RENATO SANTOS 01/11/2021 AASP 1025297 De uns tempos para cá, exatamente na ultima eleição na escolha dos presidentes das subseções da OAB em todos Estado da Federação temos que renovar.
Eu sei que muitos Advogados vão divergir do meu ponto de vista, mas não adianta nada valorizar só o profissional se esquecemos de onde começa a vir a sua origem, do mundo acadêmico das Universidades e faculdades do curso da ciência Juridica, esse campo precisa ser valorizado juntos aos Estudantes futuros advogados, com mais atenção neles e dedicação, existe a solução então vamos por e prática.
Estamos vivendo em pandemia ao contrário que afirmam, não vai passar tão cedo e a cada momento temos mais variantes, penso que as faculdades deveriam baratear as mensasilidades para que todos possam ter acesso ao curso e se formar, que os estudantes possam estar esscritos na OAB, para começar a trabalhar e pagar seus estudos com seu trabalho e não depender do auxilio do governo federal para isso.
Na cidade de Guarulhos a Chapa 3 começa a discutir essa linha de pensamento, e com grandes renovações, podendo criar uma Comissão Acadêmica na Ordem.
– Implementar programa de acompanhamento aos acadêmicos de Direito, perante os cursos de Direito estabelecidos na comarca de Guarulhos, nos quais a OAB se fará presente deste o inicio da graduação até ao final da graduação. Os acadêmicos de Direito devem desde o início conhecer a função da nossa OAB e se sentir acolhidos por Esta;
– Implementação da Comissão do Acadêmicos de Direito, para que estes possam fazer parte desde o inicio da graduação de nossa estrutura, afinal em breve serão nossos colegas;
– Modernização e Remodelagem da Comissão OAB vai à Escola próximas ao seu local de atuação profissional, palestrando em consonância com temas atuais e relevantes.
É o primeiro passo a ser dado, com essa visão a OAB deixa de ser apenas um retrocesso e abre às portas aos futuros bacharéis em direito, e se faz necessário, eu mesmo falo de experiência a qual obtive com Dr. Cornélio José Silva , a qual devo muito a ele, hoje não se encontra mais conosco.
A participação da OAB bastante eficaz, sendo efetiva e apartidária da OAB na sociedade, no tocante às discussões e análises dos temas e projetos dos poderes executivo e legislativo municipal que impactam diretamente na vida da população guarulhense, respeitando a defesa do Estado Democrático de Direito.
– Criar convênios entre OAB e a municipalidade nos mesmos termos da Procuradoria Geral do Estado, para atendimento de hipossuficientes financeiros.
– Interação entre as entidades de classe tais como: CIESP, ACE, ACEAG, dentre outras.
Outro ponto chega de pagar aluguel, nem a Câmara Municipal de Guarulhos, paga mais tem sua própria sede,a OAB precisa ter a própria sede de livre acesso aos advogados,estagiários, estudantes da ciência juridica e a população, tem que tutelar junto a Sede de São Paulo uma sede que não fique escundida nos fundos da cidade de Guarulhos, a atual chega ser uma penitência pra quem desce todo santos ajuda o santo ajuda, mas quem sobe paraece que está fazendo penitência.
Na área de comunicação " Tem alguém aí", fica a indesejar. – Implementar um contato direito com a Subseção, “Alô OAB”, para que a advocacia faça reivindicações, reclamações, denuncias, criticas, propostas e traga ideias;
– Implementar um sistema interligado entre as Comissões, onde cada acionamento pelo “Alô OAB” gere expediente com acesso a todo o procedimento ao advogado que iniciar a comunicação e resposta em até 24h. ;
– Tornar Público todos os atos praticados pela Subseção, para que a advocacia e a sociedade possam ter acesso aos procedimentos e à atuação da OAB Guarulhos em tempo real, salvo os protegidos por sigilo, conforme assim a Lei determina;
– CPA – CENTRAL PERMANENTE DE APRIMORAMENTO: onde todas as sugestões serão atendidas e, após análise com a participação do advogado ou advogada protagonista da sugestão, convalidadas em aprimoramento da NOSSA OAB;
– Criação do Portal da Transparência.
Precisa ter o fortalecimento das temáticas, é um suplicio ao Advogado e Advogada e a sociedade, parece até que pede algo e a resposta não vem.
– Implementar a atuação da Subseção nas ações institucionais voltadas para o fortalecimento dos laços de cidadania, envolvendo assim a Advocacia e a Sociedade de Guarulhos;
– Viabilizar espaço e voz às Comissões Temáticas para que estas possam emitir as suas opiniões técnicas e também possam expor à Sociedade de Guarulhos a sua atuação;
– Promover Audiências Públicas, convocando a sociedade civil organizada, técnicos, peritos, e a população em geral para debater sobre temas relevantes no Município.
Em defesa das Prorrogativas:
– Curso interino de prerrogativas da advocacia;
– Ampliação da Comissão de Prerrogativas, com instalação de espaços físicos dentro da nossa casa;
– Orientação e acolhimento à advocacia quando violadas as suas prerrogativas, com a presença efetiva no momento da violação dos representantes de nossa Subseção;
– Tornar público as violações sofridas pela advocacia, assim como as efetivas medidas tomadas;
– Blitz de Combate à Publicidade Irregular.
Tudo isso nós da Imprensa somos testemunhas do que acontecesse quanto às prorrogativas do Advogado, chegando ser cada vez assutador.
O fortalecimento do departamento de cultura, deixa a desejar atualmente, precisa abrir espaço para os acadêmicos de direito, mediante a inscrição de doação de 1 kg de leite ou alimento, dando ao aluno certificado de participação, isso é muito importante inclusive para complementação de horas nas faculdades além de participação de conhecimentos através de palestras é gratificante esse reconhecimento.
– Implementação de ações coordenadas buscando o complemento do conhecimento jurídico, com realização de palestras sobre temas de relevância e área de formação dos advogados e estagiários; peço licença mas acrescento aqui, aos estudantes de direito também.
– Implementação de cursos de curta duração nos diversos ramos do Direito e demandas especificas e voltadas à prática da atuação da advocacia (ex: Usucapião, Recuperação Judicial, Execução Fiscal, etc…);
– Cursos de Tecnologia, Psicologia, Perícia, Oratória, Audiência Prática, Mediação, Constelação Familiar, interação com os Órgãos Públicos, Atuação no Contencioso Público dentre outros;
– Abertura e incentivo para que todos os advogados e advogadas da Comarca que tenham conhecimento técnico e específico sobre alguma área de conhecimento possam oferecer cursos na OAB.
Modernização não só nos equipamentos, mas no que compreender na infraestrura da Ordem, Implementar infraestrutura à advocacia de Guarulhos, de acordo com a nova realidade de virtualização dos serviços jurídicos;
– Implementação de espaços coworkings para trabalho e atendimento, com parcerias com coworkings privados para oferecer suporte aos colegas nos atendimentos individuais e/ou reuniões de grupo;
– Implementação de parcerias com empresas privadas de venda de equipamentos e softwares jurídicos.
E por ultimo mas importante, trata-se suporte à advocacia, por que deixei por ultimo, pois esta linha é a principal, mas, é a obrigação de todos, e destaquei o assunto aos acadêmicos primeiro pela simples razão são esquecidos.
A Advocacia tem muito a aprender com os recém-ingressos na Ordem. Eles trazem consigo o ar da modernidade e da criatividade. Ao mesmo tempo que nos ensinam, precisamos abrigá-los nos braços da OAB e assistir-lhes com suporte no seu desenvolvimento, principalmente em relação ao período em que estão se estabelecendo. É uma das nossas mais nobres intenções para a futura gestão: incentivar e aprender com a Jovem Advocacia Guarulhense.
Neste contexto, implementaremos as seguintes propostas:
– Plano de Carreira: dedicando especial atenção à inserção das jovens advogadas e advogados no mercado do trabalho. Preocupamo-nos em deixar mais evidentes as oportunidades de vagas aos que buscam alocação. Além disso, a OAB precisa estar atenta a como tem se desenvolvido a carreira da Jovem Advocacia, quer profissionais liberais, quer como contratados;
– Suporte à Jovem Advocacia: modificando a atual estrutura para dinamizar o apoio do estágio à consolidação do escritório;
– Laboratório do Escritório Piloto: não para atendimento de casos em concreto, mas sim para ensaios de gestão integral do escritório, passando pelas táticas possíveis e permitidas de marketing, pela organização de clientes e da prestação do serviço jurídico, precificação de honorários e todas as demais áreas que envolvem o exercício da atividade advocatícia;
– Projeto Mentoria: haverá à disposição dos Jovens Advogados um mentor jurídico veterano para cada segmento de atuação com intuito dividir a expertise.
– Impulso Empreendedor: com enfoque na ministração de cursos sobre PNL (Programação Neurolinguística Persuasiva), Oratória, Gestão de Excelência, Publicidade e Propaganda na Advocacia junto à nova realidade do uso eficiente das ferramentas digitais, dentre outros assuntos que ainda fogem aos temas tradicionais;
– Suporte Técnico e o Curso Interino de Prática de Procedimentos Judiciais: acerca de dúvidas no peticionamento eletrônico, preenchimento e emissão de guias nos órgãos judiciários, dentre outros procedimentos burocráticos que estão em constante modificação;
– CMM – Cadastro Municipal de Mentores: criação de um cadastro voluntário de advogadas e advogados experientes e que desejam aceitar ser orientadores de alunos e alunas na profissão:
– Integração com o Poder Judiciário local em relação às audiências virtuais onde os estagiários de Direito e a Jovem Advocacia poderão participar (assistir), já que, atualmente, embora sendo públicas, só se pode acessá-las mediante convite.