A movimentação na Embaixada do Brasil em Berlim é grande neste domingo. Dos 18.113 eleitores brasileiros aptos a votar na Alemanha, 4.844 deles estão inscritos nesta representação consular.
Além de Berlim, brasileiros que vivem na Alemanha podem votar nos consulados-gerais de Frankfurt e Munique.
Apesar do feriado nacional no dia 3 de outubro, dia da Unidade Alemã, a Embaixada já estava cheia por volta de 10 horas (5h da manhã em Brasília). Muitos vêm acompanhados de crianças de colo, outros aproveitam um compromisso nas redondezas. Foi o caso de Nãend Carvalho de Queiroz, de 24 anos.
Há doze anos em Berlim, o estudante de línguas modernas acha "injusta" a obrigatoriedade do voto. Outros afirmam ter perdido o sono por causa da votação. A estecista goiana Frances Clai Porsch é uma delas: "acompanhei os debates e li muito sobre estas eleições. Votar é um voto de esperança."
Também em Góias viveu uma senhora alemã naturalizada brasileira de 84 anos, que preferiu não se identificar. Ela esteve hoje na Embaixada acompanhando o filho mais velho, que "nunca quis abrir mão da cidadania brasileira e acha importante participar". A mulher viveu de 1963 a 1990 no Brasil.
Apesar da votação seguir tranquila, houve episódios de tentativa de boca de urna na seção eleitoral da capital alemã.
Um grande aparato foi organizado para o pleito na capital alemã: Cerca de 30 funcionários, entre empregados do quadro do Itamaraty e contratados locais, estão a serviço hoje. Além deles, 48 pessoas atuam como mesários e presidentes de mesa. Nenhum fiscal de partido político inscreveu-se para acompanhar o pleito na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.