RENATO SANTOS 21/11/2016 Um terremoto de magnitude 7,4 na prefeitura de Fukushima abalou amplas áreas na terça-feira, provocando alertas de tsunami ao longo da costa do Pacífico e interrompendo brevemente o sistema de resfriamento de uma piscina de combustível de reator nuclear.
O temblor tinha registrado uma magnitude preliminar de 7,3, mas foi revisado para 7,4, disse a Agência Meteorológica.
O secretário-chefe do gabinete, Yoshihide Suga, disse em uma entrevista coletiva de emergência no Escritório do Primeiro Ministro que o sistema de resfriamento parou no reator 3 da fábrica Fukushima No. 2 da Tepco, onde estão 2.544 barras de combustível nuclear gastas. "Temos sido informados de que não há risco imediato de vazamentos de radiação ou aumento das temperaturas (da piscina de resfriamento)", disse Suga.
Avisos de tsunami foram emitidos ao longo da costa do Pacífico, incluindo nas prefeituras de Aomore, Iwate, Ibaraki e Chiba. Um alerta tsunami posterior foi emitido para a Prefeitura de Miyagi também.
Um tsunami de 1,4 metros foi observado no porto de Sendai às 8:03 da manhã. Mais ondas foram esperadas. O tsunami de 1,4 metros observado em Sendai foi o maior desde 11 de março de 2011 Great East Japan Terremoto, disse a agência.
As pessoas foram instruídas a evacuar imediatamente para um terreno alto na prefeitura de Fukushima, onde as ondas estavam previstas para chegar a 3 metros.
- See more at: http://newsonjapan.com/html/newsdesk/article/118268.php#sthash.xFMf5zHi.dpuf
- See more at: http://newsonjapan.com/html/newsdesk/article/118268.php#sthash.xFMf5zHi.dpuf
A NHK está informando que a cidade de Minami-sona, prefeitura de Fukushima, ordenou que todos os seus 68 mil habitantes evacuassem em resposta ao aviso de tsunami. Cinco centros de evacuação foram instalados na cidade, onde 150 pessoas chegaram. Aproximadamente 70 outros procuraram o abrigo em um parque e em um salão funeral na cidade.
A Agência Meteorológica previu tsunami de até 1 metro nas prefeituras de Aomori, Iwate, Miyagi, Ibaraki e Chiba, pedindo que as pessoas se afastassem das áreas costeiras.
Segundo a agência, foram observados tsunami de 90 cm na cidade de Soma, Prefeitura de Fukushima, às 7:06 da manhã, enquanto em Oarai, Prefeitura de Ibaraki, tsunami de 50 cm foram observados às 7:08 da manhã.
Kyodo citou a agência dizendo que tsunami de 60 cm foi observado em Onahama, na cidade de Iwaki, prefeitura de Fukushima.
As autoridades alertaram as pessoas para se manterem alertas até que os alertas de tsunami sejam levantados, porque as ondas podem atingir mais de uma vez.
A Polícia da Prefeitura de Fukushima disse que um incêndio começou em um complexo petroquímico na cidade de Iwaki, mas foi demitido em cerca de 25 minutos. Ninguém ficou ferido.
Além disso, uma mulher de 70 anos foi relatada ferida na cidade de Yabuki, Prefeitura de Fukushima, sofrendo cortes na parte de trás da cabeça quando a louça caiu de um armário.
O 5:59 a.m. temblor teve uma intensidade de-5 na escala sísmica japonesa para 7.
O tremor de magnitude-7,3 foi seguido por um terremoto de magnitude 5,4 na prefeitura de Fukushima em torno de 6:10 am, que registrou shindo-3 nas prefeituras de Fukushima e Miyagi, e um tremor de magnitude-5,5 em torno de 6:39 am em Fukushima Naka- Dori, que também registrou shindo-3 em partes de Fukushima e Ibaraki.
Relatórios anteriores disseram que a Tokyo Electric Power Co. Holdings está verificando se a planta nuclear Fukushima, número 1, e a próxima fábrica No. 2, ambas fechadas desde o megaquake de 2011, foram afetadas.
A Kyodo News informou que a Tepco confirmou que a primeira usina de Fukushima não foi afetada, mas que a segurança da segunda usina ainda não foi confirmada.
De acordo com a NHK, o equipamento de resfriamento para o tanque de combustível nuclear usado no edifício do reator 3 da usina nuclear Fukushima No. 2 da Tepco parou. A Tepco está agora a verificar. O reactor tem 2.544 varas de combustível nuclear gastas.
A Kyodo também disse que a usina nuclear de Tohoku Electric Power Co., que se estende pelas cidades de Onagawa e Ishinomaki, província de Miyagi, não foi afetada. A planta também está off-line.
A usina nuclear Tokai No. 2 na vila de Tokai, prefeitura de Ibaraki, também não relatou qualquer anormalidade.
East Japan Railway Co. suspendeu algumas operações nas linhas Tohoku, Joetsu e Hokuriku Shinkansen, enquanto JR Tokai suspendeu os serviços entre as estações de Tóquio e Toyohashi.
JR Tokai disse que a Tokaido Shinkansen Line reiniciou as operações às 6:18 da manhã.
A Agência Meteorológica disse que o terremoto atingiu cerca de 6 a.m a uma profundidade de 10 km (6 milhas). O US Geological Survey mediu a magnitude em 6,9. O terremoto sacudiu edifícios em Tóquio, 240 quilômetros (150 milhas) ao sudoeste do epicentro.
Prefeitura de Fukushima é o lar da usina nuclear que foi destruída por tsunami enorme após um terremoto offshore em 2011.
O operador da planta disse que não havia anormalidades observadas na planta, disse NHK.
NHK instou as pessoas a fugir da costa imediatamente, lembrando-os do devastador terremoto de 2011 que matou cerca de 18.000 pessoas.
Não houve relatos imediatos de danos ou ferimentos.