A Universidade de Granma expulsou quinto ano do estudante da faculdade de direito, Jose Alberto Meniet Hernandez para o conteúdo de e-mails que ele mandou para um amigo residente na Suécia, denunciou a oposição patriótica União de Cuba (UNPACU), que considerou o caso uma prova de que o regime viola a correspondência privada no ambiente universitário.
A Organização publicou no seu sítio internet uma resolução do Ministro do ensino superior, Rodolfo Alarcón Ortiz, que ratifica a "suspensão do aluno".
De acordo com o documento, o escritório de segurança de redes de computadores (OSRI) detectado em uma análise sobre a navegação e o servidor de email da Universidade, em 27 de setembro de 2013, "um fluxo de informações" proveniente da conta de um Professor, que foi usado pelo aluno de forma autorizada.
"Através da filtragem de palavras-chave foi visto que mensagens emitidas por esta conta foi sobre as ações, comportamentos e posições ideológicas, contrariando os valores de um estudante universitário e um jovem cubano formado pelo sistema de educação nacional", disse o ministro em sua resolução, datada de 11 de Fevereiro último.
"Determinado, no post, o uso de frases agressivas à instituição, ao sistema sócio-econômico estabelecido na sociedade; bem como violações às regras de convivência social, "acrescentou.
Em uma declaração por escrito publicada pela UNPACU, José Alberto Meniet Hernández, 24 anos, disse que no seu post ele contou seu amigo "todos os dias e idéias do tipo que eles empalar cabem as orelhas dos 'grandes senhores' do nosso país, por exemplo o insondável orlados (sic). em que a maioria dos habitantes (...) vive a pouca qualidade da educação em Cuba "e, particularmente, a carreira de direito da Universidade de Granma.
Miniet Hernández acrescentou que, no entanto, foi uma piada para seu amigo que eventualmente levou à sua expulsão.
De acordo com o jovem, um filme norueguês sobre a expedição do Kon Tiki, em que um grupo de exploradores cruzou o Pacífico em jangadas artesanais em 1947, do Peru à Polinésia, para demonstrar uma teoria ele narrado pelo correio.
"Como bom cubano, ou seja, Coringa, com as suas circunstâncias, referiu ao amigo que se navegaram por mais de 5.000 quilômetros nesses artefatos, 90 km não seria muito complexo e que, por favor, me faça obter o repelente de tubarão para realizar a tarefa", disse Miniet Hernández.
"A piada, de acordo com a interpretação que fez a segurança do estado, foi levada como uma possível tentativa de saída ilegal no exterior", acrescentou em seu texto.
Mas "a decisão de expulsar-me tinha levado (...) de antes. Acho que os e-mails foram justificação (...) que costumava ser capaz de me separar da Universidade, "disse o meu ex-aluno em um vídeo divulgado pela UNPACU.
Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yQEakfQ_ZEc
"Carreiras em direito e jornalismo em Cuba, o Comitê Central do partido seguimo-los muito especial (...) e, no meu caso, eu acho que eu era considerado um agente perigoso porque na sala de aula, na Universidade, assim como espaço poderia não me cansei de crítica e comentário sobre os absurdos e atrocidades cometidas para educacional, político, econômico, "disse.
Em sua declaração por escrito, Miniet Hernández disse aquele diploma em direito "tem sido, possivelmente, como qualquer outro, politização mais grave, a ponto de serem convertidos em uma baixa qualidade ideologicamente partidária, amputada de sua essência (...) mais Junte-se isto, pelo menos na Universidade de Granma, má preparação para muitos professores", disse ele.
O regime exclui os adversários do ensino superior, sob a premissa de que "A Universidade é para os revolucionários".
As expulsões dos alunos por motivos políticos tem aumentado nos últimos anos.
"...POR CUANTO: Mediante la resolución No. 369 de fecha 4 de Diciembre de 2013 dictada por la Rectora de la Universidad de Granma se dispuso la SEPARACIÓN INDEFINIDA DEL SISTEMA DE EDUCACIÓN SUPERIOR al estudiante José Alberto Miniet Hernández, de 5to año de la carrera Licenciatura de Derecho..."
"...Firmado: Rodolfo Alarcón Ortíz, Ministro de Educación Superior...."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.