RENATO SANTOS 27/05/2020 Muitas pessoas que não conhece a o que é lavar a honra, vai entender o que ocorre na Cidade de Gilan no norte do País do Irã.
Uma menina de 13 anos de idade, se envolveu com um homem mais velho de 35 anos de idade, se fosse no Brasil é chamado de Pedofilia, nesse caso a família não aceitou esse tipo de relacionamento .
PRÓPRIO PAI MATOU A SUA FILHA
O assassinato de Romina Ashrafi nas mãos de seu pai chocou a opinião pública no Irã e forçou o presidente, Hassan Rohani , a reagir aos chamados "crimes de honra". A menina de 13 anos fugiu de sua casa na província de Gilan, no norte do país, com seu parceiro, Bahamn Khavari, 35.
A FAMÍLIA NÃO ACEITOU
A família de Romina não aceitou o relacionamento, os jovens escaparam, mas a polícia os deteve em alguns dias e ela voltou à custódia dos pais, apesar de avisar as forças de segurança de que sua vida estava em perigo , segundo os relatos.
Mídia iraniana. Seus medos se tornaram realidade e, uma vez em casa, enquanto ela dormia, seu pai o decapitou com uma foice e depois se entregou na delegacia mais próxima, onde confessou o que havia acontecido.
O CRIME FOI DESTAQUE
O crime foi destaque nos jornais nacionais e se tornou um dos tópicos mais comentados nas redes com a hashtag #Romina_Ashrafi. No mesmo dia em que a República Islâmica realizou a primeira sessão do novo parlamento, Rohani exortou seu gabinete a acelerar leis mais rigorosas contra esse tipo de assassinato e pressionou para que a legislação relevante, que vem sendo debatida há anos, seja aprovada rapidamente.
Com a legislação atual em mãos, o pai de Romina será julgado por um tribunal especial e poderá impor uma sentença de até dez anos no máximo de prisão, mas não a pena de morte que poderia resultar em um assassinato semelhante se ela não fosse sua filha.
Shahnaz Sajjadi, conselheiro presidencial em questões de direitos humanos, disse ao portal khabaronline.ir que "devemos revisar a ideia de que o lar é um lugar seguro para meninas e mulheres".
Shahindokht Molaverdi, ex-vice-presidente e atual chefe da Associação para a Proteção dos Direitos da Mulher, escreveu em sua conta no Twitter que "Romina não é a primeira, nem será a última, vítima de crimes de honra".
Embora não haja estatística oficial, nem assassinatos que geralmente venham à tona, esses tipos de crimes continuam ocorrendo, especialmente nas áreas mais rurais, onde a tradição tem um peso enorme .
NESSES LOCAIS 14 ANOS É NORMAL
Nesses locais, costumes como o casamento de meninas antes dos 14 anos também são mantidos e, de acordo com dados coletados pelo site da Entekhab, uma média de meio milhão de casamentos desse tipo são registrados na República Islâmica.
Código Civil define a idade mínima para se casar aos 13 anos
O código civil define a idade mínima para uma menina se casar aos 13 anos e um menino aos 15, mas se houver consentimento da família, essas idades podem ser reduzidas.