RENATO SANTOS 02/10/2016, Eleições Municipais de Guarulhos, levou o que já esperava, apenas uma ressalva quando a GAZETA CENTRAL recebeu a última pesquisa por força da lei eleitoral não pudemos publicar a qual já apontava GUTI em primeiro lugar nessa campanha.
Guarulhos se livrou do PT em termos, pois elegeram a esposa dele JANETE PIETÁ como vereadora.
Eles receberam, respectivamente, 34% e 22% dos votos válidos.
Terceiro lugar ficou com candidato do PT, o ex-prefeito Elói Pietá.
Agora pela primeira vez o vereador que era avacalhado nos bastidores da Câmara Municipal de Guarulhos logo no início de sua legislatura a qual fui testemunha da crueldade que os " velhos coronéis " faziam dele, com essa vitória GUTI DEU uma resposta para tudo que ele passou as chamadas águas amargas .
Guti abre uma história diferente na política de Guarulhos, desbancou de lavada os famosos " coronéis de guarulhos" ,agora no segundo turno a possibilidade de GUTI ganhar não é tão pequena ao contrário ele leva vantagem do seu adversário, em duas questões, uma ele mora em GUARULHOS faz tempo e a outro não tem nada que o desabone.
Como fica agora GUTI poderá receber apoio de outros candidatos, MARTELO, WAGNER FREITAS, CARLOS ROBERTO, possivelmente do NÉFI TALES, quanto ao ELI CORREIA , poderá ter apoio do JORGE WILSON e quanto as demais poderão abster do apoio, mas, tudo ainda está sendo analisado .
O segundo turno das eleições para prefeito de Guarulhos será disputado entre os candidatos Guti (PSB) e Eli Correa Filho (DEM). Segundo a Justiça Eleitoral, com 100% dos votos apurados às 22h01 deste domingo (2), Guti teve 208.591 votos, o que corresponde a 34,54%% dos votos válidos. Filho recebeu 135.134 votos, o equivalente a 22,38%. Eloi Pietá (PT) ficou em terceiro, com 19,32% (total de 116.676 votos).
Com população de 1.337.087, segundo estimativa para 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , o município de Guarulhos tem eleitorado de 902.720 pessoas aptas a votar.
Candidato mais jovem à Prefeitura de Guarulhos, Guti, de 31 anos, disse que, se for eleito, irá fazer auditoria nos contratos existentes no município e fazer com que a cidade se torne um destino turístico sustentável e de negócios.
Para reduzir os gastos públicos, ele pretende diminuir o número de secretarias e coordenadorias, além de reduzir os cargos comissionados. Ele também quer dar incentivo fiscal para empresas se instalarem em Guarulhos.
Em 2008, Guti foi eleito o vereador mais jovem da cidade de Guarulhos. Em 2012, foi reeleito. Atualmente é o presidente municipal do PSB de Guarulhos. Ele disputa o cargo de prefeito de Guarulhos pela primeira vez.
Eli Corrêa Filho, de 40 anos, disse que se for eleito vai ampliar o atendimento na educação, além de universalizar a coleta e tratamento do esgoto e garantir o fornecimento de água.
O candidato também pretende implantar gestão participativa e transparente, e de desenvolver e implantar programas de atendimento à mulher.
Após ser eleito três mandatos consecutivos como deputado estadual, Eli Corrêa Filho foi eleito deputado federal em 2010 e reeleito em 2014. Ele concorre à Prefeitura de Guarulhos pela primeira vez. É administrador e natural de São Paulo.