A situação em NEPAL é de plena tristeza, tanto para os próprios moradores como para os turistas, mas no caso do Brasil, é uma alegria em saber que 96 pessoas foram encontradas com vida, principalmente para os seus familiares que vivem no Brasil.
As dificuldades de comunicação, estão lentas e muito ruim, as noticias demoram para chegar, mas chega. Mas o grupo composto por 17 pessoas, estão bem, todos do ESTADO DO PARANÁ.
Outros 16 paranaenses estavam com um grupo de 20 turistas brasileiros que participavam de uma trilha de 130 km na região de Pokara. A curitibana Ana Wanke coordena a expedição no Nepal e disse que ninguém do grupo se feriu. O temor, segundo a paranaense, é que novos tremores secundários causem deslizamentos em, montanhas localizadas no percurso da trilha, que ainda não terminou.
Regiões da Índia, da China e de Bangladesh, que fazem fronteira com o Nepal, também foram afetadas pelo terremoto. Até o momento foram registradas mais de 80 mortes nestes países vizinhos.
O abalo do último sábado foi o mais violento do Nepal dos últimos 80 anos. Após o terremoto, o país já registrou mais de 38 tremores secundários, muito comuns após um grande abalo. Um deles registrou mais de 6 graus e causou novas avalanches no Monte Everest, onde brasileiros ainda aguardam para serem resgatados. O montanhista Jost kobusch registrou em vídeo (esse video está na pagina do blog) o momento em que um paredão de neve desaba sobre uma expedição. O cearense Rosier Alexandre estava na expedição com o filho Davi Saraiva. A mulher dele, Danúbia Saraiva, informou que os dois estão bem e que aguardam resgate.
Afirmou o Ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira, acrescentando que até agora não há informações sobre brasileiros entre as vítimas fatais.
"Os brasileiros localizados pela embaixada e pela divisão de Assistência Consular do Itamaraty não sofreram ferimentos e estão recebendo toda a assistência consular cabível. Não há, até o momento, informação sobre a presença de brasileiros entre as vítimas fatais", afirmou o ministério por e-mail à Reuters.
O Itamaraty disse que a embaixada do Brasil em Katmandu está mobilizada para prestar o apoio necessário aos brasileiros que estão no país. Funcionários da representação diplomática brasileira em Nova Délhi, na Índia, foram deslocados para reforçar a equipe consular na capital nepalesa."Um centro de atendimento a brasileiros foi também estabelecido no aeroporto da capital. A embaixada continuará a monitorar a situação e a acompanhar a evolução dos acontecimentos naquele país", disse o Itamaraty no e-mail.