URGENTE: BRASIL RETIRA EMBAIXADOR E ABRE CRISE DIPLOMÁTICA COM ISRAEL
Itamaraty considera “inaceitável” as medidas de defesa de Israel contra o terrorismo do Hamas. Gesto brasileiro é gravíssimo e representa o último estágio antes de um rompimento definitivo nas relações diplomáticas entre os dois países.
Em uma atitude surpreendente e absolutamente descabida, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil convocou o embaixador do país em Israel Henrique Sardinha Filho para “consulta” em Brasília. O gesto é considerado como um último passo antes do rompimento das relações diplomáticas. De acordo com o comunicado do Itamaraty, a medida é um protesto do governo brasileiro contra "o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza, do qual resultou elevado número de vítimas civis, incluindo mulheres e crianças". A nota é assinada pelo chanceler Luiz Alberto Figueiredo (na foto com a presidente Dilma). Este foi o segundo comunicado oficial do governo brasileiro sobre o conflito, desde que Israel lançou há duas semanas uma operação defensiva contra o Hamas, em Gaza.
No mesmo comunicado, o Ministério afirma que votou favoravelmente pela condenação de Israel no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. A decisão demonstra uma radicalização da política externa brasileira – normalmente prudente e conciliatória – no governo de Dilma Rousseff. E constitui um retrocesso grave, no sentido em que o Brasil agora se torna mais próximo da política externa hostil de nações dominadas por governos populistas de esquerda. Há alguns anos, Venezuela e Bolívia romperam relações diplomáticas com Israel alegando as mesmas razões agora apresentadas pelo Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.