RENATO SANTOS ACADÊMICO DE DIREITO N.º 1526 05/09/2023 FALAM TANTO EM PATRIOTAS mas não passam de bandos de retardamos, sem nenhuma noção do que seja mesmo. PATRIOTAS verdadeiros não são idiotas, a ponto de cair na lasciva de pessoas arrogantes. São piores que a esquerdas pelo menos são mais sinceros e mais cultos, tem que aprender na dor mesmo e ser mais humildes já imaginou crentes arrogantes são mais piores que um ateu pelo menos não vivem se enganando afirmando seres salvos.
EXISTE UM ALEGADO QUE LULA NÃO CONSEGUIRA ABATER história de Bolsonaro a imprensa radical sabe disso e muito bem, enquanto a esquerda radicval aprenseta suas narativas, a HISTÓRIA\ apresenta seus fatos, o que mais queremos narrativas ou fatos?
Definição de patriotismo Junto com o amor, o patriotismo é o sentimento de orgulho, devoção e apego a uma pátria, bem como um sentimento de apego a outros cidadãos patriotas. ...
Perspectiva Histórica O patriotismo originou-se cerca de 2.000 anos antes da ascensão do nacionalismo no século XIX. ...
Exemplos de patriotismo ...
Patriotismo vs. Nacionalismo ...
Prós e contras do patriotismo ...
"Patriota" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Patriota (desambiguação).
Nota: Não confundir com Nacionalismo.
Ser patriota não é invadir como ocorreu no dia 8 de de janeiro aqui não nada de patriotismo e sim uma vergonha um bando de abestado .
Mas para mim o que é ser um patriota? Patriotismo é o sentimento de orgulho, amor, devolução e devoção à pátria aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão, riquezas naturais e patrimônios material e imaterial, dentre outros) e ao seu povo. É razão do amor dos que querem servir o seu país e ser solidários com os seus compatriotas.
O termo português patriotismo tem suas origens no latim patriota, por sua vez derivado do grego πατριώτης (patriōtēs), "do mesmo país". Este, tem como radical πατρίς (patris), cujo significado é "terra natal" ou "terra paterna". Ao longo da história, o amor à pátria vinha sendo considerado um simples apego ao solo. Tal noção mudou no século XVIII, que passou a assimilar noções de costumes e tradições, o orgulho da própria história e a devoção ao seu bem-estar.
O historiador Lord Acton, afirmou que patriotismo prende-se com os deveres morais que temos para com a comunidade política. Como quase todos os conceitos políticos e filosóficos, também o patriotismo é alvo de inúmeras conceptualizações conflituantes que, segundo Alasdair MacIntyre, ocorrem num espectro que tem num extremo a ideia de que o patriotismo é uma virtude e, noutro, que é um vício.
Resumidamente, pode-se definir o patriotismo como o amor pelo próprio país, identificação com este e preocupação com os nossos compatriotas.
Não é despiciendo referir a comum sobreposição e confusão com o nacionalismo, pelo que importa salientar a distinção que Lord Acton opera, afirmando que o nacionalismo está ligado à raça, algo que é meramente natural e físico, enquanto o patriotismo se prende com os deveres morais que temos para com a comunidade política.
Há diferentes tipos de patriotismo, e diferentes pessoas que são patriotas, diferentes maneiras de mostrar como são devotos ao seu lugar de origem:
Cultura: cantores, compositores e poetas, que são famosos no mundo inteiro, espalham o encanto do país em que vivem. E não negam suas raízes;
Guerra: pessoas que se oferecem ou são rigorosamente selecionadas para defenderem seu país em uma guerra.
Desportos: há grande parte da população que tem orgulho de sua pátria quando ela está representada por atletas do seu país em competição.
O patriotismo é objeto de profundas críticas desde pelo menos o século XVIII, sobretudo pela manipulação desta e daqueles que a professam em nome de interesses e ideologias específicos. Sobre isso, é famosa a frase de Samuel Johnson de que "o patriotismo é o último refúgio do canalha"