RENATO SANTOS 30/09/2021 A terra está sangrando e mostra grande preocupações com os acontecimentos dos vulcões no mundo.
Vista del delta de lava grabado por nuestros compañeros en el campo / Video of the lava delta registered by our colleagues in the field #lapalma #erupcionlapalma #lapalmaeruption pic.twitter.com/cXPmVRqLYA
— INVOLCAN (@involcan) September 29, 2021
O rugir do vulcão da Cumbre Vieja mantém a ilha espanhola de La Palma em alerta e os cientistas dizem ser impossível de prever quando vai calar-se. 24 horas depois de ter chegado à costa, o manto de lava já tinha formado uma nova língua com mais de 5 hectares.
As contas do impacto do vulcão não estão fechadas, mas entre a destruição de edifícios e plantações e o custo do isolamento da ilha, a fatura está já nos 400 milhões de euros.
Existe Vulcão no Brasil? Uma pergunta que todos fazem mas não há respostas e os antigos estão adomercidos? Talvez!
Como já explicado, atualmente não existe vulcão no Brasil. No entanto, na era Mesozoica, há cerca de 200 milhões de anos, historiadores afirmam possíveis manifestações vulcânicas nas regiões sul e sudeste do Brasil, originando formações rochosas do tipo basáltico.
O relevo terrestre formou-se milhões de anos atrás, no chamado “passado geológico da Terra”. As forças que agem no relevo podem ser internas (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e externas (intemperismo provocado pela água e vento).
O vulcanismo, um agente interno de transformação do relevo, é um fenômeno provocado pelas constantes variações de pressão e temperatura do magma presente no interior da Terra. O magma é uma substância líquida/pastosa (em altas temperaturas), que forma uma estrutura rochosa chamada vulcão. As erupções vulcânicas causam a expulsão do magma do interior da Terra. Essa substância, por sua vez, entra em contato com o ar mais frio da superfície e endurece, formando a estrutura cônica e piramidal do vulcão.
Hoje o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, em uma região estável, e a maior incidência de vulcões ocorre nas regiões geológicas instáveis, ou seja, nas bordas das placas. No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos. Dessa forma, os vulcões que aqui existiram nesse período tornaram-se extintos (não ativos) e hoje em dia não causam nenhum tipo de transtorno como em outras áreas do mundo, onde as erupções vulcânicas geram vários prejuízos.
Ilhas Canárias: A erupção vulcânica - que começou em 19 de Setembro - destruiu mais de 700 edifícios e ocupou 260 hectares de terreno agrícola.
Seis mil pessoas foras deslocadas. Muitas perderam as casas, mas houve também quem tivesse sido realojado como medida preventiva. Nos últimos dias, três aldeias foras evacuadas devido ao receio dos fumos tóxicos produzidos no contacto do magma incandescente com a água do atlântico.
Fonte Euronews
Comentários Renato Santos