima com o fim de melhorar a taxa de recuperação e reduzir a mortalidade na maior medida, sob o princípio de tratamento científico e direcionado.
Observando que a luta contra o vírus está em um momento crítico, o presidente ressaltou a importância de prevenir ainda mais a disseminação e a exportação de casos.
Ele pediu mais compreensão e tolerância para as pessoas em Hubei e Wuhan, já que algumas estão à flor da pele após muito tempo em auto-quarentena, bem como esforços para garantir o fornecimento de suas necessidades diárias.
A epidemia não afetará os fundamentos do desenvolvimento econômico estável, sólido e de longo prazo de Hubei, garantiu Xi, incitando a implementação de políticas e medidas para ajudar as empresas, estabilizar o emprego e criar mais postos de trabalho.
Chamando a resposta ao vírus de "teste" para o sistema e a capacidade de governança da China, que trouxe experiência e lições, Xi exigiu esforços para corrigir as deficiências e os elos fracos o mais rápido possível.
O presidente chinês exigiu que as organizações, membros e funcionários do Partido assumam responsabilidades, adotem sólidas medidas de prevenção e controle e melhorem suas capacidades neste teste.
O que a China tem nos ensinar, já que não temos uma vacina específica para a doença, praticamente tudo, mas, a paciência contra o espírito maligno, as suas grandes cidades ficaram vazias, voos internacionais ficaram paralisados, as pessoas nos leitos hospitalares e depois foram para suas casa, porém, a luta foi firme.
Se existe heróis, esses se chamam soldados da saúde, impressionante o trabalho desses médicos que dedicaram a sua vida, pelos outros.
O presidente chinês, Xi Jinping, elogiou nesta terça-feira os profissionais de saúde como "os anjos mais belos" e "mensageiros de luz e esperança", durante a inspeção do centro de comando do Hospital Huoshenshan, em Wuhan, epicentro do surto da COVID-19.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, disse que os profissionais de saúde, incluindo os que fazem parte das forças militares, foram sem hesitação à Província de Hubei e sua capital Wuhan depois do início do surto epidêmico e fizeram importantes contribuições para conter a epidemia.
Os profissionais de saúde na linha de frente assumiram as missões mais árduas, manifestou Xi, chamando-os de "pessoas mais admiráveis na nova era" que merecem os mais altos elogios.
Xi também pediu que os profissionais de saúde fortaleçam sua proteção pessoal.
Diante de uma guerra, há também suas vítimas, oficialmente a estatísticas ficam por conta do governo chinês, diante da cena a China soube responder o que se chama a " destruição do seu inimigo", uma batalha cruel que trouxe novidades a favor da população apesar das baixas.
O presidente chinês, Xi Jinping, expressou nesta terça-feira suas condolências pelos chineses que morreram na epidemia da doença do novo coronavírus (COVID-19) e as pessoas que sacrificaram suas vidas lutando na linha de frente.
Em nome do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), Xi, também secretário geral do Comitê Central do PCC e presidente da Comissão Militar Central, cumprimentou todos os membros do Partido, funcionários e o povo da Província de Hubei e sua capital, Wuhan.
Xi foi a Wuhan nesta terça-feira para inspecionar o trabalho de prevenção e controle da epidemia.
Ele também manifestou seu respeito a profissionais médicos, oficiais e soldados das forças armadas, trabalhadores comunitários, policiais, funcionários, voluntários e as pessoas de todos os setores da sociedade que têm lutado na linha de frente contra a epidemia.
O presidente expressou sua simpatia aos pacientes que estão combatendo a doença e seus parentes, assim como às famílias daqueles que morreram da doença e daqueles que faleceram no trabalho.
Até a segunda-feira, 80.754 casos confirmados da COVID-19 foram relatados na parte continental da China e 3.136 pessoas morreram da doença.
fonte XINHUAN
Comentários Renato Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.