MOGENS JENSEN, Ministro do comércio e desenvolvimento da Dinamarca, disse que a ameaça de combatentes estrangeiros não era um conceito abstrato, mas, na verdade, constituída uma preocupação séria, como muitos deles veio de seu pequeno país. A questão deve ser abordada através de uma abordagem multifacetada, incluindo protegendo os cidadãos que estavam sofrendo e decorrentes do fluxo de recursos financeiros para organizações terroristas, para citar alguns. Por causa do caráter transnacional das organizações terroristas, precisava de uma resposta a ser construída na cooperação internacional e lições aprendidas. Dinamarca enviou apoio militar e ajuda humanitária, bem como apoio diplomático, a coalizão internacional para combater ISIL. Em uma plataforma nacional, o governo lançou um plano de acção com os mecanismos de resposta interligados que fortaleceu a capacidade das autoridades locais para responder a radicalização e organizações da sociedade civil com suporte, entre outros.
DITMIR BUSHATI, Ministro dos negócios estrangeiros da Albânia, disse ISIL ativamente tentando recrutar cidadãos em todos os lugares para se juntar a sua causa terrorista, ou seja, o fenômeno de combatentes estrangeiros era agora uma preocupação particular. Tais lutadores ameaçaram países de trânsito e de destino, bem como dos Estados de origem, quando eles voltaram. Países com estruturas de segurança insuficiente, frágil estabilidade política, baixa coesão social e complexo tecido étnico e religioso foram particularmente em risco. Isso incluiu países dos Balcãs. Albânia estava orgulhosa de ser parte da resposta internacional mas engajamento a longo prazo era necessário e era importante lembrar as dimensões sociais, económicas e humanitárias das crises na Síria e no Iraque. Ele delineou medidas de anti-terrorismo do seu país e sublinhou a necessidade de pensar em termos do que poderia ser oferecido para grupos marginalizados no seio das sociedades.
URMAS PAET, Ministro dos negócios estrangeiros da Estônia, chamado de acordo de mais meios e maneiras de cooperar na luta contra o fenómeno de combatentes estrangeiros terroristas. Estrangeiros suportado ISIL e frente Al-Carmen e a ameaça que eles estendido aos seus países de origem, para que muitos retornados. As repercussões do mesmo problema foram aparentes também na região do Sahel. Havia muitas maneiras de lutar contra o terrorismo, mas a resposta tinha de ser global, incluindo ação direta contra refúgios dos terroristas, prevenção de suas viagens e bloqueio de suas finanças. As condições propícias ao terrorismo também tinham de ser resolvido, significa pobreza precisavam ser abordadas. Ele ficou satisfeito com a maneira em que as estratégias de luta contra o terrorismo das Nações Unidas e da União Europeia estavam levando essa abordagem para a frente. Recursos e mecanismos tinham que ser fornecidas para suportar o compromisso assumido na resolução e sublinhou o seu compromisso a esse respeito.
YERZHAN ASHIKBAEV, Ministro dos negócios estrangeiros do Cazaquistão, disse que a cooperação entre os Estados vizinhos e organizações regionais desempenhou um papel fundamental na prevenção do terrorismo. O fenômeno crescente de jovens viajando para participar de "terrorista-driven conflitos" ao redor do mundo foi uma preocupação particular. Cazaquistão era um país de mais de 130 grupos étnicos com 17 denominações religiosas, ele disse, e o país estava empenhado em promover os ideais e valores do diálogo inter-étnico e inter-religiosa pela paz e segurança.
ALBERT CHUA (Singapura) disse que seu país não era imune à ameaça do terrorismo e ideologias radicais, notando que havia combatentes estrangeiros na Síria, que se deslocaram do Sudeste Asiático. Seu governo sabia de um punhado de Cingapura, que tinha ido para a Síria para tomar parte no conflito. Além disso, houve outros cidadãos do seu país, que tinha manifestado interesse em se juntar a luta na Síria, mas que tinha sido parado antes que podem viajar. Notando que a filial de regional chave da Al-Qaeda no sudeste asiático, Jemaah Islamiyah, havia sido responsável por vários atentados terroristas em grande escala, ele disse que seu governo em 2001 tinha desbaratado um plano pelos membros do Jemaah Islamiyah para atacar alvos em Singapura, que incluiu um número de missões diplomáticas. Felizmente, eles tinham sido parados antes que poderiam fazer mal. A ideologia radical de contador, seu governo havia trabalhado com seus líderes religiosos muçulmanos, grupos comunitários e indivíduos para reabilitar os terroristas detidos e deslegitimar as ideologias radicais. A resolução sobre combatentes terroristas estrangeiros contidas em S/2014/688, que apenas tinha sido adoptada pelo Conselho e que seu país tinha co-patrocinada, foi um passo importante para o esforço global para combater o terrorismo.
VAN BOHEMAN, Secretário de relações exteriores da Nova Zelândia, disse que, enquanto nacionais e regionais de circunstâncias variaram, nenhum país estava imune à ameaça por combatentes de terroristas estrangeiros. Um pequeno número de cidadãos de Nova Zelândia era conhecido por ter viajado para a Síria para lutar com os grupos extremistas. Seu país estava consciente da ameaça que os caças posaram para muitos de seus vizinhos na Ásia Pacífico. Reconhecendo a necessidade de uma abordagem abrangente para combater essa ameaça, ele disse que a estratégia nacional do seu país incluído os esforços para enfrentar os drivers de radicalização e extremismo violento, envolvendo as comunidades para ajudar a construir a sua resiliência; assim como a segurança e o direito à execução medidas preventivas, como cancelamento de passaportes. Nova Zelândia também estava trabalhando com seus parceiros no sudeste da Ásia e do Pacífico para construir sua capacidade de combater o terrorismo e o extremismo violento e ajudá-los a garantir que eles se tornaram um destino nem uma fonte de terrorismo internacional.
MANUEL GÓMEZ-ACEBO (Espanha) disse que seu país estava sofrendo o problema de combatentes estrangeiros terroristas primeira mão como tinha identificado pelo menos 50 indivíduos que tinham encerrado suas fronteiras para se juntar a grupos terroristas na Síria e no Iraque. Para esse fim, seu país estava preparando uma mudança em suas leis para que pode ser punido como um crime para os indivíduos a sair de Espanha pretende juntar o grupo terrorista de um país terceiro.
AHMED AL JARMAN, Ministro-adjunto para assuntos políticos dos Emirados Árabes Unidos, disse que enfrentar a ameaça do terrorismo não poderia ser feito através de segurança e militares necessárias medidas de apenas, mas também a comunidade internacional a prosseguir uma estratégia global unificada que impedia o recrutamento de elementos terroristas. Isso incluiu a apertar o controle sobre as redes sociais, que foram utilizados em atrair um maior número de jovens desiludidos para alcançar os objetivos de viciosos sob slogans religiosos, que não tinham nenhuma conexão com qualquer fé divina. Seu país estava atualmente conduzindo um estudo sobre os mecanismos de prevenção de organizações terroristas de usar redes sociais para fins de recrutamento.
BASHAR JA'AFARI (Síria) disse que seu país tinha sido o primeiro a denunciar a grupos, tais como ISIL e comunicar os perigos que eles. O país também foi o primeiro a enfrentar ISIL no chão. "As terroristas têm se alargam na Síria", disse ele, mas eles poderia ter feito isso sem o apoio dos Estados-Membros, que lhes deu apoio financeiro, técnico e diplomático. Além disso, a presença de Israel na coligação minou os esforços para combater o terrorismo, apontando para aquele país abate de um avião sírio que estava apenas fazendo seu dever nacional. Das Nações Unidas foi o principal fórum para reforçar os esforços para combater o terrorismo, mas o sucesso fez com que lá tinha que ser um distanciamento de politização e encontrar pretexto para a luta contra o terrorismo.
Não poderia haver nenhuma terrorismo "moderado" em relação ao terrorismo "extremo" ou "bom" terrorista e terrorismo "ruim". "O terrorismo é terrorismo", afirmou, apontando para os Estados-Membros como Qatar e Arábia Saudita, sendo incluídos como parte do esforço para combater esses grupos quando eles estavam apoiando-os.
VINOD KUMAR (India) observou que, enquanto o foco atual em combatentes terroristas estrangeiros era recente, a ameaça já existiam há algum tempo e foi parte do maior desafio do terrorismo internacional. Elogiando o Conselho de segurança para o estabelecimento de um quadro para combater o fenómeno, frisou que a cadeia de fornecimento de terror foi global. A infra-estrutura econômica e operacional das redes terroristas precisava ser desmontada. Debate interminável não era um luxo oferecido à comunidade internacional em responder à questão e o preço pago para a procrastinação foi vidas humanas. Ele ligou para uma Convenção Internacional sobre o assunto, ressaltou a importância da cooperação, nomeadamente na partilha de informação, financiamento, recrutamento e viagens. Estados também necessária para assegurar que seus territórios não foram utilizados para recrutar e treinar terroristas.
Ivani HUSSEIN (Malásia) disse que seu país tinha agarrado com terrorismo em seu próprio solo, e que ele tinha lidado com a ameaça ao vencer do população "corações e mentes". Isso foi conseguido tranquilizando-os para que eles e seus filhos teriam uma vida decente, segura e um futuro promissor. O governo acreditava que terrorismo precisava ser abordadas de forma abrangente e multifacetada e não exclusivamente com o uso de força. Ele ligou para uma "Global movimento de moderados" para "abafar" as vozes dos extremistas.
PALITHA T.B. KOHONA (Sri Lanka) lembrou o Conselho que seu país havia sofrido há três décadas nas mãos de um grupo terrorista que foi descrita pelo Departamento Federal de investigação dos Estados Unidos como o mais cruel do mundo. Esse grupo teve um impacto devastador no Sri Lanka. Seu governo tinha estressado e outra vez que h de atores não-estatais.
PALITHA T.B. KOHONA (Sri Lanka) lembrou o Conselho que seu país havia sofrido há três décadas nas mãos de um grupo terrorista que foi descrita pelo Departamento Federal de investigação dos Estados Unidos como o mais cruel do mundo. Esse grupo teve um impacto devastador no Sri Lanka. Seu governo tinha estressado e outra vez que atores não-estatais não tinham respeito pelo direito internacional. ISIL foi tomando uma forma transnacional que constituíam uma ameaça para a região. Portanto, era do interesse da comunidade internacional, o que é espaço não ser assegurada a qualquer grupo terrorista ou seus simpatizantes. Expressar solidariedade para aqueles afetados por grupos terroristas, ele disse que o Sri Lanka estava pronto para ajudar as vítimas no chão.
AMR ABDELLATIF ABOULATTA (Egito) sublinhou a ameaça representada pelos combatentes terroristas estrangeiros aos seus países de origem. Ele disse que as revoluções em sua região tinham tomado uma dimensão religiosa, e Egito tinha muitas vezes chamado de uma estratégia geral para lidar com a questão. Apelos foram feitos para jovens, pedindo-lhes lutar, incentivando-os a agir em nome da religião. Jovens estavam sendo disse mentiras e Egito estava tomando medidas para combater esse problema. Código de penal do seu país definido pelo terrorismo e continha disposições para sua punição. Falando sobre a luta contra o terrorismo no Oriente Médio, era importante que a abordagem foi abrangente. A questão foi além do estado islâmico como terror tinha de ser tratado com onde foi encontrada, Síria ou em outro lugar.
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