"Bem, isso foi um movimento traído. A idéia era estabelecer uma democracia de verdade, amplitude, terminando as cúpulas e os gomos, bem, agora temos um dedocracia que quer se perpetuar no poder (...), então eu diria que um equilíbrio entre a 4F que derrama, por parte da coroa, usufrutuário e que tira proveito desse movimento como pessoa e líder quem é Hugo Chávez Frías", é uma grande traição, porque em última análise, é um movimento que falhou o país", disse.
Aqui ele diz que muitas das figuras que participaram na manobra política civil e militar, hoje estão longe da atual revolução que surge na sequência da tentativa.
Para a pergunta você acredita que a 4F alegou o nascimento da nova democracia na Venezuela?, líder BR responde com outra pergunta: "aqui nós temos uma democracia de participação?, é verdade que?".
Ele explica que o poder popular nasce sob a concepção de autonomia semelhante a qualquer outro poder, enquanto se é subordinado pode não considerar-se como tal. "Você pode ser parte de uma instância ou o poder, mas não é poder."
Bem, ela esta exemplificado com os conselhos comunais que são dependente do estado, traduzindo a organização social por completo, projeto de Chavez, foi concebido para ser sujeitos o poder central.
"Que não é de popular, é uma maneira de manipular e excluir as intermediações que existem na sociedade, chamada de partidos políticos, guildas, sindicatos, conselhos de freguesia, conselhos, municípios e províncias." (Chávez) estabelece uma relação direta, mas o link direto não torná-lo mais livre e mais democrático, o que faz é mais adequado para o senhor da guerra, ao domínio da cabeça, para o domínio do Presidente da República e para o controle através dos recursos", disse ele.
Gabriel Puerta Aponte considera que, fundamentalmente, a administração do presidente venezuelano está em desacordo com a busca de mais e melhor democracia tal era o humor deste movimento da 4F.
Em sua opinião que acima falhou, hoje em dia ter um regime despótico, autocrático e que constrói o sistema jurídico restritivo necessário para acentuar o presidencialismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.