Foram 15 dias detidos, sem advogados ou apoio consular. As autoridades cubanas nunca avisaram as famílias. O blogueiro Yusnaby ecoou a notícia.
MIAMI, Estados Unidos. -Foram lançados ontem 30 de outubro, depois de passar 15 dias na prisão. Um áudio gravado clandestinamente no aeroporto de Havana, recolhe o testemunho de duas mulheres venezuelanos que, de acordo com sua declaração, sofreram abusos e maus-tratos durante sua estadia no país. O jovem blogueiro cubano Yusnaby Pérez, residente na ilha, ecoou a notícia em seu site o blog do Yusnaby.
Na conversa por um passageiro venezuelano, enquanto eles deixaram o país, seu testemunho diz como a segurança do estado cubano os perseguiu dias até 16 de outubro eles foram preso e levado para a prisão. Foi acusado de mudança dólares cubanos e transportando mercadorias para vender, tais como alimentos, medicamentos e vestuário.
"Eu mudei alguns dólares por pesos para um menino na rua, e aparentemente isso é um crime, como é um crime vender roupas," dizem um dos afetados. "30 kg de roupa, farinha de pão, medicamentos, comida... era tudo o que ele tinha trazido em nossa bagagem", acrescentou.
"a 15 dias nos manteve em cativeiro. 12 dias em uma cela sem luz, onde deixamos a apenas 5 minutos por dia e o resto do pátio fechado horas. Embaixada da Venezuela nunca apareceu. A comida era tão ruim que eu perdi 9 quilos em 12 dias. "Eles nunca denunciou, nossas famílias, os efeitos estavam faltando."
Os dois cidadãos do país sul-americano também revelam que um oficial cubano disse-lhes: "Fale com seus amigos venezuelanos, que não vêm, vamos seguir todo o aeroporto de Caracas para ver onde eles vão."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.