FONTE EFE
ESPECIAL PARA
GAZETA CENTRAL IRBING INTERNACIONAL
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil multou o partido no poder dos Trabalhadores (PT), a formação da presidente Dilma Rousseff e seu antecessor e padrinho político Luiz Inácio Lula da Silva,por irregularidades nas contas do partido apresentados em 2009.
A pena máxima imposta pela autoridade eleitoral brasileiro força o PT a pagar uma multa de 4,9 milhões de reais (1,6 milhões) e evitar que fiquem ao longo dos próximos três meses a sua quota de fundos públicos que o governo distribuídos entre as partes para financiar.
Os conselheiros, por unanimidade, parcialmente anulado as contas apresentadas pelo partido no poder em 2009, para justificar o uso de fundos públicos recebidos.
De acordo com os juízes, o PT disseram ter usado os recursos dos chamados fundos do partido em 2009 para reembolsar um empréstimo contraído em 2003 com o Banco Rural e que, segundo a pesquisa, foi simulado.
O tribunal concluiu que o empréstimo considerado Nunca foi desembolsado pelo Royal Bank e na verdade era um ardil para justificar os recursos recebidos pelo partido ilegalmente no âmbito da gigantesca teia de corrupção que começou a tremer o governo de Lula em 2005 .
Para o caso de subornos no Parlamento foram condenados 25 empresários e políticos, entre eles líderes proeminentes do PT, como o então presidente da formação, José Genoino, eo ex-ministro da Presidência José Dirceu.
Depois de se qualificar como o uso irregular dos fundos do partido para pagar uma dívida fictícia, o relator do processo, o juiz Gilmar Mendes, encontrou um aumento significativo do montante da coima que tinha sido imposta por um juiz de primeira instância, e sua decisão foi seguida por a maioria dos membros do tribunal.
"Era um fato conhecido. O presidente do banco e presidente do partido foram condenados dos fatos. O Supremo Tribunal concluiu que (dívida) foi uma simulação", disse o juiz Luiz Fux, rejeitando o argumento de advogados PT que não havia nenhuma evidência de que o empréstimo foi irregular.
O Partido dos Trabalhadores não quis comentar sobre a convicção da justiça eleitoral e apenas anunciou que vai recorrer da decisão.
A condenação do partido no poder vem em um momento em que o governo está enfrentando níveis recordes de impopularidade pelo ajuste fiscal anunciado para impulsionar a economia, Que este ano pode sofrer uma contração de 1,0%, eo gigantesco escândalo de corrupção na companhia petrolífera estatal Petrobras, que espirrou em torno de 50 políticos, a maioria de partidos que apóiam Rousseff.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MUITO OBRIGADO ! SUAS CRITICAS, NOS AJUDAM A MELHORAR BLOG, SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO É IMPORTANTE PARA NÓS PARTICIPEM.