O governo dos EUAEle repatriou quatro detidos de sua centro de detenção militar em Guantánamo, Ir para o Afeganistão, o Pentágono anunciou esta Departamento sábado.l de Defesa identificou os detidos como Shawali Khan, Khi Ali Gul, Abdul Ghani e Mohammed Zahir.
Durante a administração de Barack Obama, os EUA tem diminuído o número de pessoas detidas em Guantanamo Bay, Cuba.
Com esta transferência, 132 pessoas são detidas lá, o que significa uma grande diminuição em relação ao após os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, que foi o lar de 800 detentos, a maioria deles sem período de carga.
Em um comunicado, a Embaixada dos EUA em Cabul expressou seu agradecimento ao governo afegão - que desde setembro tem sido liderado pelo presidente Ashraf Ghani - "para ajudar a reintegrar esses exdetenidos".
"Temos plena confiança na capacidade do governo afegão para mitigar qualquer ameaça que estes indivíduos podem representar, e garantir que eles recebem tratamento humano", disse ele no comunicado da embaixada.
Devido a denúncias de tortura, maus-tratos e limbo jurídico em que se encontram os prisioneiros de Guantanamo, o presidente Barack Obama assinou uma ordem executiva em 2009 para fechar o centro de detenção em um ano, o que falhou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.